Emanuel Laguna 6 anos e meio atrás
O meu primeiro contato com a Apple foi com o iMac G3 no laboratório de informática do colégio, lá em 2001. Sim, a máquina já estava bem ultrapassada mas ainda sim era linda.
E funcionava para o que se propunha: acessar a internet via rádio. Não tinha drive de disquete, mas já contava com teclado e mouse USB. Aliás aquele mouse era lindo mas desconfortável.
Para mim a Apple era isso: aparelhos caros e com design lindo, minimalista. Só fui ter contato novamente com a Apple quando fui comprar um smartphone em 2012 e o Lumia 800 chegou caríssimo. Com receio, preferi comprar um iPhone 4S no lugar, menos caro na época (lembre-se, 2012). O iPhone 4S é outro aparelho lindo, que chegou a corrigir um polêmico problema da versão anterior.
Corta para 2015: a Apple toma uma série de decisões questionáveis de design, com o ápice sendo o “tumor” da Smart Battery Case do iPhone 6S. Um ano depois daquelas decisões polêmicas, a Maçã de Cupertino me lança um livro ilustrado que resume os últimos 20 anos de design.
Power Mac G4 Cube, desmontado e de cabeça para baixo (crédito: Apple)
Chamado Designed by Apple in California o livro físico aborda todos os principais produtos de 1998 a 2015. São 450 fotografias que homenageiam o legado de Steve Jobs e, claro, a equipe de Design Industrial liderada pelo Jony Ive.
No prefácio do livro, temos:
“Embora este seja um livro de design, ele não é sobre a equipe de design, o processo criativo ou desenvolvimento de produto. É uma representação objetiva do nosso trabalho que, ironicamente, descreve quem somos. Descreve como trabalhamos, nossos valores, nossas preocupações e nossos objetivos. Nós sempre esperamos ser definidos pelo o que fazemos e não pelo o que dizemos.”
Ou seja, o livro é um ensaio fotográfico do Andrew Zuckerman com os produtos da Apple como modelos. Um catálogo quase sem palavras, apenas com o que interessa: o design Apple.
Como tudo na Apple, esse livro não sairá nada barato: a versão com tamanho menor (26 × 32 cm) custará US$ 199, enquanto a versão Plus (33 × 41 cm) sairá por 299 dólares. Lançamento amanhã (16/11) somente em alguns seletos países da civilização. Brasil, você não.
Confesso que se esse livro surgisse antes de 2015, talvez eu teria comprado. Hoje prefiro acompanhar o design Apple com algum receio.
Fonte: Ars Technica.