Feche os olhos para ganhar no “Pedra, Papel, Tesoura”

A arma definitiva do pedra, papel, tesoura.

A arma definitiva do pedra, papel, tesoura.

Esse é o tipo de dica que faria um mega sucesso no jardim de infância, quando decisões importantes, como quem começaria com a bola na pelada do recreio, se faziam pela milenar disputa do “pedra, papel, tesoura”, também conhecido como “joquempô”.

Num estudo da Universidade de Londres, Richard Cook e seus colegas analisaram o comportamento de 45 adultos disputando rodadas da brincadeira. Detalhe: nas partidas, um ou ambos jogavam de olhos fechados.

O resultado surpreende: houve mais empates que o habitual e, quando alguém ganhava, na maioria das vezes era a pessoa de olhos fechados.

Os cientistas descobriram, ainda, que os jogadores de olhos abertos sempre mostravam a mão com um atraso sutil, de cerca de 200 milisegundos, mas o suficiente para tentar imitar o competidor vendado. Isso se deve ao nosso impulso de querer imitar quem está à nossa volta. E nem adianta espernear e dizer que você é original/autêntico; Peter Enticott, psicólogo de Melbourne, Austrália, diz que esse tipo de imitação está além do nosso controle.

Via NewScientist.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • João Silva

    Nada disso, eu não comprei um android pq todo mundo compra, não comprei.

    Comprei?

    • Well Dias

      Comprou, e agora está se perguntando porque diabos comprou o android se você não precisa de tantos recursos. 🙂

      • João Silva

        Me conformei, agora, uso o meu SGS praticamente como um tablet nano. Deveria ter comprado um nokia qq e um tablet com 3g.

  • Rafael Dourado

    Será que foi por isso que o jogo de Pedra papel tesoura online que eu bolei não fez sucesso?

  • Danilo Araujo Luiz

    Prefiro Pedra, Papel, Tesoura, Lagarto e Spock!

  • Por isso que quando eu jogava na escola, sempre ficávamos de costas um para o outro e colocávamos a mão para o alto.

    • Vendeck

      Meu 1 contato foi no jogo ALEX KID no megadrive, depois, nunca mais…

  • Maumau Takemura

    Tinha um amigo que era previsível… Quando ele ia fazer papel arregalava os olhos, pedra, “apertava” os olhos e qdo sem, tesoura… uheuaeheuah

  • André Luis Dantas

    Pergunta: esse jogo é comum no Brasil? Eu só tomei conhecimento dele através do cinema norte-americano, tanto que eu pensava que fosse coisa só deles. Aqui no Rio de Janeiro, só me lembro de disputas sendo decididas pelo velho par-ou-ímpar ou pelo zerinho-ou-um. Nunca vi ninguém fazendo pedra-papel-tesoura.

    • Ivan

      Na minha terrinha também nunca tinha brincado disso… só tomei conhecimento da brincadeira quando comprei um tamagotchi

    • Wallacy Freitas

      Por aqui todo mundo joga…

    • Ivan B. Prado

      Você é novo, né?

  • Anônimo

    Gostei. Será que tem estatística para ver qual sai mais? Não sei mas acho que a mão fechada (pedra) é mais intuitiiva. Depois viria a mão aberta (papel) e finalmente os dois dedos (tesoura). Eu costumava ganhar no papel. Sorte ou dedução?

  • Anônimo

    Gostei. Será que tem estatística para ver qual sai mais? Não sei mas acho que a mão fechada (pedra) é mais intuitiiva. Depois viria a mão aberta (papel) e finalmente os dois dedos (tesoura). Eu costumava ganhar no papel. Sorte ou dedução?

  • Celso Nunes

    Jo Quem Pô!
    Aqui na Região de Mogi muito comum. Mas o que eu nunca tinha ouvido falar era de zerinho-ou-um. E sim de dois-ou-um.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples