Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Depois de resolvidas as pendengas com as gravadoras e artistas indies, o Google mais do que rápido anunciou o YouTube Music Key, seu serviço de streaming de músicas que chega para bater de frente com Spotify e Cia. Limitada. Entretanto, como tudo que envolve novos produtos de Mountain View não serão todos que poderão usufruir dele num primeiro momento.
O Music Key ficará disponível a princípio no app do YouTube para Android e na versão web através da aba Música, e posteriormente chegará ao iOS. Ali será possível conferir playlists baseadas em seu gosto pessoal e montar as suas próprias, entretanto o serviço é bem restrito: usuários comuns só conseguirão executar as músicas com o app ou site abertos, enquanto que os recursos de execução offline, sem ads e em segundo plano são exclusividades do serviço.
Por enquanto o Google vai limitar bastante o número de usuários: o recurso custa US$ 9,99 ao mês, entretanto estão praticando uma promoção em que a taxa fica em US$ 7,99. De qualquer forma só pessoas com convites entram (tal qual o Inbox) e o Music Key ainda está em fase beta, sem falar que só está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Finlândia, Itália e Portugal. Porém, os sortudos que receberam convites poderão utilizar os serviços por seis meses de graça.
É preciso ficar atento em uma coisa: como o YouTube é originalmente um serviço de vídeos, ao selecionar a opção de execução offline (com qualidade SD ou HD), você estará baixando não só o áudio, mas o clipe inteiro; portanto selecionar uma música em qualidade máxima vai sacrificar uns bons megabytes de seu espaço de armazenamento. De qualquer forma ainda não há previsão de quando o Music Key estará disponível no Brasil, mas como a intenção é dar uma voadora com os dois pés na concorrência, eu acredito que não vai demorar muito.
Se você mora em um dos países acima e assinou o serviço, deixe suas impressões nos comentários.
Fonte: YT.