Valve estaria desenvolvendo um console

dori_val_05.03.12

Quando Gabe Newell falou recentemente sobre a possibilidade da Valve um dia lançar um console, muitos acharam que tudo podia não passar de palavras jogadas ao vento, mas de acordo com o The Verge, isso pode realmente acontecer. O site garante ter ouvido de algumas fontes que a empresa estaria trabalhando em um dispositivo que já vendo chamado de SteamBox e que seria equipado com um processador Core i7, 8GB of RAM e uma GPU da nVidia.

O rumor fala ainda que reuniões com investidores já foram realizadas durante a CES passada, onde o projeto teria sido apresentado e que o Alienware X51 pode ter sido desenvolvido já tendo essa máquina como modelo. Para tentar conquistar os desenvolvedores, a Valve permitiria que outros sistemas de distribuição como o Origin rodassem na sua “caixa”, oferecendo um ciclo de vida para que o sistema fosse compatível com todos os jogos lançados, sendo atualizado a cada três ou quatro anos e não seria necessário um kit de desenvolvimento específico ou taxa de licenciamento para lançar um jogo para a plataforma.

A coisa fica ainda mais interessante quando sabemos que além de um sistema de sensor biométrico e da compatibilidade com uma enorme quantidade de periféricos USB o console teria um controle proprietário que permitira a troca de componentes, podendo ser adaptado para funcionar melhor com um gênero ou outro, algo que por sinal a Valve já pediu a patente.

Talvez a empresa esteja esperando a chegada da E3 para fazer o bombástico anúncio, mas o fato é que se a Valve resolver mesmo levar o Steam para a sala das pessoas, o mundo dos consoles deverá mudar radicalmente e inevitavelmente Sony, Microsoft e Nintendo acusarão o golpe. Porém, não podemos esquecer que Philips, Panasonic e a até mesmo a Apple não tiverem boas experiências neste mercado e por isso não como questionar se o melhor não seria eles tentarem uma parceria para oferecer o Steam nos consoles da próxima geração.

O melhor por enquanto é esperar mais informações, mas se o rumor for confirmado, o potencial é tão grande que não há como não nos empolgarmos.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples