Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » E o Ubuntu fica cada vez mais parecido com o Mac OS...

E o Ubuntu fica cada vez mais parecido com o Mac OS...

Fundador da Canonical revela planos para trazer menu global integrado ao Ubuntu Netbook Edition, a partir da próxima versão (10.10). Apesar das semelhanças com o similar do Mac OS X, da Apple, a implementação traz novidades interessantes.

14 anos atrás

Tornar o Ubuntu mais bonito, sem esquecer da usabilidade, parece ser a obsessão atual da Canonical. A versão 10.04 dessa popular distribuição Linux inaugurou uma nova e bem recebida identidade visual, segundo muitos inspirada no look and feel do Mac OS X, da Apple. Os botões de controle das janelas à esquerda é uma das maiores provas disso — mas se você não gostou, dá para reverter ao que era antigamente, à direita.

Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu, escreveu em seu blog um plano para a edição destinada a netbooks do Ubuntu 10.10, codinome Maverick Meerkat: menu global habilitado por padrão. A intenção é economizar espaço vertical, geralmente restrito a 600 pixels nesse tipo de equipamento, removendo das janelas menus e títulos, colocando-os todos na barra de menu do topo.

Barra do Leopard.

Ops, imagem errada, desculpaê. Agora sim:

GlobalMenuWindows

A Global Menu Bar for GNOME virá ativada apenas na Netbook Edition, embora possa ser instalada nas edições "maiores".

Apesar da semelhança de implementação e conceito com o mesmo recurso do Mac OS, a solução do Ubuntu promete ir além. A intenção é mover, além do menu principal, o título da janela e os botões de controle para essa barra superior. Essas informações ficariam aparecendo durante o uso dos programas, e o menu só daria as caras quando o cursor do mouse passar por cima, ou a tecla Alt for pressionada. Eliminar a barra de títulos gera uma economia de 24 pixels, ou 4% da área vertical da tela (considerando 600 pixels).

Shuttleworth ainda diz que, em média, usuários de netbook trabalham com poucos programas abertos, todos maximizados, e que as mudanças propostas com a inclusão da Global Menu Bar tornam a experiência de utilizar um netbook melhor. No papel, parece tudo muito legal, mesmo.

O Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat tem data de lançamento prevista para 28 de outubro de 2010.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários