Ex-VP do Google diz que o Android não é capaz de tirar fotos tão boas quanto o iPhone

Vic Gundotra, ex-VP Social do Google e responsável direto pela criação do Google+, aquela rede social especial mas muito amada saiu da companhia em 2014 para assumir a posição de CEO da AliveCor, uma startup focada em desenvolver apps e dispositivos para monitoramento cardíaco e diagnósticos.

Embora seja um desenvolvedor multiplataforma, Gundotra não esconde sua atual predileção pela Apple e numa postagem recente em seu Facebook, o executivo iniciou uma tremenda Flame War ao afirmar que o Android “está anos atrás do iPhone” no que tange a entregar fotografias de qualidade.

Tudo começou quando o ex-Google compartilhou duas belas fotos de seus filhos tiradas com o iPhone 7 Plus, em que o executivo elogia a capacidade do aparelho de capturar imagens com profundidade de campo reduzida, destacando apenas em um objeto e desfocando o restante. Claro, tal recurso está presente em qualquer DSLR que se preze mas como a Apple é “inovadora”, ela chamou o recurso “revolucionário” e “exclusivo” de Modo Retrato.

Presente apenas no modelo de 5,5 polegadas, ele depende do conjunto de câmeras duplo do 7 Plus para ser colocado em ação.

The end of the DSLR for most people has already arrived. I left my professional camera at home and took these shots at…

Posted by Vic Gundotra on Saturday, July 29, 2017

Gundotra afirma não apenas que as câmeras DSLR perderam o sentido para a maioria dos usuários comuns (leia-se os que não são fotógrafos profissionais), graças à qualidade excepcional dos smartphones como elogiou enormemente o Modo Retrato do iPhone 7 Plus, e um antigo executivo da principal concorrente fazendo tal afirmação chamou muito a atenção.

Porém, quando um usuário respondeu que o Galaxy S8 entregava resultados melhores que o iPhone 7 Plus, Gundotra foi taxativo:

Ao ser solicitado para elaborar sua afirmação, o executivo respondeu (tradução livre):

“Vou esclarecer qual é o problema: é o Android. Ele é um sistema operacional aberto (em sua maioria) que precisa se apresentar neutro para todas os parceiros, e isso parece uma boa ideia até você entrar nos detalhes. Vocês já se perguntaram por que um smartphone Samsung possui um conjunto confuso e desconcertante de opções de fotos? Devo usar a câmera da Samsung ou do Android? A galeria da Samsung ou o Google Fotos?

Isso acontece porque quando a Samsung inova em hardware (como uma câmera melhor, por exemplo), ela tem que convencer o Google de modo a permitir que essa inovação seja implementada em outros aplicativos através da API apropriada. E isso pode levar ANOS.

Além disso, a maior inovação sequer ocorre no nível de hardware e sim no de fotografia computacional (o Google estava arrasando nessa área há cinco anos — eles tinham esse modo “auto incrível” que usava técnicas de IA para remover rugas, clarear dentes, adicionar modo vinheta e etc., mas recentemente eles recuaram).

A Apple não possui todas essas restrições. Eles simplesmente inovam no hardware, atualizam o software com as suas últimas novidades (como o Modo Retrato) e o disponibilizam.

Conclusão: se você realmente se importa com boas fotografias, compre um iPhone. Se você não liga de ficar alguns anos atrás, compre um Android.”

Gundotra defende seu ponto de vista ao afirmar que atuou como VP de engenharia do Google e entre 2007 e 2010 foi responsável direto pelo desenvolvimento do Android, logo ele entende como o sistema se comporta para dar suporte a um sem número de modelos de dispositivos e claro, de câmeras.

Pensando friamente a afirmação do executivo faz sentido. O Android é desenvolvido como um SO para funcionar “na média” ao passo que o iPhone não possui tais limitações. O iOS precisa gerenciar um número bem menor de câmeras e tanto o hardware quanto o software são desenvolvidos pela Apple, o que garante otimização de componentes e código de modo a extrair sempre mais de menos.


iPhone 7 Plus — Barbeiros — Apple Brasil

A Samsung e outras fabricantes precisam adequar seu hardware às capacidades limitadas do Android, e acabam tendo que se virar com modos de saturação e embelezamento (no Modo Automático, bem explicado) que normalmente o iPhone não emprega. Porém, há um consenso de que as câmeras móveis de alguns dispositivos como o Galaxy S8/S8+ e o HTC U11 são bem melhores em algumas situações (não estou considerando o DxOMark, visto que ele nunca avaliou o conjunto do iPhone 7 Plus para fins de comparação).

Quanto ao “fim” das DSLR para usuários não-profissionais: embora eu concorde que alguém que não seja um fotógrafo dificilmente ache aceitável andar com um conjunto completo para todo lado para tirar fotos de gatos e comida, por outro lado há situações em que todos os smartphones tomam surras homéricas (fotos noturnas, por exemplo) e quem quer realmente aprender a tirar fotos de verdade, dificilmente o fará com um iPhone ou um Android e vai procurar uma câmera de responsa. A questão é quanto o usuário está disposto a investir, seja tempo ou dinheiro para fazê-lo.

De qualquer forma é certo que Google, Samsung e todos os outros fabricantes de Androids não gostaram nem um pouco das declarações de Gundotra.

Fonte: The Next Web.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Edgard Baião Filho

    Desde que eu tinha um S6 os iPhone users já tomavam uma surra da capacidade da câmera. Agora tenho um S8 e os mesmos usuários Apple não conseguem nem fazer cosquinha.
    Acredito que os iPhone tem uma ótima câmera sim! Porém, usando os Galaxy S6 e S8 eu percebo uma diferença
    muito grande!

    • EmuManíaco

      S8 concorre com iphone lançado no mesmo ano. Querer pegar um modelo 2016 pra comparar não da.

      • Edgard Baião Filho

        Entendo o comentário, mas o texto enfatiza muito a superioridade dos iPhones, mas na prática, não importa a época, pelo menos os Galaxy após o S6 percebo muita superioridade.

        • Alvaro Carneiro

          Voce percebe a superioridade daquilo que você diz que tem, no caso o S6. Se voce tivesse o iphone entao este seria superior. Todo mundo tenta justificar suas escolhas. Normal.

          O bom sempre é o nosso, dos outros não presta.

          Já vi um tiozinho chegar de golf velho (+ de 15 anos) e tentar esculhambar um cara que tinha um BMW Serie 5 nova, dizendo que BMW Seris 5 é lixo etc e tal que toma surra de Golf.

          • Edgard Baião Filho

            Esse comentário não reflete em NADA, nem explica meu posicionamento pelo simples fato de você não me conhecer como pessoa, não tem embasamento nenhum, só o fato do tiozinho do Golf.

          • Tenho um iPhone 6 e um Galaxy S7. Sou fotógrafo e utilizo os dois sempre para tal fim. O que percebo é que a qualidade de imagem no S7 é sim melhor do que no iPhone 6 (lembre que é uma percepção e não uma verdade absoluta). Isso é devido principalmente ao tamanho e qualidade da tela do S7 que realmente dá um banho. Entretanto, concordo com o Vic Gundotra: o problema é o sistema operacional. A experiência de fotografar é muito, mas muito melhor no iPhone. O app de câmera roda muito mais fácil, mais ágil, mais rápido e direto ao ponto (e olha que vez ou outra o foco é pouco esperto). A galeria é outro ponto positivo para o iPhone, muito estável e rápida. No S7 a câmera demora um pouco para abrir, tem opções demais, muitas inúteis, e a galeria é um horror!

          • Wallacy

            Bem… Não sou fotografo, mas o que percebo é que a camera do iPhone 7 Plus é bem melhor que a do S7… Porem a do S8+ é melhor que do iPhone 7 Plus… etc.. Isso de acordo com os “reviews técnicos”.

            Pessoalmente, gosto mais do iPhone 7 Plus para fotografia, na minha visão leiga as fotos ficam melhores e é tudo um pouco mais rápido, e com 256GiB tudo fica melhor. Para uso diário prefiro o S8, o sistema de notificação do iOS me da agonia.

          • Zalla

            mas realmente o fato da fabricante do hardware ter o controle do software ajuda mesmo, mas assim, eu uso o app de fotos do fabricante, e não o do android, e isso resolve bem..eu tenho um note 4 e um s6…ambos fotografam bem, pra um celular, pq se eu quiser algo bom mesmo já saco a DSLR

          • ricms

            Exatamente, ninguém nesse mundo compra porcaria, tudo aquilo q é meu é melhor. Esses dias vi um cara achando mil justificativas para ter comprado um Renegade pelo preço q pedem. Acredito q cada um é dono de seu dinheiro e não precisa ficar se justificando no que gastou. Tenho um iPhone 7+ e reconheço a superioridade do S8 na câmera, mas isso não é um diferencial para que troque de marca.

          • Zalla

            Renegade é um puta carro mas não vale 70% do que pedem

          • ochateador

            Renegade não vale o que pede, mas o pessoal paga. Logo para que abaixar o preço ?

          • Anayran Pinheiro

            Para no fim das contas, ambos os carros serem ultrapassados por um Golzinho envenenado, hahahaha!

            E sim, tem vídeo!

          • Zalla

            sou mais o uno com escada

          • Fabio Kuwahara

            esse mesmo!

          • Fabio Kuwahara

            Acho que não tem carro mais rápido que celta de frota de telecom.

          • Rogério

            Cara, é verdade, isso é até explicado e provado em algumas pesquisas científicas…Tem um NerdCast que fala disso. Mas óbvio que meu S7 Edge é melhor que qualquer iPhone porque ele é melhor mesmo, ora bolas….huashaushu

          • Zalla

            na boa, parem de comparar telefones com carros, principalmente iphones com ferraris, bwv, etc…
            São universos diferentes…

            E pra finalizar as cameras do iphone deixaram de ser referência no 5, quando a samsung, sony e outras ultrapassaram a Apple em qualidade e capacidade

  • Salles Magalhaes

    Uma das coisas que mais irritam no meu celular (Nexus 6) e’ a camera. O aplicativo da camera e’ MUITO lento (ele fica travando ao tirar a foto) e, alem disso, o celular inteiro fica lento apos o uso da camera.

    • Lucas Timm

      Tive um Nexus 4, e realmente a câmera não era das mais espertas.
      Mas até hoje, ainda não vi câmera tão boa quanto a do Moto Z Play (e nem tô falando do Moto Snap)

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Tenho um Nexus 5X e nunca tive tal problema, e nem no Nexus 5, já os Motorolas vem com uns aplicativos de câmera toscos demais, e até poucos anos não permitiam instalar o app de câmera do Google, não sei como estão agora.

        • Lucas Timm

          Deu um salto bem grande… Do Nexus 4 fui pro Moto X Play. A câmera era melhor que a do Nexus, mas ainda deixava muito a desejar. Já no Moto Z, a qualidade da imagem e o aplicativo da câmera — ambos melhoraram absurdamente. Tanto que a app de câmera hoje tem até modo manual, podendo setar iso, balanço de branco, exposição…

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Tem modo manual, mas o foco e disparador no modo básico são muito chatos, isso pensando no Moto G da geração mais recente que vi outro dia, eu não compro mais Android que não seja com versão pura do Google, é muita dor de cabeça depois, muito bloatware.

        • Danilo

          Mas.. mas… mas…. o Android é ruim, é o demônio, dá pra instalar programas de terceiros de câmera!
          A Apple é muito melhor, ela te limita ao programa de camera deles, e se não gosta, problema seu! /s

          Esse cara foi mandado embora da Google devido aos fiascos do Google+, deve ter ficado bravinho, e agora tem uma empresa que foca Apps p/ Apple Watch, e isso explica algumas coisas.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Pode ser que a câmera do iPhone seja a melhor hj, mas nem sempre foi, por exemplo no fiasco do vidro de ruby que zoava as fotos. O app da câmera da Apple é simples e faz o que se propõe, no Android por muito tempo não era possível instalar a câmera nativa num celular que não fosse Nexus, depois liberaram a câmera como app na Store mas alguns fabricantes ainda não permitem a instalação. Nenhum dos dois é a solução perfeita.

          • Danilo

            Nem acho o iPhone melhor hoje em dia.

            Sobre o Android, que isso, cara. Faz tempo que Android tem uma API pra camera, e existem programas de terceiros! Acho que é desde a versão 4.
            Agora tem a Camera2, que está ganhando espaço por conseguir fotos lindas no modo manual em RAW (pra quem curte mexer no Lightroom!).

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Não estou falando de apps de cameras de terceiros ou da API estar disponível, falei especificamente do app de Câmera do Google, que vem por padrão nos Nexus, até poucos anos ele não era oferecido pra outros aparelhos para instalação via Store, mesmo a API já existindo, estou pensando na facilidade pra usuários, pois acho o app nativo de câmera muito mais fácil de usar que os da Motorola, Samsung, LG, sem contar que tem outras funções como as fotos 360, vídeo em câmera lenta, etc

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Rapaz, tu acha ela tão boa assim? Eu tenho um e gosto das fotos, mas tenho a sensação de que minha esposa (que é fotógrafa) ficava mais satisfeita com as fotos do antigo iphone 5 dela.

      • DiMais

        no Z Play eu sinto saudade do OIS que o Lumia 920 tinha, sem contar a melhor qualidade das fotos em ambientes escuros que o Nokia era muito superior (e o foco laser às vezes se perde também e demora pra responder).. mas ainda assim entrega boas imagens.

  • Karel Cristian

    Ah tá

    • Alvaro Carneiro

      Bom, o cara lá apresentou os argumentos dele.

      Quais são os seus argumentos embutidos no “ah tá” ?

    • Pode crê

  • EmuManíaco

    Unica coisa boa no android é emulação. Todo resto prefiro o IOS.

    • Odilon Costa Neto

      E a diversidade de aparelhos disponíveis? e os widgets? e as customizações? NFC? Bluetooth que não é capado? e a maior integração com serviços Google? Isso que nem entro na questao de hardware de aparelhos como os motosnaps, a tela edge da samsung, carregamento wireless, as telas oled, etc.

      • EmuManíaco

        Widgets? Desculpe sou hétero. Eu não uso nenhum serviço google alem do youtube hoje em dia. Motosnaps que custam preço praticamente de outro celular, não gosto do Edge e aparelhos similares acho essas telas curvas horríveis. Tela Oled pode ser ou não vantagem.

        • Odilon Costa Neto

          Ah ta desculpa se a sua heterossexualidade depende de um widget. Que frágil heim!

          Mas de qualquer forma, eu gosto de, por exemplo, saber o valor disponivel no cartao de credito, sem a necessidade de abrir o app.

          Voce pode não usar, mas pergunta ai pros próximos quantos tem gmail, usam a pesquisa do Google, usam o Google Maps (ou Waze – é do Google), Google Tradutor, Google Chrome, Google Drive, Keep… Enfim, a lista é grande.

          Novamente, voce nao acha vantagem, mas outras pessoas podem achar bonito ou vantajoso, caso contrário não estaria disponível no mercado a venda.

          • OverlordBR

            Voce pode não usar, mas pergunta ai pros próximos quantos tem gmail,
            usam a pesquisa do Google, usam o Google Maps (ou Waze – é do Google),
            Google Tradutor, Google Chrome, Google Drive, Keep… Enfim, a lista é
            grande.

            E… tudo isto você pode usar no iOS também.
            Grande diferença!

          • Odilon Costa Neto

            Não de forma integrada. Ou seja, voce tem la uma atividade agendada com o local definido na agenda do seu iphone, ao chegar o o momento de ir, ao clicar no endereço da agenda o que acontece? Abre o Apple Maps não?

            Agora aqui no meu Android funciona assim, o Google Maps e/ou Waze (voce decide) verifica que tenho uma atividade na agenda e tenho que estar la as 18h. O Waze/Maps calcula o tempo de trajeto com base no local que eu estou atualmente e me manda uma notificação com antecedência avisando pra eu sair as X horas ja com um link para abrir o Waze e navegar ou até mesmo chamar o Uber pelo Google Maps.

            Sacou a diferença?

          • Wallacy

            O app do Google Maps para iPhone faz a mesma coisa. Ou e o Google Now para iPhone, não sei qual, mas vem o mesmo “widget” que tem no Android com esse tipo de informação.

            A vantagem que no Android é um pouco mais rápido esses eventos, e fica mais bem organizado, mas nesse ponto faz a mesma coisa.

          • Mas não da forma como é no Android. Por exemplo, se você abrir o Google Tradutor, depois entrar num site em inglês e simplesmente copiar um texto em inglês, vai aparecer um ícone flutuante para que você traduza com um único clique.

            Fora que dá pra usar praticamente todos os apps do Google sempre precisar abrir o aplicativo, eis a diferença.

          • BIN

            “Mas de qualquer forma, eu gosto de, por exemplo, saber o valor disponivel no cartao de credito, sem a necessidade de abrir o app.” O widget do Nubank para iOS faz isso.

          • Ah sim, no iOS os widgets ficam na tela de bloqueio ou na barra de notificação. Excelente UX isso, só que não!

      • ricms

        Sinceramente? tirando uma ou outra vez que precisei transferir videos e precisei converter antes, nada do que vc escreveu acima me faz falta. Queria Apple pay por aqui, mas aí não é culpa do aparelho, e sim da fabricante.

        • Odilon Costa Neto

          Nada é culpa do aparelho, A Apple é que ta pouco se lixando pra Bananolandia. Lembra quantos anos levou pra Siri suportar portugues? E o que falar do Apple Maps? E do espaço disponibilizado do iCloud?

          Ao menos o Samsung Pay ta se alastrando por aqui.

          É por essas e outras que prefiro Android. Tenho um ótimo aparelho veloz, que tira excelentes fotos, que a bateria dura o dia inteiro e sobra, que é super integrado com meus serviços e com meu storage na nuvem (com um bom espaço).

          E ainda se a fabricante do aparelho dar mancada poderei ir para outro fabricante sem grandes perdas como é o caso de quando voce sai da Apple e nada é compatível com absolutamente nada fora da redoma do Jobs.

        • Zalla

          eu não uso apple pq são capados no quesito assistir videos..

      • BIN

        Isso tudo pode ser importante para você e não para todos, simples assim.

      • Fabio Kuwahara

        Na prática
        Escolher um aparelho Android, tamanha a fragmentação, é praticamente que nem escolher um tênis de corrida.
        Widgets são uteis se cabem em uma tela e olhe lá, se você precisa navegar perde-se o propósito.
        Customizações para o usuário médio, o que é possível no Android que não é possível no iOS?
        NFC quantas vezes você usou no ano?
        Bluetooth, além de parear com dispositivos, qual a necessidade?
        Inbox, Waze, Sheets, Docs, Drive, Photos, Maps é tudo integrado e funciona tal como no Android, até hoje não senti falta de nada.
        Snaps, acessórios que só funcionam em uma linha de celular, não é vantajoso. Prefiro comprar acessórios standalone.
        Tela do Edge, qual a vantagem além de estética(duvidosa)?
        Carregamento wireless só vai ser diferencial quando você não precisar colocar o telefone em um pad/mat/pedestal.

        • Customizações para o usuário médio, o que é possível no Android que não é possível no iOS?

          Gerenciar arquivos, usar o aparelho como pendrive, usar um aparelho para alimentar o outro, NFC, rede PAN, bluetooth funcional, biometria sem precisar de pré-aprovação da Apple para colocar no aplicativo.

          NFC quantas vezes você usou no ano?

          Eu uso todo santo dia para fazer várias coisas. A primeira eu uso como crachá da empresa, pra passar na catraca do prédio corporativo. Segundo, uso no ônibus do condomínio onde moro, que só pode usar morador devidamente identificado (cartão de identificação ou NFC). Terceiro, uso diariamente para mudar o perfil de toque do celular para modo “trabalho” (fica no somente vibração) assim que encosto o celular na mesa (que tem um rótulo NFC). Te falei que saco dinheiro no Itaú Personalité usando o NFC do celular (que não tem restrição de valor como no saque com biometria sem cartão).
          Ah! Esqueci do pagamento via NFC nas máquinas da Cielo/Rede/GetNet, como sou correntista do Itaú, basta eu aproximar o celular com o aplicativo aberto.

          Bluetooth, além de parear com dispositivos, qual a necessidade?

          Rede PAN (permite o celular ficar conectado em 2 redes distintas), envio de arquivos sem rede wireless/4G.

          Inbox, Waze, Sheets, Docs, Drive, Photos, Maps é tudo integrado e funciona tal como no Android, até hoje não senti falta de nada.

          Você consegue adicionar uma nota no Google Keep sem abrir o aplicativo no iOS? Duvido!
          Você consegue visualizar fotos sem abrir o aplicativo de Photos? Duvido!
          Você consegue ver previsão de trânsito do Maps sem abrir o aplicativo no iOS? Duvido!

          Poderia enumerar mais várias coisas que eu faço com um Android e não fazia no iOS.

  • Minha noiva recentemente comprou um Galaxy S8 e depois de tirar algumas fotos com ele tenho que dizer que o Vic Gundotra não sabe do que está falando ou apenas trolou geral.

  • Sinceramente, é a mesma coisa que falar que uma placa de video não vai funcionar bem, por que o windows é feito pra funcionar com todas as placas de vídeo. Oque garante que o hardware vai ser bem utilizado é um device driver bem feito. O aplicativo de camera pode ser customizado para aproveitar bem a camera de acordo com oque o driver der suporte.

    • Zalla

      mas é infinitamente mais fácil fazer um device driver bem feito se vc é dono de tudo, e não é um OS genérico feito pra funcionar com qualquer coisa, eu uso o Windows, mas ne3sse quesito a Apple é foda

  • Vinicius Lira

    Vê-se que pra ocupar cargos executivos de alto escalão basta ser confiante em falar bobagem. A câmera do iPhone 7+ realmente entrega ótimas fotos, mas não é só pelo post processing, suas lentes fazem um excelente trabalho. Mas quem já mexeu com S7/S8 sabe que ainda são superiores.

    • Edgard Baião Filho

      Exato.

    • Zalla

      falou tudo, ninguém está falando que é ruim, mas que a do S7 e 8 são melhores, e o cara ainda me diz que voce estará com 4 anos de atraso…

  • Demis Cunha

    Galaxy S7 manda lembranças.

    • Juaum

      Muitas lembranças!!!

      • Acho essa briga de câmeras uma baita bobagem, tudo que é marca de celular tem modelos com ótimas câmeras. É muito sutil a diferença entre elas.

        Uso iPhone desde 2008 e sempre estive completamente satisfeito com as câmeras e o resto do mercado de celulares não é diferente. No início a máquina fotográfica ainda era melhor. Lembro que no iPhone 4S comecei a não viajar mais com câmera dedicada, somente usando a do celular para registrar tudo… mas quem curte fotografia, nunca vai trocar a câmera sofisticada pelo celular.

        A única vez na vida que vi um diferencial que vale a pena foi agora no iPhone 7 PLUS, o efeito de DSLR que ele reproduz é bruxaria. A partir daí em tudo que é lugar, no colégio do meu guri, na família, no trabalho, entre amigos, todo mundo não sabe dizer qual a diferença, mas me acham o fotografo profissional. Ninguém percebe o efeito sutil da troca de foco no fundo da imagem, não sabem explicar, só acham minhas fotos incríveis, virei o responsável por fazer foto em tudo que é lugar. Mas é real, é inegável o resultado impecável que essa câmera dupla proporciona. Não é bruxaria nenhuma, no fim é só uma simulação, mas quebra muito o galho.

        Eu aproveito muito, pois já uso iPhone por vários motivos, não é a câmera que me fez escolher esse modelo de celular. Mas eu usasse de outro fabricante, a câmera não seria o critério pra fazer mudar de celular… não é isso que faz a diferença. A gente compra um celular por tamanho de tela, desempenho, segurança, sistema operacional, a câmera é só mais um detalhe e pra mim não é o principal.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            I NEED ROUTING

          • In the internet

          • José Carvalho

            Esse efeito tem sido mais ou menos bem emulado no Huawei P8 Lite, que não tem câmera dupla… Tem funcionado pra mim. O ex-VP talvez tenha uma certa razão lógica, mas está esquecendo que os softwares que vem com os smartphones conversam muito bem com o hardware, ainda mais e gigantes que dominam bem o fábrico desses dispositivos como a Samsung, Sony, etc…

          • Certamente. Eu tomei conhecimento do recurso no iPhone. Mas com certeza vários outros fazem.

          • José Carvalho

            Outra coisa importante, de uns tempos pra cá, deixou de haver um abismo entre as câmeras de smartphones, principalmente os flagships. Todo mundo aqui, ou quase, tem um amigo, ou esposa, ou cãozinho fotógrafo que prefere este ou aquele smartphone, e eu tenho um colega de trabalho que é fotógrafo e tira fotos fodas com um smartphone genérico da Vodafone… Pra quem é leigo, ambas as câmeras são ótimas, iPhone e Sx, a preferência vai ser igual bunda, a experiência deste ou daquele não é melhor ou pior que do outro, apenas diferente…

          • Perfeito

        • Ariel Souza Rossi

          Só o iphone tem câmera dupla?
          Não precisa responder…

          • Por gentileza. Traduz teu comentário. Qual a tua bronca?

          • Ariel Souza Rossi

            O que eu quero dizer, é que não é somente o iphone que tem uma câmera dupla, que tem diversos benefícios, como esse efeito de desfocar o fundo.
            Em celulares single cam, o iphone já não reina à muito tempo. Desde o Galaxy S1, S2… os videos desses celulares já eram superiores aos da apple. A fotografia era um pouco superior no apple, principalmente por causa da velocidade do “obturador”.
            O proprio DxO mostra isso: que os celulares da apple não são os melhores para fotografias. São bons, mas não os melhores.

          • Mas pela tua resposta parece que comentei que o iPhone é a melhor coisa do mundo. Esse tipo de afirmação pertence ao povo fanático do robô.

            Com certeza iPhone é inferior a muitos celulares que existe no mercado. O que elogio no iPhone (não é blasfêmia elogiar Apple mas o povo do Android fica melindrado) não desmerece nenhum outro fabricante do mercado.

            Tu viu eu elogiar. E já veio responder ironicamente. Mas não é pecado elogiar. Isso não torna o resto do mercado lixo.

          • Ariel Souza Rossi

            Não foi eu quem disse que tinha virado o fotógrafo da família, graças ao iphone.
            Eu não fui irônico, fui direto. E disse que não precisa responder porque a pergunta tinha o objetivo de fazer vc refletir sobre sua afirmação, sobre as capacidades da câmera dupla do iphone, como se não houvesse o mesmo recurso em outros smartphones.
            Não disse que é iphone é ruim, mas sua afirmação é do mesmo patamar do Gundra… como se não houvesse camera em smarts além do iphone.

          • Poucos celulares tem esse recurso. Aqui no Brasil no geral ninguém tem, ou tem é bem sabe usar. O iPhone foi o primeiro que vi com isso, é rasgo elogios. Nunca tinha visto nada igual.

            Rasgo elogios sem achar os melhor do mundo ou desmerecer outras marcas.

            É uma frescura isso que se tornou Apple no Brasil pra grande parte desse povo. Não dá pra elogiar. Tudo se melindram. Tem que fazer uma enorme justificativa junto com o elogio. Esse negócio de fanboy é completamente o inverso do que diz a lenda. É no mundo Android.

    • “manda lembranças”, que descolado e criativo esse termo ! Desequilibrou os comentários ! 😀

      • Rafael Rodrigues

        Os galaxies tiram foto melhor que os respectivos iPhones de mesma geração. Só na última que a Apple conseguiu chegar um pouco mais perto.

  • LV

    Ai vc pega um celular, muda a ROM pra Android puro e a foto fica cagada pois os Drivers da câmera (propriedade da fabricante) não são portados. UE, mas não era do Google?
    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Esse CEO tá que nem ex-marido que depois do chifre diz que a ex era ruim de cama

    • Zalla

      bom..sempre tive note, mas sempre que mudava a rom era pra roms que mantinham os drivers originais, senão perderia um monte de coisa, pra começar com a caneta, que a Apple ojerizava e hoje faz propaganda massiva da super ultra caneta..inventada agora POR ELES

  • Erickssen Bento de Melo

    Drivers e softwares (ex. plugins) podem ser escritos de forma modular, as fabricantes podem alterar todo sistema Android se quiserem e ainda podem manter em paralelo suas ferramentas de fotografia. O que ex-VP Social do Google disse é que foi chutado do Google e esta com dor de cotovelo kkkkk.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Exatamente. Mas o problema não está no hardware e drivers e sim no software de captura e tratamento. Cada fabricante cria o seu, com seus recursos, o que não vejo problema nenhum… Inclusive uso o opencamera que me dá mais recursos que o software que vem com o celular e a camera do google.

    • DiMais

      tanto que o software só era bom quando ele fazia parte da empresa… o problema é que uma afirmação dessa na internet faz os unicórnios compartilharem como se fossem a verdade absoluta e suprema e [email protected] se é verdade ou não.

    • geobaga

      Eu acho que ele quis dizer que mesmo as fabricantes fazendo seu driver, existem problemas com a interação com outros apps como o Facebook. Isso deve ser implementado no API para melhor integração.

    • Rodrigo Figueiredo Bertelli

      “Drivers e softwares (ex. plugins) podem ser escritos de forma modular, as fabricantes podem alterar todo sistema Android se quiserem e ainda podem manter em paralelo suas ferramentas de fotografia.”, a pergunta é, os fabricantes fazem isso? Estão dispostos a gastar tempo e dinheiro fazendo isso,e fazendo de forma muito boa?

  • ricms

    O diferencial das câmeras nas Galáxias são sentidas principalmente a noite, devido a abertura maior da lente. Não gosto do modo automático, satura muito as cores e deixa uma percepção mais artificial da foto. E não se esqueçam que olhar uma foto em uma tela Amoled ela vai ficar muito mais bonita, devido a superioridade das telas dos Samsung. Tentem ver no mesmo dispositivo e verão que a diferença (em ambientes claros) não é tão grande assim. A camera do S8 é melhor em alguns pontos, mas pelo conjunto da obra continuo com o iPhone.

  • Maom

    Eu não manjo nada de fotografia pq desde o galaxy s4 em 2012 que eu tive, eu acho as fotos dos androids muito mais bonitas. Inclusive minha familia toda q usa iphone e sempre me falam em uma festa “tira a foto com o seu e manda no grupo q fica mais bonita”. Depois do s4 tive um xperia z1 um z3 e hj um s8, e desde 2012 escuto a mesma coisa de familiares e amigos. Penso q fotografia é igual arte. Enquanto vc ve um borrão num quadro e acha uma droga, vem um especialista e fala q a pintura é incrível, ja numa pintura ultra realista que vc vê e acha bonita feita por um cara qualquer sem nome, o especialista simplesmente a ignora.

    • Zalla

      eu estava no outback um dia desses, e na mesa pediram pro garçom tirar uma foto, uma menina sacou um Iphone 6 e já manda “comprei por causa da qualidade das fotos”, o garçom vai tira com flash e sem flash, eu e outra menina sem pretensão nenhuma, pedimos para tirar as fotos tb, quando chegaram as fotos no Zap Zap, imagina a pior foto de todas, a do Iphone, meu Note 4 e o S5 da menina tiraram fotos melhores, menos granuladas, enfim..bem melhores

      • Fabio Kuwahara

        Whatsapp compacta as imagens que envia, então tecnicamente comprar um telefone só por que tem “mais qualidade de fotos” para no fim compartilhar em WhatsApp/Instagram/Facebook é um belo trabalho do campo de distorção da realidade.

  • Math Mag

    Ta meio “batalha de time” isso aqui.

    Se o cara manja de fotografia (DSLR, diafragma, abertura, lente, etc) e diz que acha melhor é a opinião de alguém que entende e pronto. Ele ta dando opinião de especialista.

    Isso não quer dizer que pro dia a dia ou para necessidades diferentes de fotografia faça tanta diferença.

    Se eu não sou fotógrafo e a camera do meu satisfaz é isso e acabou.

    Agora, não vamos invalidar a opinião do cara só porque “você falou mal do smartphone que eu gosto/posso ter”

    • Zalla

      tá nada, a afirmação de quem tem um android está 4 anos atrasado é desprovida de qualquer embasamento, e sim alimentada por preconceito puro…isso é a verdade…
      Hoje em dia a Apple já não é a dona do celular que tira a melhor foto, ela já perdeu esse posto para os antigos nokia com windows

  • Claudio Torres

    No Brasil essa discussão faz menos sentido ainda. Um S7 já pode ser visto por R$ 1.600,00 enquanto o iPhone 7 Plus custa R$ 3.500,00. Gostava muito de ter iPhones mas não acho razoável pagar 2 mil a mais por algumas pequenas vantagens.

    • Rafael Rodrigues

      Segura o like, fera!

  • Olha, eu até acharia essa afirmativa desse ex-VP se eu não tivesse conhecido om Zenphone 3. Sei que não é o android em si, que tem modificações no software da própria Asus, mas as possibilidades da câmera do Zenphone e o software combinados são excelentes. Até hoje não vi um melhor (A não ser o Zenphone 3 zoom).

  • Rin Tezuka

    Se você se importa com fotografia compre uma câmera, a maçã não tem mais nada pra mostrar, quer atacar o concorrente pelo menos aponte pra algo diretamente ligado ao produto

    • Zalla

      o cara é recalcado, foi mandado embora e agora tem raiva de tudo que cheira a Google

  • major505

    Isso é um problema sério no android mesmo. A desconexão entre hardware e software. Bati em uma barreira como essas a um tempo no trabalho. Precisava gravar áudio com delay abaixo de 15 ms mas só os telefones mais novos fazem isso.
    E é uma gambiarra, tendo que chamar api em C do java que por si só é uma mega gambiarra pensada de ultima hora.

    No IOs o suporte vem desde muito tempo.

    Agora quando se trata de fotos, de todos os telefones que tive até hoje o que melhor batia foto foi meu Lumia 930 (descance em paz). O nivel de detalhe, e até fotos com pouca luz que ele batia era muito bom.

    • Zalla

      isso a Apple sempre foi superior, exatamente por ser tudo do mesmo dono…musicos preferem Apple nesse sentido e estão certos

  • Juaum

    “Claro, tal recurso está presente em qualquer DSLR que se preze mas como a Apple é “inovadora”, ela chamou o recurso “revolucionário” e “exclusivo” de Modo Retrato.”
    Como sempre né!?

  • OverlordBR

    Traduzindo: por ter que lidar com uma penca de fabricantes, o Android acaba fazendo uma média e ferra quem tem hardware mais atual e poderoso.

  • jairo

    Comentário de um ex colaborador que levou um pé na bunda é irrelevante

  • Othermind

    “The end of the DSLR for most people has already arrived.”

    Pro comediante falar isso da pra ver que ele entende bem do que esta falando…

    • Daniel Tiecher

      Mas é verdade, a maioria das pessoas usam uma DSLR como câmera point-and-shoot, e pra esses cenários, os aparelhos estão cada vez mais espertos e otimizam cada vez mais as fotos capturadas no estilo “bateu, salvou”. Obviamente que quem entende de fotografia ainda não troca sua DSLR e suas lentes por nenhum aparelho, porém esse pessoal que compra DSLR sem saber como usar, com o único propósito de tirar fotos melhores, realmente se sairiam melhor com um celular top de linha.

      • Othermind

        Duvido que muita gente compre DSLR como point-and-shoot… Mesmo as de entrada custam uma boa grana… Os leigos compram essas que imitam o formato de uma dslr e que na propaganda levam o titulo de “profissional”… tipo nikon p900…

  • Vagner Da Silva

    Estranho ele citar o software de câmera como exemplo, pois justamente essa é parte em que os fabricantes regulam a mixaria escondendo funções dos apps de terceiros… vide Sony.

  • Djjad

    O cara ainda se justifica ao comparar as ferramentas de câmera, e não só o hardware em si.

    Claro que os S7/S8, entre outros telefones, tem câmeras melhores, mas o software da Samsung é cheio de coisas inúteis, e tampouco o do Google é alinhado ao que o hardware seria capaz de entregar, logo a dos iPhone, principalmente 7+, entregam um resultado melhor na mão do usuário comum, por este conjunto de fatores.

    Mesmo o modo Retrato do 7+ contém artefatos nas bordas, pois várias pessoas que conheço não sabem utilizá-lo direito. Ou seja, no fim, a guerra pela qualidade vai pesar principalmente no lado que for mais fácil de utilizar.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Só que o joinha se esquece que se não fosse android teríamos 380milhões de smartphones cada um com seu sistema operacional e mais ou menos o mesmo tanto de lojinhas. E se esquece que se todo mundo seguisse a apple o IOS ia ter o mesmo exato problema do android… ou melhor, IA SER MUITO PIOR QUE ANDROID pois apple não é lá grande merda como desenvolvedora.

  • Ariel Souza Rossi

    Resumo da matéria: mimimimimimi fui mandado embora do google, agora bem do concorrente e mal do android.

  • Ou isso é dor de cotovelo? Ou é vontade de mimizar e conseguir likes com o flame war e atrair trolls?
    Usar a câmera para queimar o Android, só o fez perder sua credibilidade. Um cara deses não tem competência para trabalhar em nenhuma empresa.

  • Adalio Siqueira

    O que essa frase quer dizer? – “suporte a um sem número de modelos de dispositivos” sem? Sem? SEM?

    • Microamp

      Está certo, significa dizer que são tantos modelos que é impossível precisar. Não há dado exato para ser declarado, não há número, portanto SEM número.

    • Pazoca

      É uma expressão, o mesmo que “inúmeros dispositivos” 🙂

    • Rodolfo Spuldaro Tanno

      Usar o google tradutor dá nisso…

  • José Carvalho

    Desde que ele está FORA do Google, nada mudou!! Quanto tempo? Quase 10 anos… 2010 foi ontem! E claro quem quer ter boas fotos de comida, gatos ou uma galinha (vide excelente comentário do Zanac_Compile) PRECISA DE UM IPHONE, senão vai morrer e perder seguidores no Insta… Já se sabe pq ele é EX VP das coisas lá

  • William Alves da Silva

    O cara dizer que o Android é limitante? sendo que vários fabricantes possuem a sua versão modificada dele..é um baita contrassenso, a Apple possui um sistema fechado com hardware dedicado o que torna tudo mais fácil pra ela, por isso admiro o Google, se o Android não existisse o smartphone nunca ficaria popular mundialmente, pra mim quem gosta de iOS é preguiçoso e quer um sistema que te entregue o básico pra não ter o trabalho de pesquisa, por isso a Apple tem tantos fãs..

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis