Meio Bit » Games » O (cada vez mais) improvável remake do Final Fantasy VI

O (cada vez mais) improvável remake do Final Fantasy VI

Yoshinori Kitase diz que recriar o Final Fantasy VI no padrão do remake do seu sucessor exigiria 20 anos de trabalho, mas será que este é o melhor caminho?

30/01/2024 às 8:06

Apesar de vários títulos lançados num passado remoto terem sido refeitos, ainda há muitos que continuam habitando os sonhos dos fãs. Se fizermos uma lista com os mais pedidos, o Final Fantasy VI certamente estará entre as primeiras posições, mas quanto mais o tempo passa, menores parecem ser as chances dessa investida acontecer.

Crédito: Reprodução/Crystal Fae/ArtStation

Recentemente Yoshinori Kitase deu uma declaração sobre o assunto, quando afirmou que mesmo os profissionais da Square Enix vivem lhe perguntando quando aquele clássico será revisitado. Porém, na mesma ocasião o game designer admitiu que tal remake seria muito complicado de desenvolver.

Mas o quão difícil seria recriar o Final Fantasy VI? Pois em uma nova conversa, o chefe do Creative Business Unit I fez uma previsão bastante desanimadora para os Fãs. Segundo Kitase, se eles quiserem fazer algo parecido com o que foi feito com o Final Fantasy VII Remake, seria preciso o dobro de tempo.

Sendo assim, estamos falando de algo que levaria em torno de duas décadas para ser produzido, já que o Final Fantasy VII Rebirth será lançado em 29 de fevereiro, nove anos após o anúncio do remake. Além disso, ainda nem sabemos quando chegará a terceira parte da trilogia que visa recriar aquele jogo de PlayStation.

O problema, segundo o profissional que dividiu a direção do Final Fantasy VI com Hiroyuki Ito, está na enorme quantidade de conteúdo e personagens presentes no título criado para o Super Nintendo e que representou a despedida dos gráficos pixelados.

Final Fantasy VI

Crédito: Divulgação/Square Enix

Aliás, o estilo visual é um dos principais entraves quando se fala em refazer aquele jogo. Hironobu Sakaguchi, também conhecido como o pai da franquia, foi um que já apontou isso como um dificultador. Para ele, até mesmo o enredo precisaria ser alterado caso uma nova equipe resolva assumir essa dura missão.

Além disso, o projeto que ousou recriar um dos capítulos mais adorados da série principal também aparece como uma barreira — e nem estou falando sobre como ele subiu a barra em relação ao que esperar de um remake. Segundo Yoshinori Kitase, enquanto ele não concluir essa trilogia, não poderia nem pensar em refazer outro jogo, ainda mais um tão importante quanto o Final Fantasy VI.

Isso nos coloca numa situação que, por mais que o game designer tenha exagerado na sua previsão, se torna difícil imaginar que tal jogo poderia ser lançado dentro de uns dez anos. Assim, por mais que a possibilidade de tal jogo ser criado ainda não possa ser descartada, ela está se enfraquecendo gradativamente.

Por tudo isso, continuo com a opinião de que o melhor para todos seria a Square Enix abandonar essa ideia de produzir um remake e apostar em algo mais próximo de uma remasterização. Mas não estou falando de um retorno como aquele presente na coletânea Pixel Remaster.

Crédito: Reprodução/Oskar/ArtStation

Num mundo ideal, a empresa japonesa pegaria uma equipe de tamanho razoável e a colocaria para recriar o Final Fantasy VI seguindo o modelo HD-2D, chegando a algo parecido com o que podemos ver neste vídeo ou na imagem acima. Ao adotar o estilo consagrado pelo Octopath Traveler, além de nos entregar um jogo lindo eles ainda poderiam manter muito da estrutura do original, diminuindo assim a chance de reclamações por parte dos mais puristas.

Com títulos como Live A Live, Dragon Quest III e Star Ocean: The Second Story R feitos com essa técnica, a Square Enix já mostrou que pretende explorá-la em outros RPGs e como o custo de produção seria muito menor que um remake 3D, por que não reviver um jogo tão adorado como o FF6 desta maneira?

Mas enquanto nem uma versão HD-2D é cogitada, o que tem se falado nos bastidores da indústria é que a Square Enix já estaria trabalhando num remake para outro capítulo da franquia, o IX. Do lado da editora, o silêncio permanece, mas se os rumores estiverem corretos, talvez um dia vejamos o lançamento de algo parecido com o Final Fantasy IX: Memoria Project, criação de um grupo de fãs que usou a Unreal Engine 5 para imaginar como ficaria a um pedaço da aventura de Zidane Tribal e cia.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun

relacionados


Comentários