Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Governator Schwarzenegger quer livros digitais opensource para crianças

Governator Schwarzenegger quer livros digitais opensource para crianças

15 anos atrás

No que os críticos chamam de primeiro passo na disseminação da Skynet, o Governador da California e Robô Assassino do Futuro, Arnold Schwarzenegger propôs acabar com os livros tradicionais.

Segundo ele o Estado gasta muito dinheiro com livros escolares, que se tornam obsoletos no momento que saem do prelo. Com livros digitais as crianças teriam acesso a informação mais atualizada, o conteúdo errado imediatamente corrigido e, dependendo da tecnologia, acesso a conteúdo multimídia.

O Amazon Kindle imediatamente vem a mente. Praticamente todo profissional de TI adoraria trocar toneladas de livros de referência por um bichinho daqueles. Estudantes universitários idem. Assim que os leitores de ebooks com tela colorida e preço acessível aparecerem, o mundo dos quadrinhos também mudará.

Ao contrário de idéias como o OLPC, o conceito do Governator engloba inclusive o conteúdo. Há diversas iniciativas que disponibilizam material didático Open Source, com licenças amigáveis e custo zero.

Um dos defensores do conceito foi mais além: Explicou que para trabalhar com livros didáticos open source a escola só precisa de uma impressora. É verdade. O projeto pode funcionar mesmo sem os leitores e-ink de livros digitais que o Governator imagina.

Os grandes problemas dos livros didáticos são os erros e a falta de atualização. Um modelo em Wiki, como o material do OpenContent.org resolve ambos. Pensando bem, onde está o Ministério da Educação que não promoveu algo assim no Brasil? Ah sim, está ocupado subsidiando livros didáticos que mostram a América do Sul com DOIS paraguais.

Fonte: ABC News

relacionados


Comentários