Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Flash mobs violentos na Philadelphia

Flash mobs violentos na Philadelphia

14 anos atrás

Flash mob, em termos gerais, é uma mobilização de pessoas organizada de maneira rápida e descompromissada pela Internet. Existem várias iniciativas bacanas realizadas dessa maneira, e a maioria traz alguma mensagem bacana, serve simplesmente para divertir, ou então chamar a atenção. É um evento saudável (embora eu não tenha certeza se participaria de alguma 😛 ).

Na Philadelphia, porém, os flash mobs se tornaram caso de polícia. Isso porque o modelo está sendo usado para a prática de delitos e brigas gratuitas entre os organizadores, em geral adolescentes. No último sábado, por exemplo, 2 mil adolescentes se reuniram para bloquear o tráfego das ruas, pular  em carros e bater em pedestres. A brincadeira terminou com três prisões e muita violência…

Frank Farley, psicólogo e professor da Temple University, explica as motivações dos jovens para cometer esse tipo de imbecilidade: “É fácil de fazer, é emocionante, é divertido, e eles podem ligar a TV no dia seguinte e dizer ‘eu estive lá!’”.

fight-club-20100329

A situação é tão caótica que o prefeito Michael Nutter avisou que, caso essa estupidez (nas palavras dele) continue, instituirá toque de recolher para menores, começando às 10h30 em dias normais, e à meia-noite nos fins de semana, seguindo sugestão da polícia local. A polícia, aliás, passou a monitorar redes sociais para antever movimentações suspeitas, e nas ruas, os policiais passaram a monitorar estações de metrô em busca de atividades suspeitas.

O mais incrível é que mesmo uma ideia aparentemente inofensiva e eivada de fins pacíficos, como o flash mob, consegue ser deturpada por arruaceiros e transformar-se em caso de polícia. Nessa linha, daqui a pouco alguém vai inventar o NoF, Nerds on Fighting, variação do já lendário NoB (Nerds on Beer), do Marco Gomes…

Fonte: AP.

relacionados


Comentários