Lei tentará (hahahah) remover da Internet passado constrangedor de adolescentes

jessi-slaughter-dad-600x320

Uma das regras mais universais do Universo é que todo adolescente é basicamente retardado. Não importa sua tribo. Eu que era quieto não sei como sobrevivi a tantas experiências envolvendo pólvora e magnésio. Bem, ao menos minhas experiências explorando a sutil e nebulosa diferença entre foguete e bomba me qualificaram para trabalhar no programa espacial brasileiro.

A diferença é que hoje as besteiras são publicadas e compartilhadas com milhões de pessoas. Muitos usam isso como experiência de aprendizado. Querida jovem pré-pubescente: sua mãe VAI achar a foto no Facebook onde você pratica garganta profunda com um salsichão.

As expectativas de privacidade estão mudando, e AGORA começaram a se preocupar com os futuros advogados, juízes e políticos que, diante de uma busca no Google terão expostos momentos menos que gloriosos de seu passado.

dumbass

A Lei, sancionada pelo Governador Jerry Brown, da Califórnia, determina que a partir de 2015 as empresas de Internet serão obrigadas a remover conteúdo escandaloso ou constrangedor, se solicitado por um menor de idade.

A idéia em teoriiiiiiiiiia faz sentido. Há casos demais de ex-namorados babacas vazando fotos de adolescentes, bullying e perseguições. Muitas vezes comentários racistas e homofóbicos são feitos por puro desconhecimento, ou apenas para “se enturmar”.

Na prática, não vai dar certo.

Primeiro, a Lei estimula a impunidade. A inconsequência. Você sabe que poderá fazer de tudo na Internet, qualquer coisa é só clicar em um botão e ter seus atos magicamente apagados. Não é a preparação para a vida adulta que um jovem deve ter. A mensagem é totalmente errada.

Em segundo lugar, temos a questão prática: nada faz um material ser mais replicado na Internet do que tentar bani-lo. Muita gente torna a divulgação uma cruzada pessoal. BOA SORTE pra remover as fotos da festinha que saiu de controle, de um servidor de imagens anônimas da Eslovênia Setentrional.

Agora é só criarmos um bolão para apostar qual de nossos brilhantes parlamentares kibará a Lei, propondo uma versão nacional, com direito às clássicas Multas no Google.

Relacionados: ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples