Reality Deck–Quase um Holodeck, melhor que um Dreamatorium

dreamatorium

Não é todo dia que surge tecnologia capaz de impressionar um Dr Doom ou um Tony Stark da vida, mas o Reality Deck, projeto da Universidade Stony Brook, em NY, cumpre esse objetivo.

Saído do QG de um Ozymandias da vida, o Reality Deck não é um telão. Não é uma sala de “realidade aumentada” com um projetor safado mostrando um vídeo de um PC qualquer.

O projeto é o resultado de uma verba de US$1,4 milhões da Fundação Nacional de Ciências, suplementada com US$600 mil da própria Universidade, usados para criar um sistema de visualização de Big Data. Depois de dez anos de pesquisa, inauguraram dia 15 de Novembro A Sala.

 

São 3 paredes, com 10 metros de largura na maior, 5,8m nas laterais e 3m de altura. Essas paredes são compostas de 415 telas de alta resolução independentes, em um total de 1,5 Gigapixels. Em volta, 4 subwoofers e 22 alto-falantes completam a ambientação.

Isso tudo não está ligado em uma placa Trident da vida, mas em um cluster que totaliza 240 núcleos de CPU, 2,3 Teraflopts de performance e 1,2TB de memória distribuída. A pauleira gráfica é por conta de 80GPUs, totalizando 220 Teraflops e 320GB de memória gráfica.

O resultado é que esse bicho consegue mostrar em tempo real imagens de 45 Gigapixels, modelos de arquitetura com 40 milhões de polígonos e –dizem- roda Crysis em modo médio-alto.

Esse eye candy todo, claro, não é pra jogos e filmes educativos, como o pessoal do turno da noite COM CERTEZA bota pra rodar no Reality Deck, mas para visualização dinâmica de modelos meteorológicos, cartografia, astronomia e muito mais. Fora aplicações militares, claro.

Fonte: GM

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples