Meio Bit » Mobile » Coreia do Sul multa Google por games exclusivos na Play Store

Coreia do Sul multa Google por games exclusivos na Play Store

Google é multado em R$ 161 milhões por impedir estúdios de lançarem games na ONE Store, loja mobile concorrente da Play Store

1 ano atrás

O Google voltou a se estranhar com o governo da Coreia do Sul devido à Play Store, a loja de aplicativos do Android. A Comissão de Comércio Justo (KFTC) multou a companhia de Mountain View em ₩42,1 bilhões, aproximadamente R$ 161 milhões (cotação de 11/04/2023) por impedir desenvolvedores de lançarem seus games na ONE Store, uma loja alternativa e sua principal concorrente no país para distribuição de apps móveis.

Google Play Store no Android (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Google Play Store no Android (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A multa foi aplicada graças a uma investigação, que concluiu que o Google exigiu de desenvolvedores locais, especificamente de jogos móveis, que lançassem suas novas produções exclusivamente na Play Store, e não disponibilizassem os instaladores (arquivos APK) externamente, uma prática considerada comum lá.

A exigência teria sido mantida em vigor entre junho de 2016 e abril de 2018, timing este que coincidiu com o lançamento (01/06/2016) da ONE Store, uma loja móvel para aplicativos e principalmente games para Android, distribuída à parte como um app separado. Ela não é muito diferente de aplicações similares, como QooApp e APKPure, conhecidos no ocidente como lojas que permitem instalar apps e jogos de outras regiões.

A ONE Store, no entanto, nasceu para concorrer diretamente com a Google Play Store E a Apple App Store. Trata-se de uma joint venture entre a Naver Corporation, conglomerado que controla metade da japonesa Line (sim, a do app de mensagens), e as três maiores operadoras da Pior Coreia, sendo a estatal KT Corporation, e as privadas SK Telecom e LG U+.

A ONE Store oferece uma série de vantagens ao consumidor Android, como a facilidade de usar métodos de pagamento das operadoras que já contrata para adquirir apps, games e fazer compras in-app, e ficou também conhecida por ser muito mais permissiva frente às restrições de conteúdo da Apple e Google.

Na Coreia do Sul, é comum desenvolvedoras lançarem duas versões de um mesmo game, a "oficial", para Play Store e iPhone, que pega leve com monetização e conteúdos mais comportados, e a da ONE Store, sem filtro algum e muitas vezes, com conteúdos beirando o 18+.

Dois gacha games populares na Coreia do Sul, Blue Archive e Fate/Grand Order, recentemente classificados como jogos adultos pelo governo local, possuem ambos versões distintas, no que a da ONE Store é o título original, com todo o "quase pr0n" liberado.

A ONE Store é uma das lojas concorrentes da Play Store mais fortes (Crédito: Reprodução/Naver Corp./KT Corp./SK Group/LG)

A ONE Store é uma das lojas concorrentes da Play Store mais fortes (Crédito: Reprodução/Naver Corp./KT Corp./SK Group/LG)

Note que em muitos casos, é possível simplesmente baixar o APK de cada título diretamente, mas a loja alternativa centraliza a distribuição, facilitando o processo de atualizações posteriores para os usuários leigos.

Na época em que a ONE Store entrou no ar, o Android detinha 50% do market share na Coreia do Sul, contra 30% do iPhone. A empreitada da Naver e das operadoras visava estabelecer um sólido concorrente e um hub comum para o consumo de software móvel à parte da Play Store e App Store, chegando a hipotéticos 40% da representação em consumo de apps e games no Android em até 3 anos. Isso, claro, se o Google não tivesse jogado sujo.

Sob as regras impostas, os desenvolvedores trocavam a liberdade de publicar seus jogos em lojas alternativas, por maior projeção dos games nas páginas principais da Play Store. A gigante das buscas também ofereceu seus vastos recursos aos estúdios, prometendo investir em posteriores planos para expansão a mais mercados, permitindo que tais jogos lançassem novos servidores em mais regiões, como Japão, China, Taiwan, e países do ocidente.

Os resultados foram óbvios. Entre 2016 e 2018, o domínio do Google em downloads de apps e games no Android saltou de entre 80% e 85% em 2016, para entre 90% e 95% em 2018; a ONE Store, mesmo em um cenário desfavorável, conseguiu garantir entre 15% e 20% no primeiro ano, mas depois disso, sua participação despencou para entre 5% e 10%.

Segundo a KFTC, que revisou documentos atestando para as práticas de mercado nocivas do Google, a atitude prejudicou também estúdios locais, como NCSoft (Lineage II M), Nexon (Blue Archive) e Netmarble (The Seven Deadly Sins), além de outras desenvolvedoras e distribuidoras menores.

Em nota, o Google disse que "cooperou diligentemente" com a investigação da KFTC, em curso desde 2018, mas que, sob seu ponto de vista, a gigante "não infringiu a lei", e sendo assim, ela "discorda respeitosamente" da decisão. A empresa agora estuda como responder, deixando no ar a possibilidade de recorrer para não pagar a multa.

Fonte: Reuters

relacionados


Comentários