A foto mais cara da história (novamente)

Bem, não é segredo para ninguém que cada vez mais a fotografia vem se consolidando e sendo reconhecida como uma importante arte visual. Muitos não davam o devido valor à prática e no Brasil era difícil encontrar galerias de arte que promovessem exposições ou vendessem fotografias como obras de arte. Isso mudou, ainda bem. Agora, fotografias são leiloadas e vendidas por preços altíssimos no mundo inteiro.

Claro que muitos discutem sobre os valores alcançados por obras que parecem serem simples. Mas, vários fatores devem ser levados em consideração quando analisamos a venda de uma imagem. A época em que ela foi feita, o movimento artístico que ela representa, a importância do autor da imagem dentro desse cenário e, acima de tudo, se ela representa alguma ruptura. Porém, mesmo assim, ainda existem alguns critérios subjetivos envolvidos na valorização de uma fotografia. É fácil entender porque uma fotografia de Cartier Bresson ou Ansel Adams é vendida por milhões de dólares enquanto outras obras nos parecem muito simples para valerem tanto dinheiro.

Essa pequena introdução para preparar  o leitor para o fato a seguir. No dia 22 de maio, na casa de leilões Christie’s, uma foto de Cindy Sherman foi vendida por  3,89 milhões de dólares. A obra, chamada apenas de “Untitled #96” faz parte da série de auto-retratos da artista. Cincdy é fotógrafa e diretora de cinema, e seus auto-retratos se tornaram famosos por levantar questões sobre o papel da mulher na sociedade. Vejam abaixo a imagem mais cara do mundo.

Fonte: Pop Photo

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Diego

    A foto tem uma composição bem interessante, mas valer tudo isso?!…
    Aliás, uma dúvida: Quem pagou por essa fotografia pagou pelo quê? Pelo copyright? Pelo negativo (a foto é de 1981)? Eu entendo que uma pintura pode ser considerada única, mas uma fotografia – na minha opinião – está mais para um arquivo de música, por exemplo.

    • @Diego, o mundo de fotografia de arte possui várias vertentes. As vezes você compra apenas a cópia, mas ela não chega a custar tão caro. Geralmente, quando o artísta produz obras para a venda ele faz um número pequeno de cópias e destroi o negativo, para que cada cópia possa ser única. No caso da foto acima, a que foi comprada é a única cópia existente. É como se fosse um quadro mesmo.

      • Diego

        @Gilson Lorenti, Ah, entendi. Obrigado por esclarecer!

      • garoa

        @Gilson Lorenti, beleza, então é scannear… 😆

    • Tiskaniska_BR

      @Diego,
      Olá Diego, se você pensar bem, se a foto não tiver cópias ela é um momento único, assim como uma pintura, pode-se chegar ao próximo ou parecido, más muda muita coisa (luz, posição, expressão e até a posição da câmera.).

      • Marcelo13

        @Tiskaniska_BR, Scanner e temos a foto de novo… =P

        • @Marcelo13, Tenta escanear o quadro da Mona Lisa e você vai ver que não é exatamente a mesma coisa… hehe

          • garoa

            @Vitor Prado, a pintura tem relevo pelas pinceladas. Usando um scanner de alta resolução, daria pra digitalizar cada ponto em separado de tinta…

        • jeffharacaju

          @Marcelo13, Concordo com o Marcelo, mas escanear a Monalisa como se ela é um quadro, ele quis comentar de uma foto eu acho, mas tudo bem, na minha ignorancia artistica eu acho muito caro por uma fotografia valer tudo isso, mas fazer o que existe louco pra tudo…

  • waldir.leoncio

    Poxa, por que eu fui jogar fora aquela foto que tirei do poste de luz defeituoso que encontrei ontem?

  • Pagar caro por uma pintura ou foto é apenas uma forma de lavar dinheiro.

    • a13x

      é igual ganhar na loteria no brasil… cada um tem sua forma de lavar dinheiro.

  • Acho que essa foto nem mostra nada do papel da mulher na sociedade. Parece uma adolescente pensando na vida durante uma depressão na qual comeu a última Ana Maria da casa (aquilo é um guardanapo?).

  • O valor do produto depende do seu interesse por ele. Eu nao compraria essa foto do mesmo jeito que nao compraria a Mona Lisa. Minha vo nao gastaria o que eu gasto por computador, nem meu pai no tanto que gasto com computador. Eu nao gastaria o tanto que a @alinebicudo gasta com esmalte nem o tanto que muita gente paga pelo iPad.

    • garoa

      @criscmaia, essa coisa de tratar tudo como produto é muito pueril, reação primária de uma sociedade de consumo sem maiores valores do que o preço. As maiores conquistas humanas não podem ser tratadas como mero produto e tentar fazê-lo valer por conta de sua popularidade. Qualquer forrozeiro barato vende bem mais que Beethoven, mas sua importância e desenvolvimento de idéias no esquema geral da humanidade são nulas em relação ao mesmo.

    • @criscmaia, se meus pais soubessem o quanto gasto em jogos originais… Me estimulariam a pirateá-los. 😛

  • juarezpedra

    Só isso?

  • anedox

    Que foto michuruca.

  • marceloquintarelli

    a prova cabal de que gente idiota e seu dinheiro logo se separam.

  • Sério… mesmo?

  • garoa

    e a mulher ainda parece um moleque

  • garoa

    mas até que tá boa perto da pintura mais cara do mundo:

    http://en.wikipedia.org/wiki/No._5,_1948

    não, o artista não pediu pro filho patinar por cima. Sabem o que é isso? Não é arte, é só um milionário piadista que resolveu desembolsar uma nota preta em algo mais que cocaína.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia