Meio Bit » Arquivo » Internet » Falsa Denúncia: Wikipedia hospeda pedofilia

Falsa Denúncia: Wikipedia hospeda pedofilia

14 anos atrás

A Wikipedia tem a capacidade de despertar paixões, gente morando no porão sem nenhuma instrução formal pode virar "Editor da Maior Enciclopédia Online do Universo", bastando ter tempo para fazer copy/paste, isso gera uma sensação de poder incrível, vide as respostas raivosas dos wikitards neste meu post de 2006.

O curioso é que essa sensação de poder sobe por toda a pirâmide, chegando ao topo e à atitude babaca de Jimmy Walles, que terminou com a namorada editando seu perfil na Wikipedia.

Agora a briga foi muito além, diria eu que chegou no esgoto. Larry Sanger, um dos fundadores da Wikipedia e que abandonou o projeto em 2002 desde então tem atacado o projeto. Muitas de suas alegações são válidas, a panela é fechada, Editores usam de suas opiniões pessoais para decidir o que é válido e o que não é, Experts não são considerados, etc. Mas agora ele perdeu toda a moral de falar mal da Wikipedia.

Larry Sanger escreveu uma carta denunciando a Wikipedia ao FBI por... hospedar pedofilia.

Na mensagem Larry utiliza como exemplo a imagem acima, do verbete sobre "Lolicon". Também denuncia as imagens deletadas no verbete sobre Pedofilia. Ele faz um drama fantástico:

"Acredito que a Wikimedia Commons, de propriedade e hospedada pela Wikimedia Foundation, da California, esteja conscientemente distribuindo pornografia infantil. As instâncias mais claras que achei (não quis procurar muito) estão linkadas aqui [link apagado], é uma categoria sobre pedofilia e [link apagado] aqui, uma categoria sobre algo chamado lolicon. Não sei se há mais, mas não ficaria surpreso se houvesse"

Ou seja: Ele achou dois casos, completamente questionáveis, não se interessou pelo conteúdo, sequer LEU o que era "algo chamado lolicon" e assumiu que era seu dever de cidadão denunciar ao FBI.

A Wikipedia é tão puritana que sequer tem um verbete próprio pro Pedobear. David Hamilton, fotógrafo legítimo (mas controverso, mesmo nos anos 70) e notório ninfeteiro não tem nenhuma foto de suas modelos menores peladas, no artigo da Wikipedia. De todos os defeitos da Wikipedia, incitação a Pedofilia não está entre eles.

Larry Sanger está desesperado atrás de atenção, ele precisa divulgar o Citizendium (notem a ausência de link), seu fork da Wikipedia, baseado em Experts e editores devidamente identificados, que mal conseguiu passar de 13 mil verbetes.

Ele conseguiu, afinal de contas agora todo mundo sabe que na falta de argumentos Larry Sanger o acusará de pedófilo. Todo mundo também sabe que Larry Sanger é um idiota que vê o mundo em Preto e Branco, e que teria uma síncope se soubesse que a Wikipedia tem uma mascote semi-oficial e semi-lolicon, a Wikipe-Tan. Pra não falar na reação a verbetes realmente controversos, como a capa do álbum Virgin Killer, do Scorpions, proibida em vários países. (não clique)

Denúncias como a de Larry Sanger são malignas de todos os sentidos. Enfraquecem as denúncias reais sobre pedofilia, enfraquecem os questionamentos reais sobre a Wikipedia, enfraquecem a liberdade de expressão e enfraquecem até o Sistema de Ensino, já que o cidadão age como um troll de 13 anos querendo se mostrar no Twitter, quando (ao menos em teoria) é um homem de 42 anos com um PHD nas costas.

Bola fora para Larry Sanger.

Fonte: Sankaku Complex

relacionados


Comentários