Coloque vídeos do YouTube no WordPress sem plugins

Este é o primeiro de, talvez, uma série de posts com dicas de recursos bacanas, porém pouco conhecidos do WordPress. Escrevi “talvez” ali porque a transformação desse singelo post numa série depende de vocês, leitores. Se gostarem dessa primeira parte, daremos continuidade a ela. Se não for o caso, aí tentamos outra série sobre outro tema mais interessante.

***

O YouTube trouxe, enfim, os vídeos para a Internet. Graças a um algoritmo de compressão pesada e o uso do Flash, tecnologia onipresente nos PCs, o serviço hoje da Google popularizou o vídeo na Web.

Com a popularização, o conteúdo em vídeo transcendeu os domínios do YouTube e começou a aparecer em outros sites, via código embed. Esse código, em geral bastante grande, embarca (tradução literal de “embed”) um vídeo numa página qualquer. Trazer vídeos do YouTube para um sistema de publicação como o WordPress, por exemplo, está longe de ser tarefa difícil. Na página de um vídeo, basta localizar o código, que na versão brasileira fica oculto no botão “Incorporar”, copiá-lo e colá-lo no editor HTML do blog. Em imagens:

Não é um procedimento dos mais difíceis, especialmente considerando a ampla margem à personalização que ele oferece. Com poucos cliques, pode-se definir tamanho do vídeo, qualidade da imagem, cor da borda e outras variáveis do player a ser embarcado. Há concorrentes mais completos nesse sentido (Vimeo, por exemplo), mas o que o YouTube oferece já é o bastante.

Na prática, o resultado é esse:

Vale dizer que o próprio código aceita intervenções mais específicas. É possível, por exemplo, definir um ponto exato onde o vídeo deve começar a tocar, ou remover os vídeos relacionados que surgem após o término da execução. Este artigo do MakeUseOf (em inglês) traz dez dicas legais do tipo.

Desde a versão 2.9 do WordPress, porém, essa tarefa foi facilitada. Através da implementação do formato aberto oEmbed, agora basta copiar a URL, ou seja, o endereço do vídeo para o editor do WordPress que ele mesmo se encarrega de “convertê-lo” no código embarcado.

De modo simplificado, isso:

Código embarcado colado no editor do WordPress.

Código embarcado colado no editor do WordPress.

Vira isso:

Copie a URL, o WordPress, com a ajuda do oEmbed, faz o resto.

Copie a URL, o WordPress, com a ajuda do oEmbed, faz o resto.

Simples de tudo. Para que a mágica aconteça, é preciso ter ativado o recurso nas configurações do WordPress. Em Settings, clique no submenu Media, e marque a opção Attempt to automatically embed all plain text URLs. Assim, o oEmbed entra em ação.

Além do básico, que é transformar endereços texto plano em mídia embarcada, o oEmbed permite pequenas personalizações, como na dimensão do vídeo. O código abaixo, por exemplo, redimensiona o vídeo para 300px de largura (a altura mantém-se proporcional):

[embed width="300"]http://www.youtube.com/watch?v=6ILQrUrEWe8[/embed]

O código acima resulta nisso:

Por razões de segurança, o WordPress restringe a atuação do oEmbed a sites reconhecidamente confiáveis. Usuários avançados podem incluir outros domínios nessa lista, mas por padrão, os abrangidos pelo recurso são:

Existem muitos plugins destinados à tarefa de embarcar conteúdo multimídia ao WordPress, como o WP YouTube e o Viper’s Video Quicktags. Nunca os achei úteis, agora, menos ainda graças à implementação do oEmbed ao WordPress.

Cada vez mais os vídeos desempenham papel importante na produção e disseminação de conteúdo na Web. Facilitar a propagação deles é uma atitude muito legal da Automattic, afinal, a maioria não tem intimidade alguma com tags HTML ou plugins que reinventam a roda.

Links de referência:

Relacionados: , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • João Pedro

    O site de dicas ajuda bastante…

  • Ghedin, blz?

    olha, com essa mesma dica, pode-se incorporar pps através do gdocs tb.

    veja me meu blog como eles ficam:

    http://wallysou.com/2010/07/09/relato-maravilhoso-e-emocionante/

    [ ]s

  • tiagodami

    to aqui so pra ocmentar que a série de posts deveria continuar.
    não uso o wordpress, uso o blogger.
    abraços.

  • Continue a série, sim!
    Não tinha idéia que o WordPress facilitava a vida assim, sempre copiava o código embed hehe

    No aguardo das próximas.

  • rodflash

    Na verdade, desde a versão 2.x, o WordPress permite inserir links de vídeo de vários sites sem o uso de plugins ou mesmo mexer no código HTML.
    É só fazer o seguinte:
    – Clique no botão inserir mídia (é o último da fileira de botões que fica no topo do editor, logo após o de inserir áudio, na mesma barra que utiliza-se para inserir imagens)
    – Clicar na aba de inserir de uma URL
    – Colocar o link do YouTube

    Ele automaticamente cria as tags em Flash e ainda adapta o vídeo com a largura do tema (se estiver definido).

  • Muito bem explicado Rodrigo, creio que se houver uma coluna de WordPress aqui no MeioBit seria muito útil, além de claro agregar mais uma ‘coisa’ para o site.

  • Muito boa dica! Me ajudou bastante!

  • Já costumava a embarcar vídeos por html, mas não sabia do oEmbed, muito interessante. Sinto falta desses posts com dicas que sempre apareciam no Winajuda…

  • RSeiti

    Muito bom texto. Vai ajudar a muitos.
    Valeu!

  • moabe.leite

    Interessante o post, deveria continuar, pois esse novo wordpress 3.0 traz muitas melhorias e que a maioria das pessoas desconheçe.

    Abraços

  • Excelente dica. É muito ruim ter vários plugins instalados no wordpress.

  • Começou muito bem a série. Ótimo texto!

  • dougbass

    Muito Legal, vou adicionar em meu site, http://www.mobiliarioparaescritorio.com.br
    Site de Móveis para escritório

  • Vinigregorio

    parabens amigão!!
    muito obrigado mesmo!
    salvou a patria

  • Boas, eu tenho um site com acordes pra guitarra, e por isso no fim de cada post leva um video da musica, mas eu queria por o video a aparecer a flutuar logo no inicio no lado direito do site, mas nao sei como fazer sem ter de postar o codigo todo do youtube e também não encontro nenhum plugin.

    Podem ajudar-me?

    Obrigado

  • Wendel Sousa

    Muito bom o site! Parabéns!

  • Felipe Akira

    Amigo parabens cara…..poxa agradesço dimais mesmo….to umas oito horas tentanto resolver que desenvolvi um site e coms os plugins não rodava videos nem com milagre….parabéns cara…..sério mesmo

  • MUIIIIIITOOOOO OBRIGADO!!!!!! 🙂

  • Muito obrigado! Salvou minha srsr! Estava a horas procurando por isso!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis