Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Um novo conceito de UI padrão para cameras fotograficas.

Um novo conceito de UI padrão para cameras fotograficas.

12 anos e meio atrás

Não precisa ser quem especificamente trabalha com fotografia em um ou qualquer nível; com isso não temos muita escolha e nos acostumamos rápido.

Mas é bem verdade que a interface não padronizada nas câmeras fotográficas comerciais incomoda um bocado o usuário comum. Na realidade, o designer industrial Miha Feuš acabou descobrindo que isso chega até a amedrontar a alguns deles.

Miha descobriu que muitos usuários não mexem muito nas configurações das suas câmeras simplesmente por não conseguirem entender com facilidade o significado de muitos dos símbolos utilizados nos painéis de seus equipamentos.

Receando não tirar boas imagens, a maioria deles nem mexe neles e não vai além da função automática.

Uma outra coisa que seu estudo de protótipo revelou é que praticamente todos querem aprender a capturar imagens melhores e que adorariam saber como manipular seus equipamentos melhor, de modo que conseguissem fazer com que sua identidade ou impressões pudessem realmente transparecer em suas fotos.

Atualmente, nas câmeras comerciais, existem dois tipos de interface. Uma menos comum é a totalmente touchscreen, outra mais popular é a que combina uma tela de LCD com botões à direita. Algumas câmeras misturam os dois e podem fazer alguns cérebros não iniciados pifarem até a desistência.

O jovem design fez uma pesquisa bastante consistente com um número razoável de pessoas e acabou produzindo algumas hipóteses bem interessantes para resolver o 'problema' de interface.

Como resultado, ele acabou criando um protótipo que é uma interessante mistura de equipamentos bastante comuns, em um formato inovador, nada usual e aparentemente eficiente.

Pessoalmente, achei muito interessante o raciocínio de separar as funções de uma mesma câmera em três diferentes níveis: amador, mediano e profissional. Excelente idéia.

Ao que parece, seu projeto foi sondado por algum fabricante até o momento. Um pecado. Mas, como temos presenciado que a moda agora é guerra de patentes, vai que já tem gente copiando seu invento para depois dizer que a idéia era anterior à ele...?

Abaixo um vídeo explicando o processo de desenvolvimento do protótipo:

Concept Camera Interface from Miha Feuš on Vimeo.

Esse outro mostra a interface em ação:

Digital camera prototype in action from Miha Feuš on Vimeo.

relacionados


Comentários