Matheus Gonçalves 9 anos atrás
Tem aí uma impressora 3D ou um case de Game Boy disponível? Que tal exercitar seus conhecimentos de eletrônica e fazer um emulador de diversos consoles com Raspberry Pi e Retropie?
Exatamente. Esse computador do tamanho de um cartão de crédito é poderoso o suficiente para rodar emuladores de videogames clássicos.
Estamos falando aqui de poder jogar desde títulos de diversos Game Boy, Nintendinho, Master System, Game Gear, mas também jogos portados para o Linux, como Doom e Duke Nukem.
Certa vez eu disse que esta é de fato a era dos videogames feitos em casa. E as coisas parecem que não mudaram muito desde então.
Já podemos encontrar online facilmente algumas ideias que se baseiam no Raspberry Pi, como um console portátil, um arcade miniatura e até mesmo um Game Boy gigante.
Falando nisso, recentemente o portátil clássico da Nintendo completou 25 anos! E eu lembro quando esse produto foi lançado, o que me faz me sentir velho. Mas cabelos brancos à parte, a verdade é que esse era o sonho de boa parte das crianças e adolescentes da época e presente certo para os mais abastados.
O que me faz pensar como as crianças de hoje reagiriam à ele. Vale, portanto, a menção então deste vídeo:
TheFineBros — Kids react to Game Boy
Bom, já que é ano de festa para os fãs desta plataforma, nada mais esperado que surjam projetos “faça-você-mesmo” de fãs desmontando e montando o Game Boy.
Se você quiser entrar na brincadeira, vou listar aqui algumas ideias que vão te ajudar.
Primeiramente, é preciso decidir se você vai imprimir o case do videogame ou utilizar um Game Boy usado.
Se você escolher a primeira opção, este site tem o link para os arquivos STL que você vai utilizar para imprimir.
Ele ainda conta com um passo-a-passo bem bacana, com os diagramas dos circuitos, conexões dos cabos e ainda mostra como usar um controle do SNES para montar os botões do portátil DIY:
Agora, se você tem aí um Game Boy parado em casa, que não esteja funcionando, ressuscitá-lo pode ser um passa-tempo divertido. Claro, depende de quão geek de tecnologia você é.
A real é que se você chegou até este parágrafo, possivelmente você seja. E entenda isso como um elogio.
Bom, um entusiasta de tecnologia chamado John Hassl mostrou como montar o que ele chamou carinhosamente de “Raspberry Pi Super Game Boy 64 Extreme whatever!”, renomado posteriormente para “Super Mega Ultra Pi Boy 64 Thingy Build”.
O que me deu uma ideia como como vou chamar meu filho se um dia eu tiver um. Mentira.
Por comodidade, vamos apelidar o projeto de “Super Pi Boy”.
Só o fato do nosso amigo John milagrosamente fazer caber o Raspberry Pi e a nova tela dentro do case original do Game Boy já é motivo de palmas. Considerando as limitações, ele fez um excelente trabalho.
Pra “achar” esse espaço, ele teve se livrar do compartimento da bateria, o que não impactou a ideia original, uma vez que ele já pretendia usar uma bateria USB externa. Pessoalmente acho uma escolha duvidosa, mas o videogame ainda assim pode ser considerado portátil e fica simples recarregar a bateria.
O geek também usou o sistema customizado Retropie para executar os emuladores. Além disso, ele adicionou dois botões na parte traseira que funcionam como page up page down do menu.
Veja como ficou o Super Pi Boy em funcionamento:
Claro que a graça destes projetos, muito mais do que simplesmente se entreter com os jogos destes videogames, é se divertir montando um console portátil customizado.
Se você montar um, ou possui algum projeto parecido, deixe um comentário aqui pra gente.
Se não possui, a hora é agora. Mãos à obra!
Fontes: TechCrunch e XT.