Série Pokémon chega a 300 milhões de cópias vendidas

pokemon

Com uma versão vermelha e outra azul verde, em 1996 a Nintendo lançou no Japão um jogo para o Game Boy que talvez nem eles imaginassem que seria tão popular. 21 anos depois e recém tendo disponibilizado o Pokémon Ultra Sun & Moon no 3DS, hoje a franquia pode ser considerada uma das mais bem sucedidas da indústria.

A revelação foi feita pelo próprio pessoal da The Pokémon Company, que durante uma entrevista concedida à revista Famitsu disse que a marca ultrapassou a impressionante marca de 300 milhões de cópias vendidas. Ao todo foram lançados 76 títulos durante esses anos tendo os simpáticos monstrinhos como tema e a única certeza que temos por enquanto é que muitos outros deverão surgir nos próximos anos.

Vale citar que o número leva em consideração tantos os capítulos da série principal quanto os spin-offs, assim como as vendas físicas e digitais. No entanto, nele não está incluído o Pokémon GO, então nem podemos dizer sobre o total inflado por um jogo gratuito.

Quanto ao Pokémon Ultra Sun & Moon, ele tem sido muito elogiado pela mídia especializada e só no Japão teria vendido 1,9 milhão de cópias só nos três primeiros dias. Nos Estados Unidos o desempenho comercial também foi muito bom, já que de acordo com a rede de lojas GameStop, este é o jogo com a melhor pré-venda dos últimos cinco anos. Além disso, com mais de 10 milhões cópias tendo sido vendidas em todo o mundo só no dia do lançamento, nenhum outro título para o 3DS teve um início tão bom.

Olhando para toda a adoração que a franquia desperta nas pessoas, chego até a sentir sinto um pouco de tristeza por perceber que nunca joguei um Pokémon. Não sei dizer ao certo o porquê da série nunca ter despertado o meu interesse, mas a verdade é que continuo por aqui vendo todo este sucesso com um misto de surpresa e curiosidade, pensando se não acabei perdendo o tempo para entrar nesta brincadeira e se a série teria a capacidade de conquistar mesmo um macaco velho. Acho que usarei a velha desculpa de que só vou apresentar o jogo para o filho.

Fonte: Game Informer.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Islan Oliveira

    Eu já tive a oportunidade de jogar (mesmo que via emulação) alguns dos jogos da franquia, tendo explorado ao máximo todos os que joguei. Mas os jogos mais recentes eu achei meio estranhos tanto pelas novas gerações de Pokémon’s que são bizarras quanto pelo fato da mudança da franquia pro 3D.

    • Qual recomendaria para um iniciante?

      • Islan Oliveira

        Olha, o primeiro que eu joguei foi o Pokemon Fire Red, que é um remake do Pokemon Red. Os pokemon’s da primeira geração continuam sendo os mais interessantes pra mim.

        • Fire Red e Leaf green. Heart Gold e Soul Silver.

      • doorspaulo

        Também recomendo o Fire Red. Ele envelheceu muito bem, ao contrário da versão Red do Game Boy.

        É o mais simples da franquia (ao lado do Leaf Green), por ser um remake do original, mas é a base para todos os outros jogos que vieram depois.

      • diogo leão

        Fire Red do GBA <3

      • Arthur Resende

        Eu comecei a jogar há menos de dois anos, e comecei com o Alpha Sapphire, e agora revezando Ultra Sun com o Gold no 3ds. Eu recomendaria pra quem está iniciando o Fire Red/Leaf Green por serem remakes modernos da primeira geração, ou Sun/Moon/Ultra Sun/Ultra Moon porque ficaram muito legais com as novas mecânicas, e daí se surgir o interesse vc vai jogando as gerações anteriores!

      • Zaaboo

        Seguindo na linha das outras opiniões: Fire Red.

        Notadamente, só voltaria a jogar Pokemón se fizessem uma versão 3D de Fire Red ou da Green Leaf. Não me acostumo aos novos pokémons.

      • Ivan

        não esqueça de baixar uma pokedex pra ver em quais lv cada pokemon evoluiu e aprende os golpes e uma lista de que tipo tem vantagem ou desvantagens sobre os outros tipos, uma dica vai de bulbassauro, tem vantagem nos 2 primeiros ginasios.

      • Gustavo Borges

        Concordo com o colega acima, Dori. Jogue os remakes para ter um proveito melhor. As três primeiras gerações de jogos já tiveram o remake com gráficos e jogabilidade melhorados, como quem joga pokémon desde os 7 anos digo que você pode tranquilamente pular os originais, eram incríveis pra sua época, mas uma repaginada melhorou muito a sobrevida deles. Então é Firered / Leafgreen e depois Heartgold / Soulsilver são os mesmos jogos com mudanças mínimas.

        Via de regra eles tem uma história interessante e pra quem é de fora é sempre interessante ir descobrindo como cada pokémon evolui, como vai ficar. Da mesma forma é legal montar times etc. Já a questão mais competitiva é muito interessante, o conceito de treinar times e desenvolver estratégias para jogar contra outros é muito interessante e mais atrativa “aos adultos”. Para isso seria necessário um 3ds (em breve um switch) e uma cópia de uma das últimas versões do jogo, mas se gostar muito da vida nos emuladores existe um site onde é possível gerar um time e fazer apenas a parte de luta contra outros jogadores, não deixando de ser uma opção para os que não possuem o videogame.

  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Apesar de gostar do universo, ter assistido o desenho quando moleque, adorar o card game e ter jogado o GO até recentemente (antes de largar mão, depois de provada a incompetência da Niantic e seu rolo com uma rede de stalkers em seu outro jogo, o Ingress)… eu não gosto dos jogos padrão. É grinding, pura e simplesmente. Nada contra os jogos, e até entendo o porque dos demais gostarem, mas não é pra mim.

    • HowlForMe

      Cara, Pokémon é um RPG tradicional. Griding faz parte do pacote, até porque é o único jeito de treinar os Pokémon para atingirem novos níveis e ficarem mais fortes. A partir de X e Y o nível de dificuldade dos jogos diminuiu e o griding ficou praticamente inexistente com o broken Exp Share. Caso queira experimentar um jogo da série que não requer tanto griding eu sugiro jogar de X e Y para frente.

  • As duas primeiras versões de Pokemon foram Vermelha e Verde.

    • Verdade, a azul veio depois, né?

      • A Azul foi a terceira versão da primeira geração japonesa.
        Assim como a Crystal, a azul já era uma revisão do jogo.

        A Red/Blue que o resto do mundo recebeu foi feito em cima da Azul japonesa.

  • Alessandro Ciapina

    Eu também nunca tinha dado uma chance aos jogos da franquia, por puro preconceito (pokémon é coisa de criança).
    Experimentei faz uns dois anos o Pokémon Trading Card Game Online, e estou gostando bastante até hoje.

  • Ivan

    Já ajudei pra chegar nesse valor, comprei o pokemon y, primeiro jogo original do pokemon que tive.

  • Willy Reis

    joguei muitas gerações desde o red do GB, uma mudança crucial foi no diamond e perl 4º geração onde classificaram os golpes por atake fisico ou magia(special apak), que antes eram classificados por tipo(exemplo todos golpes de fogo tinham base o special atake nao importa se era um fire punch ou lança chamas) tudo se baseavam no special atak (magia), na quarta geração as coisas mudaram sendo que o fire punch depende do atak e o lança chamas do special atak.

  • Fernando Silva

    rapaz, imagina quando sair para o Switch…

  • HowlForMe

    Ótimo texto. Comecei a jogar Pokémon logo pelos primeiros jogos da franquia mas só fui de fato começar a gostar a partir de Diamond e Pearl, uma das melhores regiões. Para quem não está acostumado com o número de novidades dos últimos jogos, eu sugiro jogar FireRed/LeafGreen, remake dos primeiros jogos da franquia. Eles envelheceram bem e ainda são bastante divertidos e desafiantes para quem nunca jogou.

    • Islan Oliveira

      Pra mim, os pokemons da 1ª e da 4ª geração são os mais interessantes, tão tal que já perdi as contas de quantas vezes “fechei” o Fire Red e o Diamond.

  • Gertrudes, a Lhama

    Imagina como seria se os jogos evoluíssem…………………..

    Eu gosto de Pokémon, joguei todas gerações até o X/Y. Mas é evidente que é uma série extremamente reciclada. Claro, está dando certo, e não dá sinais de que vá parar de dar certo.

    Mas me deixa meio triste o fato de que Splatoon 2, por exemplo, está recebendo um update GRATUITO traz mais novidades pra ele do que Ultra Sun/Moon trazem pro Sun/Moon original(e é preço cheio de jogo novo)

  • Fernando R Sousa

    pokemon stadium para o n64 era mt bom

    • Ivan

      verdade, poderia sair um no mesmo estilo pro switch

  • PugOfWar

    o mais próximo que joguei, foi aquela versão Uranium e o pocket Mortys

    • Ivan

      pqp aquele pocket Mortys é muito mal feito, parece jogo amador com curso de “faça jogos para android em 2 horas”…

  • bianka e Juan

    Dori Prata.
    Ótimo texto.
    Só pra saber, Quantoa jogos tem na sua coleção?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis