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Retro Game Designer quer facilitar criação para consoles antigos

Conheça o Retro Game Designer, ferramenta para desenvolvimento de jogos para videogames clássicos e que está tentando um financiamento coletivo no Kickstarter

24/09/2024 às 9:05

Se algum dia você sonhou criar seus próprios jogos e adoraria fazer isso para os consoles em que cresceu jogando, hoje temos várias ferramentas que facilitam esse processo. Porém, a iniciativa de um game designer pretende tornar ainda mais acessível o desenvolvimento para Mega Drive, Atari Jaguar, PlayStation, Game Boy Advance e Dreamcast. O nome da ferramenta? Retro Game Designer.

Zia and the goddesses of magic, jogo de OrionSoft (Crédito: Divulgação/OrionSoft)

Idealizado por um francês conhecido como OrionSoft, o Retro Game Designer é um kit de desenvolvimento para Windows e Linux cujo objetivo é tornar o mais simples possível a criação para aqueles consoles.

Segundo sua página no Kickstarter, “essa ferramenta usa uma interface gráfica muito simples e amigável, permitindo que você importe recursos como imagens de fundo, folhas de sprites, tilemaps, músicas, efeitos sonoros e combine tudo isso no jogo, exportando esse jogo como arquivo ROM ou ISO, então você pode jogá-lo em um flash cart, um emulador ou um CD-R.”

Ou seja, com algo assim poderemos desenvolver para algumas das plataformas mais adoradas de todos os tempos (você não, Jaguar!) e ter os títulos rodando nos aparelhos originais, não apenas em emuladores. Mesmo exigindo a utilização de algumas soluções para fazer isso, como um flash cart, não deixa de ser uma proposta bem interessante.

Retro Game Designer

Crédito: Divulgação/OrionSoft

Mas para chegar a uma ferramenta tão promissora, seu criador afirma que precisou de muitos meses para simplificar o processo de utilização do Retro Game Designer. Ele também dedicou um bom tempo à implementação da interface gráfica, facilitando assim sua utilização para quem não possui familiaridade com programação.

“Cada engine de jogo requer várias camadas de coisas para editar a fim de criar um jogo final,” explicou OrionSoft. “Por exemplo, um RPG precisará de muito mais trabalho do que um simples jogo de aventura por texto, é por isso que fiz vários objetivos [na campanha de financiamento coletivo], da mais simples engine de jogo para as mais complexas.”

Pois é aí que entra o primeiro (e talvez principal) problema relacionado ao Retro Game Designer. Para que o projeto seja financiado, seu criador precisa de pelo menos 22 mil euros, o que nos daria acesso a uma engine para a criação de adventures. Batida esta meta, a campanha ainda conta com outras quatro, cada uma garantindo outra engine para gêneros específicos. São elas:

  • 45 mil euros - Engine para jogos de plataforma;
  • 70 mil euros - Engine para Shoot'em Up;
  • 100 mil euros - Engine para RPGs;
  • 150 mil euros - Engine para jogos 3D (apenas PlayStation e Dreamcast).

Porém, se alcançar a maior meta poderia ser algo bem difícil, ao que tudo indica OrionSoft não conseguirá nem chegar a menor delas. Faltando 19 dias para o término da campanha, ela só arrecadou 2.590 euros, pouco mais de 10% da quantia necessária para o projeto ao menos garantir seu financiamento.

Mas o que poderia estar travando o financiamento de uma ferramenta tão promissora? Pois eu consigo enxergar alguns motivos, a começar pela necessidade de adquirirmos uma licença para cada console que quisermos desenvolver. Se o que mais atrai no Retro Game Designer é sua facilidade de produzir para várias plataformas, o ideal não seria podermos fazer isso com apenas uma compra?

Além disso, chamou minha atenção outras duas afirmações presentes na página da campanha. A primeira delas fala sobre as engines adicionais que seriam desbloqueadas de acordo com as metas. Segundo OrionSoft, cada uma exigiria seis meses além do prazo inicial de entrega (julho de 2025), devido o trabalho adicional para produzi-las. Embora a explicação faça sentido, estamos falando de ter que esperar (pelo menos) até julho de 2027 para colocar as mãos na engine 3D.

Já o segundo ponto diz respeito a quão funcional está a ferramenta, o que me leva a outro detalhe importante. A campanha diz que o Retro Game Designer ainda se encontra em estágios iniciais de desenvolvimento, com a página servindo apenas como uma demonstração do seu potencial. Porém, essa não é a primeira vez que OrionSoft tenta um financiamento para seu kit de desenvolvimento.

Retro Game Designer

Crédito: Divulgação/OrionSoft

Em 2018 o game designer lançou uma campanha parecida, também no Kickstarter, mas ela foi cancelada antes mesmo de o prazo acabar. Pode ser que ele não tenha se dedicada a ela desde então, o que seria normal, dado o trabalho que isso exigiria. Mesmo assim, não duvido que algumas pessoas estejam duvidando da capacidade do sujeito em entregar o prometido.

Porém, OrionSoft não é um iniciante. Como ele mesmo diz na campanha de financiamento, durante dez anos o desenvolvedor se dedicou a criar jogos com aspectos retrô, o que pode ser comprovado ao olharmos sua página ou conta no Steam. Ele afirma que o Retro Game Designer usaria essa experiência, nos dando acesso a uma ferramenta que ele mesmo utilizou, mas com uma interface mais amigável.

Se isso realmente aconteceria, pelo jeito nunca saberemos, mas achei sua ideia muito legal e adoraria poder usar esse método de produzir jogos. OrionSoft criou até um acessório de desenvolvimento que seria usado no PlayStation e que, ao ser conectado ao PC por um cabo USB, nos permitiria testar o jogo sem precisar queimar um CD. Como não ficar empolgado?

Mesmo que não consiga sucesso na campanha do Retro Game Designer, iniciativas assim mostram como a produção de homebrews ganhou força nos últimos anos, principalmente quando se trata de consoles mais antigos. De acordo com o próprio OrionSoft, parte do fascínio em produzir para aqueles aparelhos se deve a liberdade de criar o que quisermos, mas também devido às limitações impostas por tais máquinas. “Isso exige que você pense em como moldar seu jogo em torno dessas limitações técnicas,” defendeu.

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