LinkedIn agora também fala português!

Fui convidado para participar de uma coletiva online com Arvind Rajan, vice presidente de operações internacionais do LinkedIn, uma empresa que foi fundada em 2003 e tem como principal missão conectar os profissionais do mundo.

Rajan nos mostrou alguns números bem impressionantes do serviço, que tem hoje em dia 65 milhões de membros, com uma nova inscrição a cada segundo e cerca de 2 milhões de novos usuários a cada mês. Hoje em dia existem meio milhão de empresas cadastradas no LinkedIn, que usa como principal forma de divulgação a própria colaboração e conversação entre os usuários. Mais da metade das empresas do Fortune 100 são clientes do serviço.

O número de inscritos no Brasil chega a quase um milhão, e deve aumentar consideravelmente com a versão em português do LinkedIn, que está sendo lançada hoje. A partir de hoje, o português passa a ser o quinto idioma do LinkedIn, facilitando a interação entre os profissionais brasileiros cadastrados no sistema. O LinkedIn já tinha versões em inglês, francês, alemão e espanhol.

O Brasil é um dos países com o crescimento mais rápido em número de membros do LinkedIn, e já conta com 8.000 grupos relacionados aos profissionais e as nossas empresas, tudo isto sem uma versão localizada. A empresa acredita que muitos desenvolvedores brasileiros irão se interessar em criar programas usando a plataforma do LinkedIn.

Perguntei a Arvind Rajan qual é a expectativa de crescimento do LinkedIn no Brasil com a nova versão em português, e ele respondeu que espera um “tremendo crescimento”, mas prefere não citar números e aguardar para ver como será a repercussão. A mesma estratégia foi usada no lançamento da versão para a Índia, onde hoje já existem mais de 5 milhões de profissionais cadastrados.

A promoção da versão em português será feita através dos usuários, que sempre foram os maiores incentivadores do uso do serviço. Cada usuário brasileiro cadastrado no LinkedIn receberá um e-mail informando sobre a disponibilidade do idioma, e terá a opção de mudar para português, se assim preferir.

Se você já tem uma conta no LinkedIn e gostaria de passar ela para português, basta visitar o site http://www.linkedin.com/portugues. Se você quer criar uma nova conta em português, é só digitar http://br.linkedin.com.

Leia o post de Arvind Rajan em seu blog para saber mais. Conheça também algumas dicas para usar o LinkedIn de forma mais eficiente (em inglês).

Relacionados:

Autor: Nick Ellis

Nick Ellis é autor do Meio Bit, Digital Drops e Blog de Brinquedo.

Compartilhar
  • Eu tenho vontade de partir para a fotografia como um hobby oficial, deixando de lado as cybershots =p

    eu tenho achado fantastico os trabalhos feitos em macro e em longa exposição, a D3000 seria uma boa? há alguma mais indicada para qume quer começar?

    • @HeryckDM, por algum motivo meu post da nikon d300 caiu aqui! alguém move isso ou apagar?

    • Comentário no post errado?

  • Espero que corrijam o problema de ficar alterando idioma. Por mais que você faça o login pela página em português, basta navegar um pouco e tudo retorna ao inglês. Pelo menos por aqui aconteceu isso.

    Mas pelo menos é mais uma rede social que adere ao português.

  • byhegon

    Nossa ja uso ele faz um tempão até que enfim colocaram o Português Br para funcionar.. já estava cansando de gastar meu ingles mao mé nele rss

  • Espero que corrijam o problema de ficar alterando idioma. Por mais que você faça o login pela página em português, basta navegar um pouco e tudo retorna ao inglês. Pelo menos por aqui aconteceu isso.

  • "A empresa acredita que muitos desenvolvedores brasileiros irão se interessar em criar programas usando a plataforma do LinkedIn"?????

    Alguém aqui já tentou submeter apps? Eu já, e o processo não tem nada de aberto ou participativo. Sinceramente, não imagino como eles pretendem que os desenvolvedores botem os apps para funcionar. Só faltou o cara falar sobre isso, ao invés de fazer auê em cima de uma mera tradução de interface – que os próprios usuários já identificam como deficitária.

    • Defina o que você quer dizer como deficitária. Porque esta tradução certamente irá trazer muitos lucros para o LinkedIn.

  • Fico imaginando o povo do Orkut tentando migrar p/ o LinkedIn…
    "Owwwwww, me contrataae, mano!!!"

    • predador00

      @Dauto, lawl

  • Fazem 3 anos que uso o serviço, em Londres recebi várias propostas de emprego através dele. Vamos ver se pega aqui né.

  • Estive lá na Edelman hoje conversando com o Rajan. A impressão que tive foi que eles estão empolgados. Em pouco tempo e sem suporte ao nosso idioma, o Linkedin já tem cerca de 1 milhão de usuários brasileiros (curiosidade: 99% deles usam o site em inglês, o restante em espanhol).
    Ainda não vem um escritório local, mas eles estão já se preparando. Já possuem parceiros locais para representá-los e profissionais que falam nosso idioma no atendimento.
    Em breve então, LinkedIN BR 😉

  • A impressão que eu tenho é de que a maioria dos usuários do LinkedIn pré-br foram de maioria da área de informática, por estarmos já ciente do potencial, pela fraca divulgação do serviço e principalmente pela limitação da língua. seriam mínimos descontextualizados que dariam importância a uma comunidade virtual de gente querendo emprego e ainda por cima em inglês… onde eles encontrariam brasileiros? (Claro que inglês pra nós é fundamental… estou citando outros usuários finais)
    Acredito que o pós-br será de uma lenta mas ampla diversificação e incrementação da comunidade.

    • Marcos

      Infelizmente.

  • Tomara que não se estrague como aconteceu com o Orkut.
    Quando começa a "abrasileirar"…

  • Por favor, como usuário novo do LinkedIn (and i still preffer the english version), tem algum modo de eu conseguir me engajar em alguma vaga que ele acha SEM ter que pagar horrores para sites externos? Por favor, qualquer ajuda é bem vinda. ***********@*******.com Obrigado!

    Moderado: Não coloque seu e-mail em um comentário. Spammers adoram.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples