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Remake do Day of the Tentacle esteve muito perto de existir

Por em 30 de setembro de 2013

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Como eu só fui ter o meu primeiro computador lá pelo final da década de 90, infelizmente só tive contato com s adventurespara valer muito tardiamente, o que me impediu de conhecer alguns clássicos do gênero, como por exemplo o Maniac Mansion e Day of the Tentacle.

Conforme esse tipo de jogo voltou a ganhar uma certa importância, inclusive com o lançamento de versões remasterizadas dos dois primeiros The Secret of Monkey Island, sempre tive esperança de que outros clássicos recebessem o mesmo tratamento, assim eu poderia finalmente experimentá-los, mas se isso não se tornou realidade, de acordo com o Kotaku, em relação ao Day of the Tentacle esteve bem perto de acontecer.

Citando uma fonte anônima próxima ao projeto, o blog afirma que tal jogo estava sendo refeito no estúdio da LucasArts localizado em Singapura e embora o seu desenvolvimento estivesse em aproximadamente 80% quando a empresa fechou (obrigado por nada, Disney!), não havia garantia de que ele seria lançado, já que a alta cúpula não estaria interessada em continuar lançando esse tipo de produto.

Para muitos envolvidos este era um projeto dos sonhos, mas infelizmente, como muitos muitos jogos da LucasArts em desenvolvimento, este nunca viu a luz do dia,” declarou uma das pessoas que trabalhou no Day of the Tentacle HD.

Entre os tais jogos citados temos obviamente vários baseados na franquia Star Wars, um deles no estilo do FarmVille e outro onde gerenciaríamos uma Estrela da Morte, mas algo que eu realmente lamentei foi saber que a LucasArts planejava lançar seu próprio sistema de distribuição digital. Mesmo sendo mais um daqueles que preferem ter seus jogos num mesmo lugar, acho que esta seria uma excelente maneira deles disponibilizarem seus clássicos.

Agora, com o fim da empresa, a única coisa que resta é rezar para que um dia algum executivo da Disney decida que vale a pena voltar a vender alguns daqueles adventures tão elogiados, mesmo que seja com a aparência original.

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Parceria entre Sega e Tommo trará acessórios para o iPhone

Por em 25 de setembro de 2013

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O próximo dia 29 de outubro marcará o aniversário de 25 anos do nosso querido Mega Drive e para aproveitar a ocasião, a Sega firmou uma parceria com a Tommo Mobile que trará alguns acessórios para os celulares da Apple, como fones de ouvido, carregadores de bateria, capinhas para o iPhone 5/5s e aquele que considero o mais legal, esta bela caixa de som externa aí em cima.

Contudo, a homenagem não se limitará apenas a aquele que considero o melhor videogame fabricado pela empresa japonesa, já que também teremos alguns produtos dedicados, por exemplo, ao Saturn, ao Dreamcast e até ao Game Gear.

Estamos empolgados em fazer parceria com a Tommo para trazer produtos legais e relevantes ao mercado,” declarou John Cheng, presidente e COO da Sega of America. “Esperamos que esses ótimos acessórios tragam sorriso às faces de nossos fãs conforme celebramos a herança deixada pela Sega.

Caso não conheça a Tommo, esta é a mesma empresa responsável pelo NeoGeo X, aquele portátil que colocou a marca em evidência no ano passado e particularmente, acharia muito melhor se eles tivessem revelado algo parecido, porém baseado no Mega Drive.

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A arte nas capas dos jogos do Atari

Por em 23 de setembro de 2013

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Atualmente vivemos uma época espetacular quando se trata de games, onde até meros celulares são capazes de nos entregar experiências visuais incríveis, mas quando aquilo que era mostrado na tela não passava de simples formas geométricas, parte da diversão era tentarmos imaginar que aquele quadrado era um valente cavaleiro ou que pontos brilhantes caindo pela tela eram devastadores mísseis.

O que muitos de nós não percebiam ao encarar uma partida de Atari era que parte dessa atmosfera fantástica que criávamos ao jogar era influenciada pelas ilustrações presentes nas capas e cartuchos do videogame e em um artigo imperdível, o site The Verge falou um pouco sobre o trabalho de alguns do principais responsáveis por esta área.

A experiência de jogar não era 100% da experiência. Parte  do que completava o mundo era a arte que invocava esse outro lugar. Eu não estava mais na minha sala de estar; Eu estava em um planeta desolado ou no espaço e isso acontecia muito por causa da arte,” explicou Tim Lapetino, designer que está trabalhando em um livro sobre as artes das capas do Atari.

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E se o Sonic tivesse sido lançado para o Atari?

Por em 18 de setembro de 2013

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Entre as muitas memórias relacionadas a games que espero nunca perder está a primeira vez que joguei o Sonic the Hedgehog. Sendo na época o único entre meus amigos que possuía uma Mega Drive, ver aquele personagem correndo numa velocidade absurda pela colorida primeira fase era algo inacreditável e devido a grande quantidade de detalhes mostrados na tela, era quase possível sentirmos o vento em nossos rostos.

Idealizado não só para entregar um mascote de peso para a Sega, o jogo também servia para mostrar a capacidade técnica do seu mais poderoso console e embora versões mais simples tenham aparecido no Master System e no Game Gear, será que ele também teria se destacado se tivesse sido lançado alguns anos antes, para o Atari?

Pois se tentar imaginar como um game assim ficaria num console tão limitado é difícil demais para você, uma pessoa conhecida como Sprybug resolveu usar seus conhecimentos para criar um demake chamado Zippy the Porcupine e o resultado pode ser visto no vídeo abaixo.

Embora ainda esteja sendo desenvolvido, o jogo já conta com muitas das características do original, como as moedas para serem coletadas, os loopings e o característico movimento do personagem que o transforma em uma bola, mas o que me deixou triste foi a ausência da inesquecível trilha sonora.

Segundo o desenvolvedor, a meta agora e criar os outros estágios, incluir batalhas contras chefes e várias outras coisas, mas ele admite que não tem muita certeza se haverá ROM suficiente para tanta coisa. Mesmo assim, não deixa de ser um belo trabalho.

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Mutant League Football poderá ganhar sucessor via Kickstarter

Por em 17 de setembro de 2013

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Quando criança, um dos meus objetivos era conhecer o maior número possível de games e por isso certa vez acabei dando uma chance a um título pouco conhecido por aqui, o Mutant League Football. Nele fazíamos parte de uma campeonato de futebol americano onde os jogadores eram monstros e depois de passar algumas horas até aprender um pouco das regras do esporte, percebi que se tratava de um título muito divertido.

O jogo até deu origem a uma animação e outros games que recriavam mortais partidas de basquete e hockey, mas só agora, 20 anos após o lançamento do título exclusivo para o Mega Drive, é que uma continuação aparece na mídia, sob o nada criativo nome de Mutant Football League.

Anunciado por Michael Mendheim, o designer chefe do original, esta nova versão deverá trazer animações feitas pela Robomodo, mesma empresa responsável pelo Tony Hawk’s Pro Skater HD e a previsão é que o seu lançamento aconteça em julho de 2015.

Os fãs tem mantido vivo o interesse por este gênero ao longo dos anos e queremos presenteá-los por sua lealdade,” declarou Mendheim. “Criaremos um jogo novo e bastante diferente que prestará homenagem aos clássicos jogos de esporte com monstros e que parodia seus donos, técnicos, anunciantes e tudo o que faz do futebol um grande esporte americano.

Como já se tornou comum em relação aa marcas há muito esquecidas, a maneira escolhida para financiar o título será através do Kickstarter e devido a alguns equívocos acho que eles não obterão sucesso. O problema é que o valor necessário para que o projeto tenha início é de US$ 750 mil e para piorar, apenas versões para IOS, Android e Xbox Live estão previstas, sendo que no console teremos que investir salgados US$ 30 para ter direito a uma cópia.

Tomara que eu esteja errado, mas o fato é que isso me fez pensar em porque a EA abandonou a marca, pois acho que ele poderia fazer sucesso nas plataformas atuais.

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Designer da Ubisoft usa GIFs para homenagear jogos antigos

Por em 13 de setembro de 2013

Noirlac é um funcionário da Ubisoft cujo nome verdadeiro é desconhecido e que tem dedicado seu tempo (espero que livre) a uma tarefa fantástica, “dar vida” a cenários e personagens de jogos antigos apenas mudando alguns de seus pixels, fazendo com que se pareçam vídeos em loop infinito.

Nesta cruzada desde 2010, a pessoa criou um Tumblr onde existem mais de 10 mil dessas imagens e navegar pelo local é o mesmo que fazer uma viagem no tempo, sob o risco de ficarmos completamente hipnotizados pelas ilustrações que normalmente não possuem mais do que dois ou três frames.

A ideia do/a designers se torna fantástica devido a simplicidade, dando origem a belas imagens como a deste post, tirada do jogo Super R-Type e nos faz perceber a beleza que pode ser encontrada em jogos criados numa época em que os artistas precisavam lidar com as limitações técnicas das máquinas e não tinham os muitos efeitos de hoje em dia.

O único ponto em que Noirlac peca é por não citar os games de onde as imagens foram citadas e caso tenha ficado curioso, saiba que existe outro Tumblr dedicado a corrigir essa pequena, mas importante falha. Porém, talvez o pior de tudo seja olhar essas artes e ficar com uma baita vontade de comprar um tablet só para transformá-lo em porta-retrato digital e deixar exibindo algumas delas o tempo todo.

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Fonte: Wired.

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Campanha tenta financiar produção do novo River City Ransom

Por em 13 de setembro de 2013

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Em 1989 o Nintendinho ganhou um jogo que rapidamente conquistou uma legião de fãs, o River City Ransom. Aquele Beat ‘em up da Technos conseguia entregar no modesto console uma experiência em alguns aspectos até superior a o que víamos nos grande nomes do gênero na época, como Double Dragon ou Final Fight, muito graças aos elementos de RPG presentes na produção.

Porém, mesmo com tamanho sucesso a franquia foi ignorada por anos e apesar das várias promessas de uma continuação, eles nunca foram lançadas, cenário que poderá mudar em breve graças a uma campanha no Kickstarter que tentará levantar pelo menos 180 mil dólares canadenses para a criação do River City Ransom: Underground.

Desenvolvido pela Conatus Creative, um pequeno estúdio situado em Ottawa, a expectativa é de que o jogo seja lançado para PC em aproximadamente um ano e caso o valor desejado seja superado com alguma folga, existe a possibilidade de que outras plataformas recebam uma versão.

Segundos os responsável pelo desenvolvimento, a ideia não é implementar novas funcionalidades ou alterar consideravelmente a jogabilidade, já que eles acreditam que o original era bom o suficiente, mas aumentar bastante a duração da campanha principal ao incluir novas lojas, inimigos e fazer com que ele se pareça muito mais “mundo aberto” que o título que vimos no antigo console da Nintendo.

Caso eles cumpram com o prometido, este River City Ransom deverá contar com inimigos com uma inteligência artificial mais apurada, a possibilidade de jogarmos cooperativamente, talvez até através da internet e pelo vídeo abaixo, seus gráficos farão a alegria dos amantes de pixel art.

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