Home » Internet » Dia da Internet Segura 2010

Dia da Internet Segura 2010

9 anos e meio atrás

Hoje, 9 de fevereiro, é realizado no mundo o Safer Internet Day, um dia reservado para ações de conscientização dos usuários e empresas ligadas à Internet sobre a segurança na rede. A ideia foi da INSAFE, uma organização da União Européia, criada e mantida com o objetivo de promover o uso consciente da Internet. No Brasil, a data é uma iniciativa da Safernet Brasil, que tem o mesmo objetivo, embora só seja relacionada a casos de denúncias de pedofilia - infelizmente aqui, esse é o assunto quando se trata de segurança na rede.

Na agenda do evento estão diversos acontecimentos, entre debates, palestras, encontros, que aconteceram durante o mês e culminam no dia de hoje. No Terra acontece um videochat às 13 horas, às 14h temos o Plantão da Cidadania Web na sede do Comitê Gestor da Internet (SP), no canal Futura tem um debate com especialistas às 21h30 e muito mais. Confira a agenda completa para o dia de hoje.

Por que é importante um dia como esse?

Pensar em segurança na Internet e questionar existir apenas um dia do ano para falar sobre o tema nos dá uma certa angústia. No entanto, eventos que tangenciam ou se aprofundam nesse quesito existem todo o tempo, em todo o mundo. A preocupação é diária, mas ainda não atingiu as pessoas certas: os usuários. Falta divulgação dos mecanismos de educação e controle que existem, muitos deles gratuitos ou patrocinados por grandes empresas, que se preocupam, que são atingidas diretamente pelos riscos que essa falta de cuidado ocasiona.

Bancos brasileiros, por exemplo, são considerados os mais "seguros" do mundo no que tange a segurança digital, mas contradizendo isso, são os mais impactados com golpes, desfalques, invasões. Qual a causa disso? O usuário, obviamente. Não adianta ter um mega sistema de segurança, se o usuário digita sua senha em ambiente inseguro, "recadastra" seu cartão-chave em uma página falsa, instala trojans em seu computador, fornece dados pessoais para pessoas que ele confia que sejam do próprio banco ao telefone, etc. Os exemplos são diversos e todos nós certamente conhecemos um caso próximo.

Um dia de referência, com grande impacto na mídia, apoiado por grandes empresas, é um marco. Não é a solução definitiva, mas certamente fará diferença na vida de muitas pessoas, que nunca haviam se preocupado em ter um antivírus instalado, em certificar-se de links recebidos por MSN ou Orkut. Os usuários que participarem de qualquer das atividades, podem ser replicadores dessas informações. Isso acontecendo todo ano, torna-se um ciclo, que atingirá cada vez mais pessoas. Sim, eu sou um romântico ;-).

Como nós podemos ajudar?

Cada um de nós pode fazer sua parte para tornar a Internet um lugar mais seguro. Comecemos dentro de casa. Quantos computadores existem? Todos possuem antivírus instalado e atualizado? E o navegador, ainda é aquele troço nojento do IE6? Confira algumas dicas do que você pode fazer para dar uma força:

  • Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado. Marque para baixar as atualizações automaticamente
  • Elimine da face da Terra o Internet Explorer 6, atualizando para a versão mais nova possível, ou instale outro navegador, como o Firefox ou Chrome
  • Instale um bom antivírus e marque para atualizar automaticamente todos os dias
  • Desabilite a execução automática de dispositivos USB
  • Distribua aos usuários cartilhas com dicas de segurança, aqui vão duas: Cartilha de Segurança na Internet e Safer [email protected]

Se você tiver tempo e disposição, pode fazer isso também na casa de seus parentes próximos, ou quem sabe até ganhar uma graninha dando uma ajuda aos amigos a protegerem seus computadores. Cobrar para fazer esse trabalho não invalidará a sua ação, pode ficar tranquilo.

Não tem habilidades com essa coisarada de informática e tal? Não tem problema, divulgue a ação. Coloque em seu blog, sua rede social, envie um e-mail aos seus amigos (não pra toda sua lista, ok?) dizendo do que se trata. Se quiser, faça um link para esse texto, ou para a página de links do site da ação. O importante é fazer parte.

relacionados


Comentários