Rodrigo Ghedin 14 anos atrás
Os feeds causaram uma revolução na forma de se consumir conteúdo publicado na Internet, especialmente em blogs. Lembro de, na era pré-feeds, abrir 20, 30 abas ao mesmo tempo, para conseguir me manter a par das novidades dos sites que acompanhava. Reduzir todas elas a uma aba só é um baita ganho em produtividade, não?
Além dos agregadores de feeds online, existem aqueles que rodam localmente, instalados no computador. Embora os online sejam a preferência da maioria, há público para o pessoal que prefere instalar um programinha extra para ler notícias e posts de blogs. E ainda há a parcela dos indecisos, que a NewsGator fisgou oferecendo as duas soluções, sincronizadas.
Junto aos clientes desktop, FeedDemon para Windows, e NetNewsWire para Mac OS X e iPhone, a empresa oferecia uma versão online. Assim, quando o usuário estivesse em sua própria máquina, poderia utilizar o programa; quando estivesse longe dela, teria na versão web based um estepe. Muita gente elogiava esse sistema, que continuará existindo, só que de forma um pouquinho diferente.
Daqui a 30 dias, a versão online do NewsGator será descontinuada. A sincronização passará a ser feita em cima do Google Reader, até então, um dos concorrentes mais fortes (se não o mais forte) do misto serviço/programa da NewsGator. Atualmente nenhuma versão estável dos programas sincronizam com o Reader; FeedDemon 3.0 RC3 e NetNewsWire 3.2 Beta 6, porém, já fazem o serviço – clique nos links caso não se importe em ser cobai… digo, beta tester.
Aparentemente a versão online do NewsGator não era exatamente um sucesso, e a decisão de desativá-la e, mais que isso, adotar o outrora concorrente como parceiro dos clientes desktop remanescentes é, no mínimo, interessante. É o velho discurso do “se não pode com ele, junte-se a ele” posto em prática.
Fonte: Lifehacker.