Meio Bit » Arquivo » Hardware » Dell lança Zino HD, nova linha de computadores compactos

Dell lança Zino HD, nova linha de computadores compactos

14 anos atrás

A Dell anunciou, por enquanto só lá fora, uma nova linha de computadores. Batizada de Inspiron Zino HD, ao bater o olho nos pequeninos, é impossível não lembrar de outro modelo do tipo, só que prateado e com uma maçã na parte de cima… Sim, não sejamos hipócritas: lembra muito o Mac mini, da Apple.

O Zino HD, porém, é mais “gordinho”, possibilita a já tradicional personalização das especificações técnicas, e está disponível em dez cores/texturas diferentes, intercambiáveis, mais ou menos como acontece com a linha Studio Hybrid, essa já disponível no Brasil. O apelo da Dell para vender o pequenino é que “ele cabe em simplesmente qualquer lugar”, mas com esse look and feel e opcionais disponíveis, é bem provável que seu destino mais comum seja a sala de estar, servindo de media center.

inspiron-zino-hd-frente-20091115

Por baixo da sua capa colorida, as configurações agradam. O processador é AMD, sendo o top um Athlon Neo X2 6850e. A máquina aceita até 8 GB de memória (DDR2 800 MHz), e 1 TB de HD (SATA II, 7200 RPM). Vem com drive combo, mas possui Blu-ray opcional, o que é uma boa pedida levando em conta a placa gráfica e a saída HDMI. A VGA, aliás, por padrão é uma ATI Mobility Radeon HD 3200, e como opcional, existe o modelo HD 4330, que embora não seja um monstro em termos de desempenho, roda filmes full HD com um pé nas costas, e de quebra ainda aguenta alguns joguinhos mais modernos.

Somente a placa de som, de 2.1 canais, destoa do conjunto, e meio que detona a ideia de media center. Afinal, quem investe alguns milhares de reais num PC exclusivo para a sala de estar, certamente possui um conjunto de caixas 5.1, pra dizer o mínimo.

Parece que a Dell comeu barriga na especificações do Zino HD. Conforme os leitores Mackanov e Giovane bem observaram, o Zino HD faz som digital multicanal sim. E sem precisar da HD 4330, que, no caso, serviria para dar um up no som, enviando sinal puro (LPCM multicanal) para o receiver decodificar, não o PC. O chipset do Zino HD (AMD 780G) faz AC3/DD/DTS pelo HDMI normal (onboard), 5.1 canais. Assim, se esse era o impedimento para adquirir o pequeno Zino HD a fim de usá-lo como media center, pode comprá-lo aliviado 🙂 .

dell-zino-hd-20091115

Completam o pacote conectividade WiFi (802.11 b/g de fábrica, padrão 802.11 b/g/n como opcional), quatro portas USB 2.0 (duas frontas, duas traseiras), duas conexões eSATA, conexão RJ-45 (10/100/1000), leitor de cartões 4-em-1, saídas de áudio, HDMI e VGA. Ah, o Zino HD é complacente com os padrões Energy Star 5.0, o que assegura maior eficiência e menor consumo energético, e acompanha controle remoto, o que reforça ainda mais a ideia de usá-lo como media center. Segundo o Channel10, em breve mais um opcional bacana estará disponível: sintonizador de TV.

inspiron-zino-hd-traseira-20091115

Há uma farta oferta de sistemas disponíveis: Windows Vista, Windows 7 e Linux Ubuntu 9.04. Lá fora, o Inspiron Zino HD começa em U$ 229,00.

Fonte: Channel10.

relacionados


Comentários