Carlos Cardoso 6 anos e meio atrás
Efeitos visuais sempre estiveram presentes na História do Cinema. Le Voyage dans la Lune, de 1902 é um filme de ficção científica com visual revolucionário para a época. O cinema se destaca do teatro ao dispensar nossa imaginação, podemos ver o que os autores sonharam, graças aos efeitos visuais.
VFX vão além de robôs gigantes se pegando na porrada. Efeitos visuais podem ser as paisagens em E o Vento Levou, o avião recortado em madeira de balsa de Casablanca, a parede deitada para a cena de subida do prédio em Batman, efeitos podem ajudar a contar a História, como as pernas cortadas do Tenente Dan, podem auxiliar no baixo orçamento, como os teletransportes de Jornada nas Estrelas, que economizavam naves, ou podem ser delírios oníricos como Inception.
Os efeitos visuais nos fizeram acreditar que um homem poderia voar, nos levaram a galáxias muito, muito distantes e nos fizeram acreditar que não há colher, mas a maioria das vezes nem sabemos que os efeitos estão lá. Sua beleza está em passar despercebidos.
Quem ama cinema e efeitos visuais terá uma oportunidade de ouro em novembro, é o VFX RIO 2016.
Serão dois dias com palestras, apresentações, workshops, exibições e muito mais. Trarão profissionais de franquias como Star Wars e séries como Game of Thrones, e o primeiro nome confirmado é Roy C Anthony, presidente da SIGGRAPH, maior conferência mundial de computação gráfica.
O VFX RIO 2016 acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2016.
Onde?
No Museu do Amanhã: Praça Mauá, 1 — Centro, Rio de Janeiro — RJ, 20081-262 — (21) 3812-1800
Para saber mais:
Até lá vamos divulgar o lineup quando estiver mais completo.