Foto de venezuelano ganha o World Press Photo

E saiu o resultado de mais um World Press Photo. O prêmio, considerado o mais importante do mundo do fotojornalismo, passou por várias polêmicas nos últimos anos por conta de acusações de manipulação e adulteração de fotos finalistas, mas segue forte como o desejo secreto de quase todo mundo que produz imagens para os grandes sites e meios de comunicação. Em fevereiro foram anunciados os finalistas e, agora, temos o grande vencedor.

A foto que levou o prêmio principal veio do vizinho Venezuela. A imagem foi feita pelo fotojornalista venezuelano Ronaldo Schemidt e tem o título de “Venezuela Crisis”. Ela foi feita durante uma das manifestações populares contra o governo de  Nicolás Maduro. Segundo a descrição oficial da foto:

“José Víctor Salazar Balza (28) pega fogo em meio a confrontos violentos com policiais durante um protesto contra o presidente Nicolás Maduro, em Caracas, Venezuela.O presidente Maduro havia anunciado planos para revisar o sistema democrático da Venezuela, formando uma assembléia constituinte para substituir a Assembléia Nacional, liderada pela oposição, consolidando os poderes legislativos para si mesmo. Líderes da oposição pediram protestos em massa para exigir eleições presidenciais antecipadas. Os confrontos entre os manifestantes e a guarda nacional venezuelana começaram em 3 de maio, com manifestantes (muitos dos quais usavam capuzes, máscaras ou máscaras de gás) acendendo fogueiras e atirando pedras. Salazar foi incendiado quando o tanque de gasolina de uma motocicleta explodiu. Ele sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo grau.”

Schemidt é fotógrafo da Agence France-Presse, com sede no México, e leva para casa o prêmio principal de US$ 12.300 e uma seleção de equipamentos da Canon. Sua foto também será exibida com outras fotos premiadas em uma exposição itinerante que chegará a 100 locais em 45 países ao redor do mundo para ser vista por mais de 4 milhões de pessoas. Além de ser elegida para o grande prêmio, a foto também foi a vendedora na categoria Spot News Single.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples