Meio Bit » Arquivo » Internet » Mapa global das redes sociais

Mapa global das redes sociais

14 anos atrás

Baseado em dados do Alexa e Google deste mês (dezembro de 2009), o italiano Vincenzo Cosenza organizou um mapa do mundo que mostra a predominância das redes sociais por país. Ou melhor: que mostra a predominância do Facebook no mundo.

Com mais de 350 milhões de usuários ao redor do globo, a rede social de Mark Zuckerberg lidera em boa parte dos países. América, Europa, Oceania e África colocam o Facebook como a rede mais poular. Na Ásia, a briga ainda é dura com representantes locais, mas ainda assim há participação. Veja (clique para ampliar):

wmsn-12-09

Alguns detalhes chamam a atenção. Para começar perto, temos o caso do orkut. A rede social preferida dos brasileiros só é líder em popularidade aqui no Brasil, no Paraguai e na Estônia. Na Índia, que durante algum tempo chegou a ameaçar a hegemonia brasileira na rede do Google, agora é Facebook de carteirinha.

Ainda na América do Sul, nota-se que fortes competidores de outrora também sucumbiram ao Facebook. O Hi5, antes líder em vários países vizinhos e na América Central, resiste apenas no Peru; nos demais onde reinava, o Facebook chegou com os dois pés no peito. Curiosamente, o Hi5 ainda é o mais popular de Portugal – o que mostra que a parte do mundo que fala português está fora de sintonia com a restante quando o assunto é redes sociais.

Na Ásia, estão dois dos maiores mercados do mundo, curiosamente, ambos longe da influência do Facebook – ou não. Na Rússia, a principal rede social é a Vkontakte.ru (ou algo próximo disso), e se você teve a curiosidade de clicar no link, notou uma certa semelhança com o… Facebook. Não é por acaso: a dona da rede é a Digital Sky Technologies, uma das maiores investidoras do Facebook. Será que há uma fusão/incorporação nos planos das duas redes?

Por fim, mas não menos importante, a China. O país mais populoso da Terra usa principalmente a QQ, uma rede totalmente desconhecida no ocidente. Todos devem ficar de oho nos chineses, já que a previsão é de que, em pouco tempo (2013, para ser mais exato), haja 840 milhões de internautas só lá. O número mostra-se realmente impressionante se levarmos em conta que não faz um ano que o número de internautas, no mundo, chegou a 1 bilhão.

Para ver uma versão interativa e super bacana do mapa, com filtragem direto no desenho (ou por rede social), clique aqui.

Fonte: Techcrunch.

relacionados


Comentários