Bye, Buntu.

dead-penguin

O ano definitivamente não foi bom pra Canonical. O Ano do Linux não chegou para o Ubuntu, bem como as promessas de versões como o Ubuntu Mobile, anunciado em 2008 e cancelado. No melhor estilo Nicholas Negroponte Mark Shuttleworth agora promete Ubuntu em Tablets, smartphones, Smart TVs, torradeiras e se der mole até em brinquedos educativos.

Enquanto isso a outrora distro com mais reconhecimento de marca, que anunciava em grandes jornais e era citada nominalmente pela concorrência falhou em se consolidar entre o formigueiro que é o ecossistema de distribuições Linux.

A rigor o Mint ultrapassou o Ubuntu 12 meses atrás, quando atingiu 25% entre as 5 principais distros Linux, superando os 25% do Ubuntu, mas no último mês a situação se tornou preocupante pro até então sistema operacional marrom-cocô (ou marrom-zune, você quem sabe).

Vejam este gráfico criado pelo Royal Pingdom, mostrando o share das principais distros. O Ubuntu aparece melhor posicionado do que deveria, mas tenha em mente que esse gráfico é uma atualização, para atender o mimimi dos fanboys que acharam injusto separar Ubuntu de Kubuntu, Zubuntu, Urubuntu ou seja lá quantas sub-distros ele tenha.

ubuntu2

Quase todos os analistas apontam a queda do Ubuntu à introdução da nova interface Unity, A polêmica causada pelo abandono do Gnome é mais que pública, a Canonical está sendo acusada de trair o movimento.

Há bons indícios de que isso é planejado, para melhor controlarem o sistema e garantirem uma interface enxuta para as tais futuras versões mobile, tablet, tv, dildo, etc.

Uma  leitura possível é que a Canonical considera o desktop irrelevante e está se preparando para enfrentar Android, iOS e Windows 8 no mundo mobile. Boa sorte pra ela.

De resto só nos resta imaginar quando será o Ano do Ubuntu no Mobile.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples