App do Dia: Pocket, ex-Read it Later

readitlater2

Mais do que escrever, a habilidade essencial para quem vive de fuçar a internet catando coisas legais para kibar publicar é organizar o material coletado. Descobri que quebra muito o ritmo, principalmente se você utiliza um tablet, parar a navegação para copiar a URL da página para algum lugar.

Há um monte de serviços que se propõe a resolver isso, mas a maioria se concentra em armazenar o conteúdo, o que é excelente no tablet, mas overkill no PC.

Com várias extensões para a maioria dos browsers, uma versão web sem frescuras e integração com tudo que é aplicação mobile das mais diversas plataformas, o Read It Later é excelente por exemplo para ler notícias no Flipboard, salvar com dois cliques e continuar lendo sem interromper a experiência.

readitlater3A única desvantagem dele é que era pago, mas até isso resolveram. Como não conseguiram funciona no modelo de negócios cobrando $5 pela aplicação, decidiram colocar tudo de graça. Não me pergunte como, funciona lá pras bandas deles.

O funcionamento é o mais simples possível: Você se cadastra, vai nos programas agregadores que costuma usar, configura username e senha (ou configura um email autorizado a enviar URLs) e pronto. Mais de 300 aplicações mobile possuem suporte ao Pocket (falei que o Read It Later mudou de nome, né?). Se quiser nem precisa baixar o cliente no seu dispositivo móvel.

No computador você acessa www.getpocket.com, e suas URLs salvas serão automagicamente combinadas, formando um layout de revista (de nada, Flipboard). OU, se você usar uma extensão do browser, terá sempre uma lista prática com as URLs salvas no cantinho da tela.

Você pode marcar como lida, ela some da lista, ou no caso da versão mobile ou web da “página”, mas permanecem num arquivo morto, que é essencial e já salvou minha vida várias vezes.

Dá para escolher se você quer o conteúdo completo, somente as fotos salvas ou somente os vídeos.

A leitura é feita naquele modo limpo, como o Reader do Safari, torna o download muito mais rápido e aproveita totalmente a área do dispositivo ou do browser.

Se eu já recomendava antes, recomendo mais ainda.

Would you like to know more?

  • Onde achar: Aqui, no GetPocket.com
  • Roda em quê: iPhone, iPad, Android, Windows Phone, Blackberry, WebOS e até Symbian S60
  • Quanto custa: Zica, Nada, zeroth
  • Qual a melhor extensão pra Chrome? Essa diaba impronunciável aqui.
Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Fiquei muito feliz ao ver essas mudanças ontem. Já usava ele antes, mas agora ficou sensacional. Você viu a integração com o Google Reader no PC?

  • Instalei ontem o app! Parece q vai resolver meus problemas 🙂

  • Waldir Leoncio

    Acuma? Digráts? E eu que paguei pelo Read it Later pra Android quando ele foi lançado, sento e choro?

    • Também paguei. Tem um tempo. Valeu a pena. Continuo usando.

  • Saint-Clair Stockler

    Comprei mês passado, quando ainda era Read It Later. Mas não tem problema, não vou chorar: acho-o melhor do que o Instapaper, disparado.

  • Celso Nunes

    Creio que houve engano, pois não há app para Symbian, pelo menos não o encontro no site do Pocket.

  • IwillriL = I will read it Later