Shokonsai – resultado de um ensaio

Ano passado consegui realizar uma de minhas grandes metas aqui na região de Presidente Prudente. Conseguir montar um grupo, com apoio da Oficina Cultural Timochenco Webih, para registrar o Shokonsai na cidade de Álvares Machado. Se você quer saber um pouco mais sobre isso, é só dar uma olhada no texto que escrevi na época da finalização do ensaio.

Foi uma grande atividade, envolvendo um público diversificado e que agora vai finalmente se transformar em uma exposição. A intenção é que ela seja inaugurada durante o Shokonsai desse ano, mas ainda não está nada fechado. O que posso dizer é que, além do resultado já alcançado, creio que consegui montar um grupo fixo para continuar registrando o evento com o intuito de ter (daqui uns 10 anos) uma quantidade de material realmente representativa do que estamos querendo mostrar. Uma exposição mais rica ou um livro não estão descartados. Se até a Maria Bethania conseguiu patrocínio, por que a gente não pode?

Um bom ensaio deve sempre primar pela unidade temática, uma boa história a se contar, e pela sua unidade formal, uma estética própria que vai garantir uma boa ligação entre todas as imagens. Portanto, um trabalho produzido em grupo deve estar muito bem afiado para que não fique parecendo uma sopa de letrinhas ao final. O vídeo abaixo é o resultado do que conseguimos no ano passado. Antes que alguém jogue pedras no trabalho, cabe lembrar que essa foi a primeira tentativa e estávamos em um grupo extremamente heterogêneo. Diversas idades, diversas faixas de conhecimento cultural, diversos objetivos e, acima de tudo, diversos níveis de conhecimento fotográfico.

Pela primeira vez trabalhei com adolescentes e pessoas da terceira idade. Alguns com conhecimento avançado de fotografia e outros que não possuíam nem câmera. A experiência foi enriquecedora e divertida. Para o próximo evento o grupo está um pouco mais compacto, porém mais decidido. Novos resultados vão aparecer por aqui em julho.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • A idéia é bem interessante. Espero que dê tudo certo nos próximos anos para vocês conseguirem montar um livro.

  • lucky

    lindo trabalho, parabens.
    Adoro a cultura japonesa.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia