j. noronha 9 anos atrás
O desenvolvedor David Callé anunciou em dezembro que um complemento de busca de torrents estava disponível para o sistema operacional baseado em Debian.
O próprio Callé estava com o pé atrás em incluir a busca por padrão, já que isso causaria FUD e dor de cabeça para o Ubuntu, com o inveitável download de conteúdo ilegal. Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, no entanto, veio para o resgate.
"A ferramenta é muito útil e é perfeitamente justificável torná-la disponível nativamente. O próprio Ubuntu é distribuído por esse meio", disse Shuttleworth.
Segundo Callé:
A principal motivação é acrescentar Cultura Livre à experiência do usuário. Nesse sentido, também estou incluindo o Jamendo (serviço de música com licença CC) na busca nativa.
David Callé ainda tem reservas (justificadas) quanto à busca por torrents:
O protótipo atual usa o Pirate Bay como backend e tem um sistema de filtro de resultados que ainda está engatinhando. Como o Ubuntu é usado em escolas e serviços públicos, minha condição para tornar a busca por torrents padrão é filtrar pelo tipo de licença, promovendo conteúdo aberto e de domínio público.
Por outro lado, como filtro hoje em dia é sinônimo de censura, o usuário poderá escolher o uso da busca completa.
Ele completa dizendo que compartilhar está no coração do Linux, e o protocolo BitTorrent é parte importante nesse processo.
O protótipo usa os resultados do Pirate Bay pela facilidade de filtrar conteúdo adulto. Isso pode mudar, no entanto, a ideia é utilizar qualquer serviço que possa dar acesso à Cultura Livre e estará disponível em qualquer lugar onde esse tipo de busca não seja bloqueado.
Fonte: Torrent Freak