Meio Bit » Arquivo » Software » Firefox 3.5 - Rio Negro vai subir ainda mais

Firefox 3.5 - Rio Negro vai subir ainda mais

15 anos atrás

Pode acreditar! Hoje, no mínimo, vai chover.

Depois de sucessivos adiamentos, foi finalmente lançada a versão 3.5 do Firefox. Com o lançamento, a Fundação Mozilla não pretende mudar a web para sempre, mas pelo menos seu navegador parece ter ficado muito melhor. As principais mudanças foram:

Segurança

Agora é possível habilitar o porn-mode. Dessa fora, seu navegador não irá registrar cookies, senhas, quanto menos o histórico dos sites que você andou visitando com uma mão só.

Caso tenha esquecido de habilitar o porn-mode, digo, "Private Browsing". Outra novidade é poder limpar o histórico de um único site: basta ir ao histórico do navegador, clicar com o botão direito em qualquer ocorrência do site que você quer excluir e selecionar "Limpar tudo sobre esse site".

Velocidade

Agora o Firefox incorpora a engine TraceMonkey para renderizar os códigos Javascript. Segundo a própria Mozilla, essa mudança representa 10x mais velocidade na execução dos scripts em relação a versão 2.0 do navegador, e 2/3 mais velocidade que a última versão disponível.

Organização de abas

A exemplo do que já existe no Chrome, agora se você arrastar alguma aba para fora da área das abas, uma nova janela é automaticamente criada exibindo o conteúdo dessa aba que foi arrastada. Isso é muito útil quando se tem muitas abas abertas, e o espaço de uma só janela não está comportando todas elas.

HTML 5

O Firefox é o primeiro navegador a começar a implementar o novo HTML 5. A primeira característica apresentada é a possibilidade de exibir vídeos (no formato OGG) sem a necessidade de plug-ins proprietários. Além disso, como todo outro elemento HTML, o visual dos controles do vídeo podem ser alterados via CSS ou Javascript.

Adeus Flash Player...

Localização física do navegador

Agora o Firefox pode compartilhar com os sites que você visita, a localização física do navegador. Dessa forma, o site poderá oferecer conteúdos personalizados de acordo com a sua localização.

Ainda não sei exatamente como isso funciona. Talvez seja uma forma de reduzir o trabalho de pegar o IP do visitante e compara-lo em uma tabela de localização.

De qualquer forma, segundo a Mozilla, essa função pode ser desabilitada.

Todas novidades podem ser vistas no site da fundação Mozilla. Uma lista dos recursos que o Firefox possui, incluindo os adicionados na nova versão, podem ser vistos na página de Features.

relacionados


Comentários