Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Grandes Fotógrafos: Marc Ferrez

Grandes Fotógrafos: Marc Ferrez

14 anos e meio atrás

Como iniciado no mês passado, cada último domingo de cada mês vamos lembrar aqui o trabalho de um grande fotógrafo. O primeiro a ser lembrado foi o grande fotojornalista Robert Capa. Hoje vamos falar de um fotógrafo Brasileiro que teve o Rio de Janeiro como local de trabalho e principal objeto fotográfico. Marc Ferrez nasceu em 7 de dezembro de 1843 e faleceu em 12 de janeiro de 1923. Ele teve a sorte de se tornar fotógrafo em um ótimo momento no Brasil. O imperador D. Pedro II era um grande entusiasta da arte fotográfica e todos do império acabaram adotando esse gosto do imperador. Ateliês fotográficos abundaram no Rio de Janeiro e a principal atividade dos fotógrafos profissionais era a produção de retratos familiares. Cabe lembrar que a fotografia não era uma atividade acessível tecnicamente e nem barata. Então todos dependiam dos serviços dos profissionais.

Marc Ferrez aprendeu os segredos da arte fotográfica com o alemão Franz Keller e aos 21 anos abriu seu estúdio, o Marc Ferrez & Cia. Embora a maior renda da empresa viesse dos retratos familiares, Marc Ferrez era apaixonado por fazer fotos das paisagens da cidade. São dele as principais imagens da floresta da Tijuca, da praia de Botafogo, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da ilha das Cobras que temos desse período. O que mais impressiona é o equipamento desenvolvido por ele para realizar as fotos panorâmicas. Naquela época eram usadas chapas coloidais de vidro para se fotografar. Ferrez construiu uma câmera panorâmica que se utilizavam das maiores chapas coloidais do mundo com 40x120cm. Cada chapa pesava 8Kg e a câmera pesava 110Kg.

Porém, o principal diferencial de Ferrez em relação aos outros fotógrafos do império foi sempre estar atualizado com as principais evoluções tecnológicas da fotografia. Ele foi o primeiro a se utilizar das chapas secas desenvolvidas pelos irmãos Lumière e o flash de magnésio. Participou de diversas exposições pelo mundo e ganhou a medalha de ouro na Filadélfia (1876) e na França (1878). No Brasil foi ordenado Cavaleiro da Ordem da Rosa e foi o único fotógrafo do Brasil a receber o título de Photographo da Marinha Imperial.

Veja abaixo um pouco do trabalho de Marc Ferrez.

marc ferrez (1)

marc ferrez (2)

marc ferrez (3)

marc ferrez (4)

marc ferrez (5)

relacionados


Comentários