Meio Bit » Arquivo » Mobile » Deputada quer prender pedestres de Nova Jérsei que enfiam a cara nos smartphones

Deputada quer prender pedestres de Nova Jérsei que enfiam a cara nos smartphones

Se depender de uma deputada de Nova Jérsei, quem digita nos smartphones enquanto anda poderá ser multado ou até passar 15 dias no xilindró

10 anos atrás

girl-textwalking

Não dá mais para dizer o contrário: a combinação trânsito + smarthpones é deveras perigosa e não falo somente dos motoristas. Pedestres incautos, absortos em seus dispositivos móveis enquanto caminham (o chamado ato de textwalking) são tão perigosos quanto alguém dirigindo e olhando para a telinha ao mesmo tempo. Não raros são os casos de atropelamentos de pessoas que não tiram os olhos dos seus gadgets para atravessar a rua, por exemplo.

Os departamentos de segurança pública ficam loucos com isso, porque se por um lado já é difícil educar o motorista, imagine o pedestre que em sua linda cabecinha acha que tem a prioridade sempre e que não pode ser responsabilizado por suas burradas. Até o Brasil, essa bagunça prevê punições para pedestres (e ciclistas) irresponsáveis em seu Código de Trânsito.

Mas a situação que vivemos hoje é nova, a ascensão dos dispositivos móveis baratos e decentes tem menos de dez anos. As autoridades entretanto precisam correr atrás e adequar as regras para abranger os zumbis que não olham para a frente e prever, no caso de conscientização falhar uma série de punições. É o que Taiwan fez ao instaurar uma multa para os pedestres que usam os smartphones enquanto caminham. Se o diálogo não funciona é só atingir onde dói mais, o bolso.

Nos EUA essa discussão não é exatamente nova, mas nunca foi para a frente por uma série de empecilhos. Agora que dados recentes liberados pela CBS revelaram que o número de acidentes no país aumentou 35% desde 2010, com cerca de 11 mil vítimas entre 2000 e 2011 (80% deles com menos de 40 anos) o assunto voltou à tona pelas mãos da deputada pelo estado de Nova Jérsei Pamela Rosen Lampitt.

O Projeto de Lei encaminhado por ela à Câmara Estadual e que será escrutinado também prevê uma multa de US$ 50 dólares para quem for pego andando nas ruas com o celular em punho, porém vai mais longe: em caso de reincidência ou da gravidade da situação em que o transeunte se colocar e a outros ele poderá encarar uma estadia de 15 dias na cadeia.

A lógica de Lampitt é simples: uma pessoa na estrada que representa um risco à população deve ser dissuadida por força da Lei e em último caso, ser punida por ela. E tanto faz se ele está guiando um veículo ou se é um pedestre.

Como todos eu questiono a eficácia dessa lei caso ela passe pelo seguinte: haverá fiscalização? A polícia vai ficar em cima dos cidadãos na rua e multar todo mundo que ouse tirar o celular do bolso? E nem falo do aspecto da prisão, que por si só acho um exagero.

Claro que a existência da lei em si poderia funcionar como um agente desestimulador, obrigando as pessoas a se policiarem vendo que poderão perder dinheiro na brincadeira. Isso seria interessante, mas daí a acreditar que haveria um policiamento eficaz da população no caso da aprovação desse projeto eu já duvido muito.

Fonte: The Guardian.

relacionados


Comentários