Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic Lumix FZ100 e Lumix FZ40

Panasonic Lumix FZ100 e Lumix FZ40

14 anos atrás

Nessa semana também tivemos o lançamento de algumas câmeras da Panasonic. Embora não seja uma das fabricantes tradicionais da fotografia, a Panasonic entrou com força no mercado fotográfico tendo como grande trunfo uma parceria com a Leica. No começo eram equipamentos muito ruins, com uma quantidade absurda de ruído, mas a coisa foi melhorando e agora eles estão no topo, como uma das gigantes do setor. E estão no topo porque apostaram em recursos eficientes e muito bacanas. Por exemplo, o estabilizador de imagem da linha FZ é uma coisa absurdamente eficiente. O reconhecimento de faces, inclusive com a possibilidade de gravar um rosto e sempre fazer o foco nessa pessoa quando ela estiver na cena, é outra coisa muito legal.

Entre os lançamentos, temos que destacar duas câmeras. A primeira, e que deve se tornar a mais avançada compacta ultrazoom da empresa, é a Panasonic FZ100. O equipamento impressiona primeiramente por conta da distância focal. Ela é equipada com uma lente LEICA DC VARIO-ELMARIT com 24x de zoom ótico, fazendo com que a câmera tenha uma distância focal equivalente a uma 25-600mm, e com abertura de diafragma máxima de f/2.8 – f/5.2.  O único problema que sempre vejo nessas câmeras ultrazoom é a questão da estabilidade na distância focal máxima. Nesse caso não existe estabilizador de imagem que faça milagres.

Outro ponto de destaque é que a câmera fará uso de um sensor MOS (usado na linha micro-quatro-terços), em vez do tradicional CCD, com 14,1 megapixels de resolução máxima. Segundo a Panasonic, que criou o sensor MOS, ele possui a mesma qualidade do sensor CCD e o consumo de energia de um sensor CMOS. A câmera também tem estabilizador de imagem, modo manual completo (assim como os modos de prioridade de abertura e velocidade), ultima geração do processador Venus Engine FHD, monitor LCD de 3 polegadas e gravação de vídeo em Full HD (1980 x 1080 pixels) no formato AVCHD. O destaque principal, como novidade que chama mesmo a atenção, é a capacidade de fazer 11 fotos por segundo no modo contínuo usando a resolução máxima e 60 fotos por segundo com perda de resolução.

A Panasonic FZ100 vai estar disponível em agosto com preço sugerido de US$ 499,95.

A outra câmera de destaque é a Panasonic FZ40, que nada mais é do uma irmã menor e menos poderosa da FZ100. Aqui temos um design muito parecido, a mesma lente Leica com a mesma distância focal, mas o sensor que encontramos no equipamento é um CCD de 14.1 megapixels. O visor LCD também é de três polegadas, mas com metade da resolução da FZ100. Outra diferença é que a câmera grava vídeos em alta definição com 1280 x 720 pixel no formato AVCHD.A câmera possui modo manual completo, inclusive com os modos de prioridade de velocidade e abertura.

As duas câmeras são equipadas com o Sonic Speed auto-focus system que, segundo a Panasonic, oferece o auto-focus mais rápido do mercado para câmeras dessa categoria. A Panasonic FZ 40 vai estar disponível em agosto com um preço sugerido de US$ 399,95.

panasonic lumix fz 100

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários