Assassin Creed 3 no PC não suportará teclado e mouse

dori_ac3_28.03.12

Acho que já disse isso aqui antes, mas ultimamente quase tudo o que tenho jogado no PC tenho feito com joystick. Sei que para os PC gamers isso deve soar praticamente como se eu tivesse xingando suas mães, mas o fato é que com exceção dos jogos de estratégia, acho um bom controle como o do Xbox 360 muito mais confortável do que a dupla teclado e mouse e penso ainda que certos gêneros ficam muito melhor se aproveitados dessa maneira.

Uma série que acho que serve para ilustrar isso muito bem é a Assassin’s Creed. Eu não consigo me imaginar jogando algo desse tipo com um mouse e de acordo com Alex Hutchinson, diretor criativo do terceiro jogo da franquia, aqueles que estavam esperando que no computador o game pudesse ser jogado sem um controle, é bom começar a aceitar a utilização de tal acessório.

Nós definitivamente daremos suporte ao PC, mas acho que será um PC com controle. Não nos vejo investindo pesadamente numa configuração com teclado e mouse. Penso que se você quer jogar no PC e quer jogar Assassin’s Creed, você possui um joystick.

Talvez eu esteja pensando apenas no meu lado e no fundo a decisão da Ubisoft não passe de preguiça, mas concordo com o comentário feito por Hutchinson. Eu entendo que algumas pessoas tenham uma certa dificuldade em se adaptar a um joystick, mas repito, acho que certos gêneros não funcionam muito bem com teclado e mouse e acho mesmo que ter um controle no PC é algo obrigatório para quem gosta de jogar na plataforma.

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • mosaias

    Queisso, Dori! Para mirar uma arma e rotacionar a câmera, o mouse é imbatível! 🙂

    Comprei o Assassins Creed pro PC adorando jogar com o teclado. Eu até tenho um joystick, mas é pra jogos de luta…

    • Também acho o teclado + mouse na agilidade imbatível, mas ultimamente tenha dado mais valor ao conforto e como disse, neste quesito o controle pra mim é o melhor.

      • José Helbert Pina Ribeiro

        Jogo FPSs com controle também, principalmente pelo conforto de jogar no sofá. Como eu não vejo graça nenhuma em jogar online competitivo, não me faz falta. Na verdade eu até curto a “dificuldade extra” que o controle proporciona. É muito mais fácil dar headshots com teclado e mouse que com um controle… 😛

  • dreadful

    É tão bom quando podemos escolher como queremos jogar.

  • Se eu entendi direito, não é que o jogo não vai ter suporte a teclado + mouse, e sim que o jogo é desenvolvido pensando no controle. O que faz muito sentido, considerando o gênero do jogo. Mas eu não vi nada no texto dizendo que não será possível jogá-lo com teclado.

  • Eu não entendo essa “obrigatoriedade” que você fala, Dori. Eu tenho joystick e, salvas raríssimas excessões, me divirto muito mais jogando Assassins Creed no teclado/mouse.
    Eu gostar ou não de usar o joystick não é motivo para falar que é obrigatório ou não usá-lo. Não tenho direito de obrigar alguém que continua na plataforma porquê gosta de usar teclado/mouse a usar joystick.

    Se os desenvolvedores e a Ubi realmente respeitam os consumidores, a possibilidade de se escolher a forma como iremos jogar no PC vai estar presente.

    • Sério, não consigo imaginar como alguém joga um game de futebol, luta ou corrida usando teclado e mouse e o que disse ser obrigatória é por causa disso. É óbvio que o sujeito joga como achar melhor e até por isso comecei o texto dizendo que tenho jogado inclusive FPSs com joystick, ao contrário do que a maioria faz.
      Relaxa cara, não estou aqui para obrigar ninguém a nada não, até porque nunca conseguiria, foi apenas uma opinião pessoa.

  • Eduardo Collanieri

    Nem fodendo. Prefiro mil vezes jogar pelo teclado e mouse. Já tentei jogar pelo joy e achei simplesmente uma porcaria. Agilidade na camera >>>>> all

    • Concordo, eu tenho um controle fenomenal nos AC podendo virar rapidamente o mouse de um lado para o outro para trocar a direção para onde o personagem está correndo/pulando. Com o Controle eu preciso pular quase às cegas, pois até a câmera virar já se foi muito tempo

  • Tremenda bola fora da Ubisoft, se for realmente assim. O pessoal já andava reclamando muito da aceleração do mouse nos três últimos jogos, e agora ter que jogar OBRIGATORIAMENTE com controle no PC é de um enorme contrassenso. Só deixa ainda mais claro que o jogo nada mais é que um porte descarado dos consoles. Fiquei animado quando soube que o jogo teria até dublagem em português do Brasil, além das legendas, mas essa notícia do teclado+mouse deu uma brochada boa.
    Eu até tenho um PS3, mas só compro nele jogos que não possuem porte para PC, que tem gráficos INCRÍVEIS que colocam os consoles no chinelo, geralmente. É bem provável que com isso pessoas na mesma situação que a minha optem logo pela versão de consoles, mesmo que seja mais cara que a de PC.
    E quanto ao lance de usar joystick no Pc, eu até já tentei isso, mas a maioria dos jogos atuais parecem só suportar o controle de Xbox, porque o que eu tenho deixa os controles todos LOUCOs, ficando impraticável jogar com ele, e assim ele tem ficado encostado há anos, escondido dentro do armário.

    • Amigo_URSO

      joystick no pc praticamente é sinônimo de XBOX 360… aqueles que imitam o playstation, como voce mesmo disse, estão em extinção.
      Tenho um e não me arrependo, os jogos praticamente são feitos com ele em mente.

  • Guilherme Queiroz

    Esse comentário tá incorreto, vai suportar sim teclado+mouse, eles só acham que você teria uma experiência melhor se usasse um controle

  • Mechwarrior é um bom exemplo de jogo que nao consigo jogar com teclado e mouse. Jogos de corrida e simuladores, idem. Mas para FPS, nada melhor que teclado e mouse.
    Mas, falando no A.C., eu comprei o primeiro e nao consegui jogar. Nao me habituei às acrobacias. Talvez seja justamente por causa do teclado e mouse. Em breve vou tentar com um controle.

  • O maior problema fica em relação à interface. É possível (e relativamente fácil) customizar os controles pra suportar tanto teclado quanto joystick, mas o jogo tem que ser pensado pra isso. Eu ainda não entendo como a Bethesda pôde sacanear os jogadores de PC (seus fãs “originais”) com aqueles menus baratos do Skyrim..

  • José Helbert Pina Ribeiro

    Meu “PC de jogos” é ligado a uma tv de 46″ na minha sala de estar. Tenho um PS3 também para jogar os exclusivos, mas o PC tem gráficos imbatíveis e a maioria dos jogos que eu curto eu quero jogar na TV, não em um monitor sozinho no quarto. Jogar nesse PC com teclado e mouse é patético, já tentei e tenho vergonha de tê-lo feito, foi uma experiência desajeitada e desconfortável, sem mencionar que proporcionou pouca precisão nos controles. Jogar no sofá é jogar com controle.

    Acho um saco quando quero descobrir se um jogo de PC dá suporte a controles antes de comprá-lo e tenho que passar por dezenas de comentários do tipo “controle é pra otários”. Não sou dos maiores fãs da Ubisoft, mas dessa vez não acho que erraram “tanto assim”. 🙂

  • Eu tenho os controles dos consoles da geração atual e uso os três (sim, inclusive o wiimote) pra jogar meus jogos. Pra muitos jogos é melhor do que mouse e teclado. É o caso de toda a série Assassin’s Creed.

    No entanto, eu acho errado limitar um jogo no PC da forma como a Ubisoft está sugerindo. E se alguém realmente quiser jogar com mouse e teclado, não tem problema, é só usar qualquer software que remapeia os inputs. Eu mesmo uso um desses, o GlovePIE, pra poder usar o wiimote no Windows.

  • Eu faço assim:
    Futebol, luta, corrida, avião -> joystick
    Os outros -> teclado/mouse.

  • Amigo_URSO

    FPS e estrategia ainda não tem jeito… mouse + teclado dominam.
    No Console FPS so fica “jogavel” porque os games implementam um auxilio na mira violento.

  • Bruno

    Se moda pega não vai dar mais pra usar os cheatings. Isso é má vontade desses caras, o que é imperdoável. Essa empresa está ficando cada vez mais filha da puta.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia