Ronaldo Gogoni 8 anos e meio atrás
A Microsoft está fazendo de tudo mesmo para garantir que seus produtos estejam presentes nos computadores e dispositivos do maior número de usuários possível: tanto que está facilitando a vida de alunos de escolas e universidades, desburocratizando o processo para se conseguir assinaturas gratuitas do Office 365.
Até o presente momento, para se conseguir uma cópia dos produtos Microsoft gratuitamente (principalmente versões do Windows e alguns produtos do Office, até porque Redmond não liberava sua galinha de ovos de ouro facilmente) era preciso algumas coisas: primeiro, a instituição (seja escola ou universidade) precisa ser afiliada do programa Dreamspark, conhecido anteriormente como Academic Alliance. O Student Advantage, introduzido ano passado é mais um produto do programa, que permite que instituições assinem o Office 365 for Students de modo que seus alunos tenham acesso a ele.
De qualquer forma, para o aluno ter acesso a qualquer um desses produtos até então a instituição tinha que inscrevê-lo e administrar sua conta, o que acaba sendo uma fonte de problemas: no meu caso era de praxe perder o acesso ao programa todo bendito início de semestre, o que me obrigava a entrar em contato com a faculdade para restaurar a conta. E isso nunca levava menos de duas semanas.
O que a Microsoft está fazendo agora é tirar as instituições do meio do caminho. Claro, elas ainda precisam ser filiadas do Dreamspark para que os alunos tenham direito ao serviço, mas a partir de agora basta que ele se cadastre diretamente no site com um e-mail fornecido pela escola/faculdade/universidade, e Redmond encarregar-se-á de verificar os dados do mesmo e liberar o acesso. Sem burocracia, sem complicação. O pacote é generoso: possibilidade de instalar o Office 365 em até 5 desktops (PC e/ou Mac), apps mobile liberados (inclusive em tablets Windows e no iPad, onde diferente do que ocorre no iPhone e Android a suíte de aplicativos é paga), acesso ao Office Online e 1 TB de armazenamento no OneDrive.
Outrora a Microsoft fazia muito doce em relação ao Office. Somente no ano passado, com a introdução do programa Student Advantage é que alunos puderam pela primeira vez ter acesso aos programas mais utilizados do Office de forma gratuita. Redmond sempre considerou que sua suíte de escritório, por ser seu grande ganha-pão não deveria ser oferecia livremente em nenhuma hipótese. Os ventos da mudança que andam soprando na companhia pelo visto mostraram que liberar Word, Excel, PowerPoint e outros programas que não o Access ou o Visio (que uma minoria usa) é um grande negócio e pode ajudar a cativar o usuário.
Por enquanto o programa só está disponível nos Estados Unidos mas será expandido globalmente ainda em 2014. Portanto torça para que sua instituição disponibilize o Office 365, pois todos só têm a ganhar.
Fonte: MS.