O código fonte do Icewind Dale II? Sumiu!

Apesar de não ser uma empresa muito conhecida pelos gamers, a Beamdog tem feito um excelente trabalho de resgatar alguns dos maiores clássicos da indústria. Desde 2012 a editora canadense tem se dedicado a remasterizar jogos, principalmente alguns dos melhores RPGs já produzidos e graças a isso hoje temos acesso a versões melhoradas de títulos como Baldur’s Gate e Planescape: Torment e Icewind Dale.

Pois foi sobre a continuação deste último que falou recentemente Trent Oster, quando o cofundador da empresa jogou uma enorme dúvida sobre a possibilidade de um dia vermos o lançamento de um Icewind Dale II: Enhanced Edition.

“Procuramos todos os arquivos a que temos acesso, incluindo todos os dados entregues à Wizards of the Coast pela Atari e não existe o código fonte do Icewind Dale II. Fomos aos nossos amigos da Obsidian, já que muitos deles eram da equipe de desenvolvimento por trás do Icewind Dale II e eles não possuem o código fonte. Estamos parados no projeto sem o código fonte e não podemos prosseguir até o encontrarmos.”

Segundo Oster, o Icewind Dale II foi desenvolvido pela Interplay usando uma versão modificada da Infinity Engine e com o passar dos anos a licença Dungeons & Dragons mudou vários vezes de mão, saindo da própria Interplay, passando pela Atari e parando na Wizards of the Coast. Então, neste processo de transferência entre os detentores dos direitos o código acabou se perdendo.

Ainda de acordo com o executivo, seria muito caro fazer uma engenharia reversa no jogo para tentar resgatá-lo, com a Beamdog preferindo se dedicar a outros projetos até que a situação mude (leia-se, o código seja encontrado em algum lugar).

Esse caso ajuda a reforçar um comentário recente feito por Dylan Cuthbert, um dos profissionais que trabalhou na criação do Star Fox 2 e que se disse muito surpreso com o fato da Nintendo ainda ter os códigos do jogo. É claro que por se tratar de apenas uma empresa envolvida, a coisa fica muito mais fácil, mas ainda assim é algo a ser elogiado.

Quanto ao Icewind Dale II, pelo menos ainda temos a opção de comprar o original no GOG e como existem muitos mods que o tornam bem melhor, a falta de uma remasterização não chega a ser tão sentida.

Fonte: Kotaku.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • jgwasner

    Para mim, o maior benefício das Enhanced Editions da Beamdog é poder jogar esses clássicos em um tablet, como o iPad, por exemplo. Ótimo poder usufruir deles em uma viagem ou simplesmente numa poltrona confortável na sala. Sem falar que os gráficos desses jogos ficam muito bons na tela menor dos tablets. Por isso, queria MUITO que IWD2 fosse portado também, mas, pelo visto, dificilmente isso irá ocorrer agora.

    • gbitte

      Como ficou a jogabilidade?

      • jgwasner

        Praticamente idêntica. Quem já jogou antes não vai estranhar quase nada.

  • Felipe Braz

    Só backup salva

  • Yskar

    Por essas coisas dá pra ver como o GIT é uma invenção importante!

  • Pingback: O código fonte do Icewind Dale II? Sumiu! | Notícias Legais()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis