Meio Bit » Arquivo » Hardware » Dicas para limpeza de gabinete

Dicas para limpeza de gabinete

17 anos atrás

Em um post recente aqui no Meio Bit mostramos um gabinete de computador que não havia sido limpo há 10 anos. A situação encontrada lá é extrema, porém dependendo do ambiente em que o computador se encontra a sujeira pode acumular ainda mais rápido. Situações que influenciam o quão rápido poeira se acumula no gabinete:
- ambiente com fumantes
- presença de animais de estimação
- ambiente industrial

Algumas dicas:
- Sempre que possível use um bracelete anti-estática
- Sempre desconecte o computador da rede elétrica
- Nunca usa aspiradores potentes por dentro do gabinete, pois gera altas quantidades de eletricidade estática que podem queimar os componentes. Se for usar um aspirador, use somente modelos pequenos, com pouca potência.

Procedimento:
- usando ar comprimido (com a ajuda de um compressor ou de latas com ar comprimido), passe o jato de ar por todos os componentes com cuidado. Ao passar o jato de ar sobre as ventoinhas, segure as pás, pois a alta velocidade das pás, possivelmente no sentido oposto ao usual podem danificar a ventoinha.
- A seguir, use um pano umedecido com fluido para limpeza de componentes eletrônicos. Não use solventes, alcool comum ou água.
- Cotonetes podem ser usados nos espaços mais estreitos.
- Preste atenção especial em dissipadores de calor, que são locais onde existe mais poeira.
- Em uma situação ideal, todas as placas devem ser retiradas do gabinete para uma limpeza completa.

Um acessório simples e barato que diminui em muito a quantidade de poeira que se acumula é o filtro para ventoinhas, disponível em vários tamanhos padrão.

relacionados


Comentários