Dori Prata 9 anos atrás
O principal argumento para quem critica o PC como plataforma de jogos é que o investimento em uma boa máquina deve ser muito alto e que logo o equipamento ficará ultrapassado. Eu não concordo muito com isso, embora não deixe de ser uma meia verdade, mas para colocar mais lenha nesta fogueira, vem a nVidia e anuncia a GeForce GTX Titan Z, uma placa de vídeo que custará incríveis US$ 3.000 a aqueles que estiverem dispostos a ostentar.
Revelada pelo próprio CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, a placa impressiona não somente por seu valor, mas também por suas qualidades técnicas, afinal serão 12 GB de memória, 5.760 núcleos CUDA — a Titan “comum”, que já é um monstro, possui metade disso — e ainda por cima trará duas GPUs em seu interior.
Antes que alguém diga que a novidade não passa de duas Titans ligadas, a nVidia afirma que desta maneira o usuário não terá problemas de gargalos, pois a nova placa consegue fazer com os dois chips rodem na mesma velocidade de clock, além de conseguir balancear a força utilizada.
“Se você estiver com uma necessidade desesperada por um supercomputador que precise colocar em baixo da sua mesa, temos a placa de vídeo para você,” afirmou o entusiasmado executivo, que ainda garantiu que esse modelo roda sem fazer muito barulho e sem esquentar demais. Ainda segundo ele, a Titan Z estaria preparada para rodar imagens com resolução 5K e ser utilizada com múltiplos monitores.
Se eu gostaria de ter uma belezinha desta no meu computador? Não tenha a menor dúvida, mas mesmo assim é difícil olhar para algo com todo esse poderio e não considerar um exagero. Hoje consigo me divertir plenamente com minha GTX 680, então, mesmo que eu fosse maluco o suficiente para vender o carro para comprar uma Titan Z, acho que seria muito mais para contar para os outros do que para realmente aproveitá-la.
Fonte: nVidia.