Meio Bit » Arquivo » Games » O código fonte do Icewind Dale II? Sumiu!

O código fonte do Icewind Dale II? Sumiu!

Se você tinha esperança de ver uma remasterização do Icewind Dale II, saiba que o código fonte do jogo desapareceu e que por isso dificilmente o veremos ser relançado.

7 anos atrás

Apesar de não ser uma empresa muito conhecida pelos gamers, a Beamdog tem feito um excelente trabalho de resgatar alguns dos maiores clássicos da indústria. Desde 2012 a editora canadense tem se dedicado a remasterizar jogos, principalmente alguns dos melhores RPGs já produzidos e graças a isso hoje temos acesso a versões melhoradas de títulos como Baldur's Gate e Planescape: Torment e Icewind Dale.

Pois foi sobre a continuação deste último que falou recentemente Trent Oster, quando o cofundador da empresa jogou uma enorme dúvida sobre a possibilidade de um dia vermos o lançamento de um Icewind Dale II: Enhanced Edition.

“Procuramos todos os arquivos a que temos acesso, incluindo todos os dados entregues à Wizards of the Coast pela Atari e não existe o código fonte do Icewind Dale II. Fomos aos nossos amigos da Obsidian, já que muitos deles eram da equipe de desenvolvimento por trás do Icewind Dale II e eles não possuem o código fonte. Estamos parados no projeto sem o código fonte e não podemos prosseguir até o encontrarmos.”

Segundo Oster, o Icewind Dale II foi desenvolvido pela Interplay usando uma versão modificada da Infinity Engine e com o passar dos anos a licença Dungeons & Dragons mudou vários vezes de mão, saindo da própria Interplay, passando pela Atari e parando na Wizards of the Coast. Então, neste processo de transferência entre os detentores dos direitos o código acabou se perdendo.

Ainda de acordo com o executivo, seria muito caro fazer uma engenharia reversa no jogo para tentar resgatá-lo, com a Beamdog preferindo se dedicar a outros projetos até que a situação mude (leia-se, o código seja encontrado em algum lugar).

Esse caso ajuda a reforçar um comentário recente feito por Dylan Cuthbert, um dos profissionais que trabalhou na criação do Star Fox 2 e que se disse muito surpreso com o fato da Nintendo ainda ter os códigos do jogo. É claro que por se tratar de apenas uma empresa envolvida, a coisa fica muito mais fácil, mas ainda assim é algo a ser elogiado.

Quanto ao Icewind Dale II, pelo menos ainda temos a opção de comprar o original no GOG e como existem muitos mods que o tornam bem melhor, a falta de uma remasterização não chega a ser tão sentida.

Fonte: Kotaku.

relacionados


Comentários