Meio Bit » Arquivo » Games » GOG: Grandes descontos são prejudiciais para os jogadores

GOG: Grandes descontos são prejudiciais para os jogadores

12 anos atrás

dori_witc_17.04.12

Quem aqui não adora quando o Steam ou qualquer outra loja de distribuição digital inicia aquelas promoções onde uma enorme quantidade de jogos são vendidos por preços muito menores que o normal? Mas me diga, quem aqui também não acaba comprando muito mais jogos do que deveria e que ficam esquecidos em nossos computadores, esperando uma oportunidade para serem aproveitados, o que invariavelmente nunca acontece?

Pois se você se identificou com as situações acima, após refletir um pouco talvez concorde com a opinião um tanto controversa de Guillaume Rambourg, diretor-gerente do Good Old Games (agora apenas GOG), que criticou a maneira como algumas empresas abaixam demais o preço de alguns títulos.

Grandes descontos são ruins para os gamers. Se um jogador compra um jogo que ele ou ela não quer simplesmente porque está à venda, ele está sendo treinado para fazer compras ruins e também está aprendendo que os jogos não são valiosos. Todos nós conhecemos jogadores que gastam mensalmente mais com games do que gostariam, apenas porque existem muitos jogos que recebem descontos muito grandes. Isso não é bom para ninguém.

Alguns se lembrarão que lá no GOG é possível encontrarmos algumas dessas promoções, mas Rambourg se defende afirmando que mais da metade do faturamento do serviço vem das vendas com preço cheio, simplesmente porque quando os descontos acontecem por lá, costumam ficar na casa dos 40 ou 50%, ao contrário do que ele classifica como os loucos 75 ou 85% de desconto, algo que prejudicaria o valor de um jogo a longo prazo.

Pensando pelo lado da desenvolvedora eu concordo com ele, mas acredito que cada caso é um caso e basta pensarmos em títulos que praticamente deixaram de vender para perceber que um preço promocional muito baixo pode significar algum tipo de lucro, mesmo que mínimo. Além disso, talvez isso sirva para a maioria, mas eu não deixo de valorizar um jogo apenas porque paguei um preço irrisório nele, embora admita que já comprei muita porcaria apenas porque o valor era bastante tentador.

[via Rock, Paper, Shotgun]

relacionados


Comentários