Meio Bit » Arquivo » Ciência » Breaking News — cientistas chineses conseguiram clonar primatas

Breaking News — cientistas chineses conseguiram clonar primatas

Outro dia, outra barreira quebrada. Agora foi algo considerado impossível ou pelo menos muito difícil: cientistas chineses conseguiram criar clones de macacos.

6 anos atrás

temuera-morrison-jango-fett-clones-star-wars-attack-of-the-clones

Clones são o feijão com arroz da ficção científica, mas por muito tempo achamos ser impossível esse tipo de biotecnologia. Quer dizer, em humanos e outros mamíferos. Plantas a gente clona sem problema, a banana que você come é um clone. Isso aliás é um grande problema pois sem variedade genética, as bananas estão ameaças por pragas e doenças.

Peixes, répteis é tranquilo clonar, você olha pra célula no microscópio, grita “bu!” ela se divide. Já mamíferos foi complicado chegar até a ovelha Dolly, e muita gente achou que fosse o limite. Não foi. Cavalos, cachorros, até camelos foram clonados, mas primatas ainda eram fora dos limites.

Não mais. Uma equipe de cientistas chineses conseguiu, usando transferência nuclear (a mesma técnica da Dolly) clonar duas macaquinhas (Macaca fascicularis), chamadas Zhong Zhong e Hua Hua.

800

No processo de clonagem os cientistas pegaram um óvulo de macaca, removeram o núcleo. Aí pegaram uma célula normal de um feto de macaco, e transferiram o núcleo dessa célula para o óvulo, que foi implantado em uma mãecaca de aluguel.

Há toda uma série de tratamentos com substâncias complicadas de nomes complicados como H3K9me3 demethylase Kdm4d, que induzem o crescimento e estabilização da célula clonada, mas mesmo assim é muito complicado.

Foram gerados 127 oócitos, 109 se transformaram em embriões, 79 foram transferidos pra 21 macacas, 6 resultaram em gravidez mas só dois nasceram com saúde e sobreviveram.

Também foi tentada a mesma técnica usando células adultas, sendo gerados 290 oócitos, 22 gravidezes (taí um plural que a gente não vê todo dia) e só nasceram dois macaquinhos, mas morreram em seguida.

A pesquisa, publicada na revista Cell (link pro paper), ajuda a entender melhor os complicados processos envolvidos na reprodução biológica, e antes que alguém pergunte, não, ninguém está pensando em aplicar a técnica para humanos.

rick-and-morty-season-2-episode-7-jerry-war

As considerações éticas são imensas, pois isso gera uma enorme quantidade de embriões que serão implantados em mães de aluguel só para não vingarem, e depois disso teremos os monstros deformados estilo galeria da Ripley no Aliens 4 ou 5 (parei de contar ou de me importar).

Acima de tudo não há um motivo válido para criar clones humanos, nem mesmo a curiosidade, afinal a Natureza já nos mostrou exatamente o que acontece quando produzimos um clone, só que quando é natural nós chamamos de gêmeo:

235a6717935ec474ebe45fd3c4f35dac

Fonte: Associated Press.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários