j. noronha 9 anos atrás
Atualmente já é possível imprimir quase tudo em 3D, mas a parte do projeto ainda está presa à telas 2D. A solução mais utilizada ainda é imprimir um "rascunho" em 3D para poder visualizar tudo melhor, ou utilizar-se de sistemas extremamente complicados, mas está longe de ser a ideal.
Uma solução mais eficiente foi desenvolvida no projeto Gravity Sketch, que é basicamente um tablet 3D. Nele você desenha utilizando óculos de realidade virtual e uma caneta stylus. Dessa forma você projeta em 3D através de realidade aumentada, uma ilusão digital, já que na prática você está utilizando a tela 2D.
O Gravity Sketch usa um sistema inovador, ao permitir que você desenhe na tela do tablet, ao mesmo tempo em que trabalha com o desenho em 3D. O programa utilizado define uma série de regras que facilitam ese processo. Ao estabelecer limitações as pessoas aprendem mais rápido a utilizá-lo, segundo os criadores.
Tudo começa separando conceitualmente as diversas partes de um desenho em folhas de papel que são "presas" em um cubo. A partir desse momento é possível girar ou mudar essas camadas através dos controles do tablet.
A explicação parece confusa, e é, o vídeo deixa tudo mais claro.
A equipe por trás do tablet não pretende substituir equipamentos sofisticados com ele, a ideia é produzir um equipamento que permita produzir rapidamente um rascunho de um projeto e compartilhá-lo.
Fonte: Fast Company