MMO Rift terá servidor exclusivo para assinantes

Houve uma época em que se havia uma certeza em relação a um MMO, era que cedo ou tarde ele poderia ser jogado gratuitamente. Isso aconteceu com quase todos os títulos do gênero e por mais que o pessoal da Trion Worlds tenha feito o Rift resistir por algum tempo a esta tendência, em 2013 o jogo foi mais uma a mudar seu modelo de negócios.

O que ninguém poderia esperar era que tendo se passado quase cinco anos desde o Rift ter se transformado em um free-to-play, o estúdio resolveu que chegou a hora deles oferecerem a opção de pagarmos uma mensalidade para jogar o MMO num servidor exclusivo, um movimento que não lembro de já ter acontecido.

Em qualquer jogo convertido de assinatura para free-to-play, sempre existe um número de pessoas que preferem a maneira como ele era antes,” explicou Scott Hartsman, CEO da Trion Worlds. “Eles estão literalmente em todos os jogos que fazem isso. E os jogos podem atingir um enorme sucesso neste novo modelo, mas sempre haverá um grupo de pessoas que adorariam voltar a se envolver com eles apenas se o jogo tivesse o seu modelo de negócios anterior.

Oferecer um modelo de assinatura mesmo em jogos gratuitos não é incomum, o que chama a atenção neste caso do Rift é que aqueles que optarem por pagar a mensalidade poderão jogar num servidor diferente dos demais. Assim essas pessoas não terão que lidar com loot boxes e os itens vendidos na loja in-game serão apenas cosméticos.

O problema aqui é que com isso eles poderão fragmentar a base de jogadores e como em um MMO ter os servidores vazios pode prejudicar consideravelmente a experiência dos jogadores, a iniciativa da Trion Worlds parece bastante ousada. Quanto a isso, Hartsman disse acreditar que eles estão tranquilos e isso está relacionado a provável migração de pessoas que já pagam para jogar no servidor gratuito.

Eu não quero ser maldoso aqui dizendo que logo o servidor pago será desligado ou adotará o modelo free-to-play, mas preciso ser sincero ao dizer que não acredito num grande sucesso dessa estratégia. No entanto, pode ser que a Trion Worlds esteja com uma expectativa relativamente baixa em relação ao número de assinantes e se eles acham que existe gente disposta a pagar para não se misturar com essa gentalha se ver livre das microtransações, quem sou eu para criticá-los?

Fonte: GamesIndustry.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples