Será que a SpaceX vai mandar de novo queijo pro espaço?

spacexheavy

Até o final do ano a SpaceX vai fazer o lançamento inaugural do Falcon Heavy, que será o foguete mais poderoso do mundo, chutando bundas do Delta IV Heavy, inclusive no quesito preço. O peso-pesado da ULA custa US$ 375 milhões por lançamento, o do Elon Musk, US$ 135 milhões sem usar estágios reutilizáveis. 

Só que, como todo primeiro lançamento, muita coisa pode dar errada. Nenhuma seguradora vai topar bancar a apólice de um satélite, que em geral custa bem mais que o lançamento. Por isso na maioria das vezes usa-se simulador de massa, um grande bloco de metal no peso e formato de uma carga-padrão. O Antares, que lançava a cápsula Cygnus foi testado com um simulador destes:

news-041713c-lg

O Falcon Heavy coloca mais de 53 toneladas em órbita baixa, então vão ter que caprichar no simulador de massa para o lançamento de teste ficar realista. Uma alternativa é oferecer espaço para cubesats e similares, mas sempre sobra vaga. Foi assim com o primeiro vôo de teste da Dragon, lá em 2010.

A SpaceX precisava colocar peso dentro da cápsula, para simular a carga, tanto de subida quanto de descida. Depois de muita deliberação, Elon Musk avisou que mandariam uma… carga secreta, que está exposta hoje na fábrica da empresa, do lado do Cilônio e da armadura do Homem de Ferro:

Cheese that flew into space in a mission, Iron Man and Battlestar Galactica robot. SpaceX, Los Angeles Headquarters, California. June 14, 2011. Photo: ©2011 Isaac Hernandez/IsaacHernandez.com

Na época Elon Musk fez mistério com a carga Top Secret:

cheese_cots_1_0

Enfim o mistério revelado. A carga secreta, e primeiro viajante da Dragon…

Um queijo.

Cheese that flew into space in a mission. SpaceX, Los Angeles Headquarters, California. June 14, 2011. Photo: ©2011 Isaac Hernandez/IsaacHernandez.com

Como a carga do Falcon Heavy vai ser destruída, é errado desperdiçar queijos, então fica a sugestão: que tal, Tio Musk, já que o Google não vai liberar um daqueles carros abomináveis deles, você não colocar um Fusca em órbita, for the lulz?

140716091327-1978-volkswagen-beetle-1024x576

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples