Emanuel Laguna 6 anos atrás
O mês que antecedeu a E3 2018 teve dois grandes lançamentos exclusivos. Somando eles a alguns descontos no hardware, tivemos belo aumento na arrecadação do varejo norte-americano de jogos eletrônicos.
Mat Piscatella (NPD Group) ilustrou em vídeo a situação daquele mês nos EUA. Confira abaixo do vídeo os números de maio nos EUA. O período apurado foram as quatro semanas entre 06 de maio e 02 de junho de 2018.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | maio (2017) | maio (2018) | Diferença |
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam) | US$ 285 milhões | US$ 274 milhões | – 4% |
Hardware | US$ 147 milhões | US$ 186 milhões | + 26% |
Acessórios | US$ 174 milhões | US$ 225 milhões | + 30% |
TOTAL: | US$ 607 milhões | US$ 685 milhões | + 13% |
Como podemos ver, acessórios e consoles puxaram o crescimento da arrecadação geral do mercado de games norte-americano no mês de maio. A pequena queda na arrecadação do software se deve a não termos nenhum grande lançamento multiplataforma como o Injustice 2 o foi no mês de maio de 2017.
US NPD SW - Dollar sales of Console, Portable and PC Games Software combined reached $274m in May 2018, down 4 percent compared to a year ago. The decline was driven by slate, as the May 2017 release of Injustice 2 proved a difficult market comparable.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 21 de junho de 2018
Falando em software, a seguir temos o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 06 de maio a 02 de junho de 2018, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em maio de 2018 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
* apenas mídia física.
** excluindo vendas digitais no PC.
No Top 3 do NPD Group temos nada menos que três jogos exclusivos, sendo que no mês de maio o software exclusivo do Xbox One State of Decay 2 (lançado dia 22 de maio) liderou em arrecadação. Bom lembrar que para promover tal lançamento a Microsoft lançou mão de descontos em seus consoles. Na vice-liderança temos o novo God of War, exclusivo do PS4, arrecadando bem mesmo após um mês de lançado.
Como já adiantei antes, Detroit: Become Human (lançado dia 25 de maio) foi o melhor lançamento do estúdio francês Quantic Dream, sendo o terceiro jogo que mais arrecadou em maio nos EUA, algo impressionante para um título que antes seria considerado de nicho e é exclusivo do PS4. Como foi um lançamento melhor que Heavy Rain e este vendeu 220 mil cópias no primeiro mês contabilizado (5 dias de vendas em fevereiro de 2010), podemos supor que Detroit: Become Human tenha batido as 300 mil cópias vendidas nos EUA ainda no mês de maio.
US NPD SW - Sony was May's top-selling software publisher, driven by God of War and Detroit: Become Human. Ubisoft remains the top revenue generating publisher year to date, while Activision Blizzard holds the lead revenue position over the 12 month period ending May.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 21 de junho de 2018
Embora a Sony Interactive Entertainment esteja com três jogos no Top 20 de maio (MLB The Show 18 também é dela), a editora que mais arrecadou em 2018 nos Estados Unidos continua sendo a Ubisoft. E a Nintendo possui nada menos que cinco títulos no Top 20 de maio, mesmo com o NPD Group desconsiderando as vendas digitais da eShop, pois a Nintendo não lhe fornece dados sobre arrecadação por lá.
Como o NPD Group também não fornece os números exatos das vendas mensais de consoles, temos que torcer por vazamentos e, a partir destes, fazer diversos cálculos para chegar a números como os abaixo. A família PS4 aparentemente vendeu pouco menos de 56 mil consoles a mais que o Nintendo Switch em maio. Mesmo com os descontos, a plataforma Xbox One vendeu menos que o Switch no período, por pouco menos de 22 mil consoles. A linha 3DS já acumulou quase meio milhão de portáteis vendidos nestes cinco meses de 2018, nos EUA.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | março (2018) | abril (2018) | maio (2018) |
PlayStation 4 | 354.000 unid | 326.000 unid | 223.000 unid |
Nintendo Switch | 308.000 unid | 171.000 unid | 167.000 unid |
Xbox One | 299.000 unid | 134.000 unid | 145.000 unid |
(New) Nintendo 3DS | dados indisponíveis | 70.000 unid | dados indisponíveis |
SNES Classic Edition | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
·
Fontes: Games Industry, IGN US, NPD Group, ResetEra e Venture Beat.
Leia também: