Google Public DNS

google-public-dns Com parte dos seus esforços para tornar a Internet mais rápida, ontem o Google liberou o Public DNS, seu próprio serviço de resolução de DNS público, que chega para concorrer com os das operadoras de Internet e o mundialmente conhecido OpenDNS.

Trocando em miúdos, o que o DNS faz é “traduzir” domínios para IPs, e vice-versa. Graças a esse importante serviço, podemos acessar sites digitando seus endereços (domínios), ao invés dos endereços reais, no caso, os IPs. Praticamente todos os provedores de Internet têm seus próprios serviços de DNS, e fora eles, o que mais se destaca é o OpenDNS, que se bem configurado, realmente torna a navegação mais fluída.

O Google, que já faz tempo dedica parte de seus esforços para tornar a Internet mais rápida, através de iniciativas como o navegador Chrome e o protocolo SPDY, colocou parte de seus engenheiros para trabalhar num serviço de DNS público que consiga lidar melhor com as necessidades do usuário médio, que diariamente faz uso centenas de vezes do servidor DNS. Assim surgiu o Google Public DNS.

Um dos grandes trunfos desse serviço é a facilidade em memorizar os endereços: 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Eles podem ser inseridos nas configurações do sistema operacional, ou diretamente no roteador. Nesta página há instruções mais detalhadas aos menos familirizados.

Além de velocidade, o Google Public DNS está a par com todas os padrões (nada de redirecionamentos e/ou páginas de erro personalizadas) e diretrizes de segurança do segmento. O único problema, especialmente para os mais neuróticos, diz questão à privacidade. Ciente disso, a empresa liberou uma página dedicada ao tema, onde, resumidamente, diz que a intenção do serviço é agilizar a conexão à web, colhendo o mínimo possível de informações do usuário.

Fonte: Google Official Blog.

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Maravilha! Eu já usava um DNS de IP fácil também 4.2.2.2 só que ele traz alguns problemas para domínios .br devido ao TTL dos servidores que entram no meio do caminho.

    Espero que com esse novo serviço do Google tenhamos uma alternativa interessante.

     

  • vandell

    Pode ser impressão, mas notei a internet um pouco mais rápida na transição entre as páginas.

  • kakaroto_BR

    Já dropei o opendns, show de bola.

  • O Google já sabe todas as nossas pesquisas, lê nossos  emails, documentos e agora também vai saber nossas requisições diretas a sites e serviços. É o início do fim. #teoriadaconspiração 8)

    • Nada verdade isso chama-se “dominação mundial”…

      • pingflood

        Desde que o mundo seja dominado com serviços desta qualidade, eu realmente não me importo.

        • thE Masterkey Blaster

          esse é o tipo de cara que escolheria viver dentro da Matrix! 😛

          • [Morpheus Mode ON]

            Ele tomou a pílula azul, foi a escolha dele. 😉

            Não condenemos: há pessoas que não estão preparadas para viverem na cruel realidade que cerca o hardware onde a Matrix está instalada.

            8)

            [/Morpheus Mode OFF]

          • pingflood

            Eu viveria COM a Matrix.  8)

            Não vai me dizer que você utiliza o Cadê? até hoje…  }:)

        • Heishiromitsurugi

             Não se engane, nenhuma empresa, pessoa ou organização tem capacidade ou direito de gorvernar o mundo, a história mundial nos prova isto, todas as tentativas fracassaram.

      • Joaquim Uchôa

        medo, muito medo… :O

    • shimatai

      É que o Google quer ter certeza que a maioria dos acessos é por interesses pr0n. 😀

  • Muito bom, o problema é o provedor nos deixar usar um DNS diferente. Até onde sei, faz algum tempo que aqui no Rio, o Velox nos obriga a usar os DNS “bixados” dele, mesmo que configuremos outros diferentes.

    Podem confirmar se ainda procede?

    • Pode crer . e com aquela maldita propaganda da oi em endereços inválidos.

    • Rhob

      O nome é sequestro de DNS. Liga pra lá reclamando, e ameaça processo por qualquer coisa relacionada a sua segurança e privacidade. No dia seguinte, faça o mesmo.

      SEMPRE ANOTE OS PROTOCOLOS.

      Antes do fim da primeira semana, eles vão parar de fazer isso contigo…

       

       

      Aqui funcionou…  😛

    • nand0

      Utilizo Velox e não tenho esse tipo de problema que você está reportando, usava o OpenDNS e agora estou testando o Google DNS.

  • All of your Base are belong to Us … Hail Google

    • William_T3l3s

      [offtopic] Com essa frase eu me lembrei do Warcraft III  haeuaheauhe!!! }:)  }:)

      • Mackanov

        Meme fail.

  • Também notei uma diferença grande aqui em casa…  :jawdrop:

    Minha mãe estava usando o notebook pela rede wireless e notou a diferença no mesmo momento que configurei o DNS no router…  :O

  • Camargos

    Não vejo muito lucro para pesquisas por endereços no Brasil, todas as pesquisas teriam que ir para os EUA para depois voltar para o Brasil e cair em DNS nacionais. É muito mais prático ir direto para os DNS daqui.

    E mesmo para endereços americanos o tempo de resolução de nomes de um servido DNS é muito rápido, não creio que terá uma mudança de velocidade perceptível, é somente mais uma forma de conhecer o que o povo anda fazendo.

     Lembrem que DNS somente faz resolução de nomes, não acelera navegação. Para testar vá no prompt e digite: ping http://www.uol.com.br * e veja em quanto tempo é exibido o endereço IP na linha de baixo (menos que um segundo), altere o DNS e limpe o cache (ipconfig/flushdns ), ping o endereço novamente e veja quantos milissegundos será mais rápido.

    * uol foi somente um exemplo.

     

     

    • marcospmr

      🙂 I dont think so.

    • Garanto que vc não é um feliz e contente usuário velox.

      • Camargos

        Realmente não utilizo velox, em quanto tempo ocorre uma consulta DNS sua?

        • Pow.. to na empresa, aqui tem opções melhores. Velox é a única opção em casa :(.
          Mas vou ver e posto depois.

    • Acho que o buraco é mais embaixo:

      Performance Benefits

      😉

    • luctimm

      ipconfig /flushdns e ping são as únicas ferramentas de verificação e análise de DNS que tu sabe usar, a ponto de achar o novo serviço do Google desnecessário? :O A resolução de nomes acontece o tempo todo, jovem gafanhoto. Se o servidor do Google for mais rápido que os DNSs locais, apesar da distância de um host local até ele for muito maior (em número de hops), a navegação será mais rápida SIM.  🙂

      Ainda não testei, por que aqui na empresa o firewall bloqueia consultas de DNS externas, o único DNS é o local, e ele faz o forward. Em casa eu vou medir os tempos certinho, utilizando programas que – de fato – se destinem à essa finalidade. 😉

      • Camargos

        Porque você diz que a resolução de nomes acontece o tempo todo velho gafanhoto? De um exemplo.

        E por favor, explique como o serviço DNS impacta na navegação?

        • ghustavo

          Jovem gafanhoto, se eu fizer um acesso para um site http://www.naoseiquesite.com.br para onde vai essa consulta par ao limbo??? é logico que meu DNS terá que fazer uma consulta para ALGUM servidor DNS que possua essa resolução, então essa consulta acontece constantemente. e sempre que é feito a limpeza do cache DNS local.

          então sim, cada site novo é uma ocnsulta nova. ou seja acontece sempre.

      • Camargos

        ok, use o nslookup se não gosta do ping, mas infelizmente não existe outra opção para limpar o cache dns além do ipconfig/flushdns *.

        Resolução DNS é feita pelo sistema operacional, o máximo que algum aplicativo irá fazer é enviar esta solicitação para o SO que fará a resolução, ou seja um ping ou nslookup são muito mais rápidos.

        Talvez o meu conceito de “tempo todo” seja diferente do seu ou do colega acima. No meu caso, digitar um endereço e teclar enter não significa “tempo todo” em que estou conectado. 

        E DNS é pura e simplesmente para facilitar a vida ***, para o fulano não ter que memorizar endereços IP, desabilite o seu DNS e digite 64.233.163.104 na barra de endereços daquele E azul **, a vida continuará existindo da mesma forma ****.

        E não, não tenho nada contra o Google, muito pelo contrário.

         

        * SO Windows

        ** peguei pesado com o E azul, mas não quis perder a piada.

        *** Sem levar em conta o Active Directory que utiliza registros SRVs e DNS reverso para servidores de correio, além de MX, Cname… ok serve para mais algumas coisas. Mas para navegação é somente para quem tem dificuldades com números.

        **** ok, host headers facilitam a vida de quem não tem IP sobrando, mas com o IPv6 tudo ficará mais fácil.

         

        • “Mas para navegação é somente para quem tem dificuldades com números.”

           

          Você deve gostar de programar montando binarios digitando 1 e 0 no notepad.

          • Camargos

            no notepad não.

          • Ou achar que nenhum domínio na internet compartilha ips…

        • luctimm

          “ok, use o nslookup se não gosta do ping, mas infelizmente não existe outra opção para limpar o cache dns além do ipconfig/flushdns *.”

          O Digg mostra até o tempo em que a resolução aconteceu. Com Digg e NSLookup você pode apurar de verdade se um DNS está ou não funcionando.

          “Resolução DNS é feita pelo sistema operacional, o máximo que algum aplicativo irá fazer é enviar esta solicitação para o SO que fará a resolução, ou seja um ping ou nslookup são muito mais rápidos.”

          Não, não é. Quem resolve nome é o servidor DNS, ou algum software de DNS que você use local. O sistema operacional local, se não possuir um DNS resolver, não sabe resolver nome.

          “Talvez o meu conceito de “tempo todo” seja diferente do seu ou do colega acima. No meu caso, digitar um endereço e teclar enter não significa “tempo todo” em que estou conectado.”

          A resolução de nomes não acontece somente ao acessar um site. Na web, acontece o tempo todo e você nem percebe. De uma imagem que esteja em outro site, uma banner no topo de página, uma estatística enviada para algum servidor…

          “E DNS é pura e simplesmente para facilitar a vida ***, para o fulano não ter que memorizar endereços IP, desabilite o seu DNS e digite 64.233.163.104 na barra de endereços daquele E azul **, a vida continuará existindo da mesma forma ****.”

          Sim, isso é verdade, o problema é quando o que deveria facilitar acaba por atrapalhar – vide DNS da Virtua ou Telefônica.

        • Wallacy

          Talvez os colegas não tenham sido claros, porém além da resolução do endereço do site, (que já faz umas 3 consultas), existe também a resolução de todas as referencias internas dentro do site,  dos subendereços,  das subzonas… etc.. São centenas de consultas…

          Não faz uma diferença tão grande assim considerando o que você disse, o fato do servidor está longe etc.. etc…, porém em diversos casos a velocidade de resolução do DNS pode fazer uma grande diferença sim. Mesmo com um delay maior na resposta.

          • Ressaltando que o tempo total de requisição inclui também o tempo de processamento. Se o servidor do Google estiver com uma boa banda e for muito potente, pode ser superior à muitos servidores do Brasil, sim. Só compensar no processamento o delay de resposta.

            A distância, embora seja uma causadora de delay, não é o único fator também. Uma conexão lenta ou um roteador sobrecarregado podem fazer o tempo de resposta em sites brasileiros maiores que sites estrangeiros.

            Finalmente, esse não é o único motivo para usar. Confiabilidade também conta. Lembra da pane do DNS da telecômica em São Paulo? Pois é, fui um dos muitos usuários que ficou com internet funcionando porque usei OpenDNS.

          • luctimm

            Quando eu usava Virtua, o DNS ficava fora umas 3 vezes por dia, por aproximadamente 10 minutos. Aí adotei o OpenDNS. Porém, os roteadores da Virtua não priorizam as consultas de DNS, e caso não fosse utilizado o deles, o OpenDNS ficava bem mais lento.

    • ghustavo

      [quote]

       Lembrem que DNS somente faz resolução de nomes, não acelera navegação. Para testar vá no prompt e digite: ping http://www.uol.com.br * e veja em quanto tempo é exibido o endereço IP na linha de baixo (menos que um segundo), altere o DNS e limpe o cache (ipconfig/flushdns ), ping o endereço novamente e veja quantos milissegundos será mais rápido.

      * uol foi somente um exemplo.

      [/quote]

       

      Muito perspicaz a sua observação, realmente o servidor DNS SÓ e SOMENTE faz resolução de nomes.

      porem o tempo que ele gera para fazer essa resolução não é levado em conta???

      ping é teste de conectividade, nunca foi e nunca será utilizado para medir qualidade de serviços, você está dando um ping e colhendo tempo de resposta do servidor do UOL. Mas você conseguiu medir o tempo que o servidor levou para COMEÇAR a lhe responder???

      teste o Delay e verá que faz sim diferença.

      EDIT: só eu estou tendo problema para utilizar o quote ???

    • Mauricio.Junior

      Você usa qual sistema para resolver nomes DNS? 

  • Cara é gritante o negocio…. pelo menos aqui.

  • hamacker

    Será que o google teve de (subornar ?) convencer muita gente para conseguir esse endereço 8.8.8.8 ?

    Muito astuto da parte deles.

    • Wallacy

      A tempo eles possuem alguns endereços classe A.

      • hamacker

        O que eu queria dizer é que nem países tem classe de IPs inteiras e os caras tem 008/8 só para brincar.

        Depois dessa a Microsoft compra a General Eletric só para desfrutar dum 003/8.

  • Uso telefonica aqui, tentei fazer uns testes mas sem sucesso não deu diferença do opendns

    detalhe interessante

    um tracert pela rede da embratel mostra o host do google

    Rastreando a rota para google-public-dns-a.google.com [8.8.8.8]

    pelo da telefonica mostra isso

    Rastreando a rota para any-in-0808.1e100.net [8.8.8.8] 😕 😕 😕

    alguem sabe oq acontece ?

    No site do projeto ta escrito

    “Google Public DNS is hosted in data centers worldwide, and uses anycast routing to send users to the geographically closest data center.”

    sera que usam data centers dos provedores? se for …ñ vai mudar nada

     

    Todo mundo de boca aberta com o tempo de resposta

     

    aqui latencia de 150ms pra cima :S

     

    Alguem que use telefonica confirma se obtve algum sucesso please?

     

     

    • Hazger

      Ignora de reply no lugar errado

    • Aqui o 8.8.8.8 demora 17 ms para responder. O OpenDNS demora 150 ms.

       

      A conexão da empresa é direta com a Embratel.

       

      A navegação no departamento aqui ficou realmente bem mais rápida. Como acessamos muitos sites que possuem imagens externas, textos agregados de outros dominios… Efim, sites que puxam informações para sua tela de diversos dominios diferentes.

      Como cada resolução de DNS para cada dominio baixado em uma tela dessas demora um tempo, quanto menor o tempo de resolução, mais rápida é a navegação.

      Desempenho em baixar a páginas do UOL, Submarino e Meiobit com aceleração de uns 20%.

      Isso é um ganho enorme.

      • Roberto Hache

        Aqui em casa (é Speedy) esta(va) assim às + ou – às 17hs: 8.8.8.8 -> 22ms, OpenDNS 187ms. Eu percebi que as páginas carregam mais rápido sim, especialmente (no meu caso) o Tumblr, cuja diferença é gritante: com o OpenDNS dá quase 2 minutos, pelo 8.8.8.8 menos de 2 ou 3 segundos. Testei ambos nas mesmas condições: cache limpo, mesmo navegador (Fx e Chrome), etc… esquisito…

        • Pela minha conexão EDGE da TIM OpenDNS 320ms em media, já o Google Public Dns 200ms, acho que vou trocar!

  • lol

     

    nao ligo a minima mas qdo editei apareceu isso

     

    • User tsbega ganhou 1 tibs Total now is 5 tibs.
    • User tsbega perdido 1 tibs Total now is 4 tibs.

    pq? 😛

    • robson_andre

      quando vc enviou pela primeira vez, ganhou 1 tib, total 4 tibs, quando editou e enviou ele somou mais um tib e descontou 1 pq era a mesma msg já enviada

    • William_T3l3s

      [quote=tsbega]

      lol

       

      nao ligo a minima mas qdo editei apareceu isso

       

      • User tsbega ganhou 1 tibs Total now is 5 tibs.
      • User tsbega perdido 1 tibs Total now is 4 tibs.

      pq? 😛

      [/quote]

       

      Quando vc edita um comentario vc perde 1 tib…

      • rafael.lehmkuhl

        Não, não perde, o usuário acima de você explicou como funciona.

  • Krash Destrutor

    É sempre bom ter mais uma opção pra quando o DNS server da Telecômica cair…

  • [quote]Com parte dos seus esforços para tornar a Internet mais rápida … [/quote]

    [quote] … diz que a intenção do serviço é agilizar a conexão à web, colhendo o mínimo possível de informações do usuário. [/quote]

    Pois é .. eu acredito. Até pq o velho Noel confirmou por e-mail pra mim agora a pouco que o Google foi um bom garoto no ano.

     

  • marcospmr

    Tudo que eles vão recolher com o DNS são os endereços que você acessa.

    Isso não é segredo para ninguém, já que na empresa onde eu trabalho existe um histórico de acessos dos últimos 6 meses, os quais todos os gerentes tem acesso. 😉

    • Esta informação estar interna na sua empresa é uma coisa. Estar nas mãos de uma empresa que foca esforços em coleta de dados de usuários é outra coisa completamente diferente.

      O problema maior não é o Google em sí, mas, quem desenvolve sistemas e quem trabalha com segurança da informação sabe que perfeição é Utopia.

      Imagina os dados que o Google coleta(Gmail, GTalk, Orkut, IGoogle  e etc etc ) nas mãos de um funcionário insatisfeito por exemplo.

      Fora que, por mais que o Google tenha bons engenheiros, sempre existe riscos de alguma hora qualquer ele dar um mole na segurança. (Claro que isso não seria noticiado)

      Isso se já não foi, pq quando ganhei o convite pro GMail a milênios atras, criei um e-mail e tal, mas, este eu nunca cheguei a dar pra ninguem. Sabe o que acontece tempos depois quando tenho a curiosidade de acessar a minha conta??? Cheia de spams. Mas como se só eu e o Google sabia-mos dela?

      Deixar informações na posse do Google é um risco absolutamente desnecessário.

      • Hazger

        talvez um bot spammer aleatorio tenha lhe enviado o e-mail afinal “[email protected]” (OU qualquer o e-mail que fosse) não é algo muito dificil de se chutar

        Já conteceu o mesmo comigo com o yahoo de eu deixar uma conta parada la e nunca usar pra nada e mesmo assim receber spam, já no gmail a minha conta de e-mail atual só começou a receber spam depois que eu comecei a usar ela

        • Geovani

          É verdade, cito também o meu exemplo similar: uma conta que tenho no Gmail com um nome “não-adivinhável” (e que não aparece na busca) que uso para me cadastrar em sites diversos até hoje não recebe mensagens não solicitadas, enquanto que a com meu nome sempre esteve cheia de spam, inclusive antes mesmo de eu divulgá-la…

        • Todo mundo que administra servidores de email sabe que hoje existem bots que enviam emails com nomes e combinações de nomes comuns para dominios de empresas e dominios famosos (GMail, Hotmail etc).

          Realmente se seu email era  [email protected]  uma hora voce ia receber spam mesmo.

           

          A parte boa, é que o antispam do GMail é um dos melhores do mercado todo.

           

          Ele tende a enviar lixo, pro lixo.

  • “Finally, if you’re interested in knowing what else we log when you use Google Public DNS, here is the full list of items that are included in our permanent logs: 

    Request domain name
    Request type
    Transport protocol on which the request arrived
    Client’s AS (autonomous system or ISP)
    User’s geolocation information
    Response code sent
    What you lunch
    Whether the request hit our frontend cache
    Whether the request hit a cache elsewhere in the system (but not in the frontend)
    User’s full name
    Absolute arrival time in seconds
    Where you live
    Total time taken to process the request end-to-end, in seconds
    Name of the Google machine that processed this request
    Google target IP to which this request was addressed”

    Nossa… o Google loga tudo. 😡
    Parem o mundo que eu quero descer, logo logo o Google vai logar minha vida. 
    Daqui a pouco extitirá o Google WhatDidIDoThatDay?… e terá todas infos de onde a pessoa foi, falou, fez…

    Falando sério agora, nem dá para testar agora… mas parece interessante. Ainda mais que o OpenDNS tem me decepcionado legal ultimamente.

  • avstegani

    O OpenDNS ainda é muito mais completo que o GoogleDNS, não dá para comparar. Eu mesmo não deixarei de usá-lo por enquanto. Tem o recurso de filtragem de conteúdo, muito útil na empresa.

    Mas já é o primeiro passo do Google. Tenho certeza que essa ferramenta vai evoluir bastante ainda…

    • Rhob

      Para uso doméstico, é uma excelente alternativa. Acho que é para esse nicho que o Google tá apontando.

      Daqui a pouco lançam um GoogleDNS Professional, com uma licença cara e recursos dufuturo, igual o Google Maps…  }:)  😛

  • junior.rocha

    Configurei aqui em casa, e inicialmente percebi diferença na transição das páginas.

    No tocante ao carregamento das páginas, ainda não observei nada de tão significativo.

     

  • Pedro Xavier

    Qual seria a utilidade dele pra quem usa 3G ?

  • flavio.novais

    Esta chegando a ERA GOOGLE…

    ano 2999 revolução google

    rsrsrs

    brincadeiras a parte, isso e otimo quanto mais concorrencia tiverem sobre certos produtos, quem banha somos nos usuarios.  8)

  • sabot4ge

    “a intenção do serviço é agilizar a conexão à web, colhendo o mínimo possível de informações do usuário.”

     

    parece piada vindo do GOOGLE. Ainda ai foi ingenuo o suficiente pra cair nessa?

  • Infelizmente eu tive problemas com ele. Não consegui acessar alguns sites, como o ChargesO Sim BR, aí foi só eu desativar o Google Public DNS e consegui entrar. Fail! 😕

  • lfesmail

    Pessoal, encontrei um programa em uma página que faz testes com vários servidores DNS. Aqui o servidor DNS do google ficou em segundo, atrás do servidor da universidade.
    Quem quiser dar uma olhada está aqui o site onde eu encontrei.

    http://www.webupd8.org/2009/12/how-to-find-out-which-dns-is-fastest.html

    E sobre a questão de privacidade, não me preocupo se o google sabe que eu acesso o GMail todo dia as 7 da manhã, ou se ele sabe que acesso o MeioBit todos os dias da minha casa ou etc. Hoje em dia, em plena era do voyeurismo digital (blogs, redes sociais, fotos do tipo “caiu na net”), as pessoas ainda acham que tem mais alguma coisa pra esconder.

    • pingflood

      Tenho uma colega que não utiliza o Gmail por causa da paranóia de conspiração, mas tem um completíssimo perfil no Orkut..  :sick:

  • zephiros

    Aqui foi bem significativo, a diferença de resposta melhorou muito e eu usava o opendns

  • Oi,

     

    Eu configurei o DNS do Google e comparei com o OpenDNS. “Pinguei” uma série de endereços quando usava o OpenDNS e depois com o DNS do Google e gravei os resultados nesse arquivo: http://evolufrj.org/teste.googledns.txt

     

    Resultado? OpenDNS teve um desempenho melhor, pelo menos para mim. Esses valores são da média dos pings e embora eu não tenha anotado os valores do Google também têm uma variância maior do que os do OpenDNS. Pelo menos, por enquanto, não mudarei. 😉

    • hamacker

      Ping não é um bom exemplo, o protocolo ICMP (onde tá o ping) pode ser filtrado e artificialmente manipulado.

      Para nossa rede, voce pinga uma vez, e por um tempo programado o próximo ping será artificialmente mais letargico.

  • thE Masterkey Blaster

    Aqui o acesso é via rádio. então a configuraçção do DNS é daqueles tipos 10.0.x.x

    o Gateway também. Como será que comportaria o servidor de DNS do Google nesse caso? Qual a melhor maneira de testar? só trocar e fazer ping igual o companheiro aí acima? tenho que admitir que protocolos não é meu forte 🙁

     

    EDIT: não tinha visto o comentário do lfsmail acima

  • PauloFreitas

    […] seu próprio serviço de resolução de DNS público, que chega para concorrer com os das operadoras de Internet e o mundialmente conhecido OpenDNS.

    [spelleling-corrector]Erm, quando se fala da Google, o concorrer deve vir entre aspas. ;)[/spelling-corrector]

    }:)

  • Eu usei Namebench do link do lfesmail acima e deu que o mais rápido é o do Velox. #comofas hahaha

    • thE Masterkey Blaster

      engraçado, eu usei os dois programinhas aqui. No primeiro ele analisou requisições cached e uncached. Falou que o meu DNS padrão é mais rápido pra cached e que um outro DNS era mais rápido para uncached (não é nem o do Google nem o OpenDNS). o Google foi parar lá na sexta/décima posição.

      No Namebench, o GoogleDNS foi o mais rápido (na sua versão 8.8.4.4)… eu é que pergunto #comofas???? 😕

  • livestrong

    Assim que mudei para o DNS do Google o Flickr parou de acessar. Até achei que fosse problema no site, esperei algumas horas, reiniciei o modem e o roteador e nada. Assim que voltei para o OpenDNS, o site voltou a responder normalmente. Utilizo Speedy. Acontece com mais alguém?

  • fmpfmp

    Achei interessante que num link dedicado que administro o tempo de resposta do DNS da Google foi de 10 ms em média, enquanto que no link que uso em casa foi de 140 ms. O do próprio provedor é bem inferior. Parece que dependendo do provedor o DNS do Google pode ou não ser mais vantajoso.

  • mro_nh

    Estou usando aqui com a Tchau e realmente esta bem mais fluida e suave a navegação.

     

    ps.: antes utilizada openDNS e antes o da própria Tchau ( essa foi conhecida como idade média ou das trevas aqui em casa  😛  }:) )

  • douglas_martins

    Pelo menos me livrei das telas de erro da Brasil Telecom e agora OI…

  • kotter

    notei uma certa diferença de velocidade. inclusive, aqui em casa tem um problema chato de que, quando a internet fica ociosa por muito tempo, eu preciso reiniciar o roteador wireless pra poder usar internet sem que ela fique instável. e isso era feito com muita frequência, e é bastante irritante. agora, o tempo entre uma reiniciada e outra do roteador diminuiu. ou é o DNS, ou é tudo psicológico 😀

  • Trufelli

    Uso virtua, não vi muita diferença entre o OpeDNS e o o DNS do Google…

    Fiz ping em varios sites, o resultado foi bem semelhante… Variava mas a media ficou praticamente igual…

    • thE Masterkey Blaster

      acho que seria melhor usar uma ferramenta própria pra isso, tipo as do visto no comentário do lfsmail acima

      • Trufelli

        Fiz um script que fazia a media… Somava o tempo de resposta de 100 pings e depois calculava a media… Rodei com os 2 dns…

         

        Acredito que este programa faz algo do mesmo genero, quando chegar em casa eu testo com ele…

        • Wallacy

          Se você fizer pings em varios sites não vai adiantar, porque depois da primeira ersolução de DNS, o resto já vai ta resolvido…

          No final você só vai esta medindo o ping dos sites… Pingar o próprio DNS server é mais adequado, mesmo não sendo tão eficiente já que o resultado não reflete o tempo de resolução. Assim usar uma ferramenta especifica parece uma opção melhor.

  • Habilitei em casa, moro em Londres, muitos sites brasileiros ficaram inacessiveis com o Google DNS, como UOL por exemplo, fui obrigado a desabilitar, mas em sites europeus que pude testar nao notei diferenca de velocidade.

    • Felipe Correa

      Aconteceu o mesmo aqui…

       

      C:\Users\lipe>nslookup pagseguro.uol.com.br
      Server:  google-public-dns-a.google.com
      Address:  8.8.8.8

      DNS request timed out.
          timeout was 2 seconds.
      DNS request timed out.
          timeout was 2 seconds.
      DNS request timed out.
          timeout was 2 seconds.
      DNS request timed out.
          timeout was 2 seconds.
      *** Request to google-public-dns-a.google.com timed-out

  • Rodrigo Felsen

    Tenho Speedy e o DNS dele é sempre dos mais rápido,só que é instável.Testei alguns,O Intelig DNS,que é um dos primeiros,serviu por um tempo,agora conecta mas não navega.O Google DNS,Open DNS tem uma certa demora,o Terra DNS que fica em 3° nos testes tbm não navega como do Intelig.Super DNS é rapido,ficando em 4°,mas diminui um pouco a velocidade.
    Enfim,testei muitos e alguns dão erros bobos,ficando mesmo no aguardo do IPv6 que nunca chega. ¬¬

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis