Meio Bit » Arquivo » Mobile » [App do Dia] Visualizador de moléculas para iPad

[App do Dia] Visualizador de moléculas para iPad

13 anos atrás

Photo 25-07-11 17 48 08

Uma das imagens mais impressionantes de 2009 foi divulgada pela IBM. Produzida por um time de cientistas encabeçado por Leo Gross, a foto –se é que podemos chamar assim- utilizou um microscópio de tunelamento, nos laboratórios da empresa na Suíça. O resultado foi a primeira imagem nítida de uma molécula complexa, no caso Pentaceno, um hidrocarboneto composto de 5 anéis de Benzeno.

A imagem é impressionantemente próxima do modelo visual clássico ensinado nas escolas, é quase como se a gente pegasse um avião e descobrisse que de cima os países têm cores diferentes e nomes escritos, vejam só:

 

pentaceno

Claro, não dá pra fazer isso em casa (ainda) mas com um iPad podemos visualizar moléculas bem mais complexas, de forma confortável e gratuita: A App Molecules, da Sunset Lake Software.

É um programa Open Source, gratuito que roda em iPhone e iPad, sem esquemas escondidos de DLC. Ele vem com um conjunto de moléculas de exemplo, mas uma simples busca através da aplicação e você acessa todo o banco de dados de proteínas da RCS e o PubChem, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

 

Photo 25-07-11 17 51 52

É possível visualizar a molécula girando, parar o movimento e rotacioná-la, apenas deslizando o dedo na tela do iPad/iPhone. Não há legenda explicando a cor dos átomos, mas acho que isso é padronizado.

Photo 25-07-11 17 50 01

Clicando na setinha ao lado do nome da molécula acessamos a ficha da danada, com os dados de quem criou o modelo, descrição formal, etc.

É uma aplicação simples, com propósitos didáticos e que cumpre bem sua (simples) função. Pode ser baixado diretamente da App Store, neste link aqui.

nota: Os screenshots foram tirados do iPad da Amy Winehouse.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários