Paralenz — câmera de ação para mergulhadores

paralenz_01

Quando falamos em câmeras de ação acho que todo mundo lembra da GoPro. O mundo possui diferentes marcas e modelos de câmeras de ação, mas a GoPro dominou o mercado utilizando uma tática muito simples. Ela serve para quase tudo. Porém, como todo equipamento que serve para quase tudo ele não serve especificamente para quase nada. Ou seja, um bom quebra galho.

Umas das deficiências da GoPro, que é a filmagem submarina, promete ser corrigida pelo Paralenz. O aparelho é produzido por uma startup dinamarquesa com o mesmo nome do equipamento. Eles estão se gabando de terem criado a primeira câmera de ação com o único objetivo de fazer filmagens e fotos específicas para mergulhadores.

Segundo a empresa, quando você mergulha com uma GoPro é necessário aplicar filtros e edições nas fotos e gravações. Debaixo da água, e quanto mais profundo, o comprimento de cores vai se perdendo e é necessário aplicar um filtro vermelho na câmera para que as imagens fiquem um pouco mais perto do real. A Paralenz faz tudo isso internamente e automaticamente, inclusive com um sensor de pressão para determinar a profundidade e aplicar correções na qualidade da imagem.

paralenz_02

Outra vantagem em relação aos concorrentes é que a Paralenz aguenta mergulhar a até 200 m. A GoPro chega a 40 m. A duração da bateria também é uma coisa que ganha dos concorrentes. O equipamento faz fotos em 8 megapixels e pode gravar em Full HD com 30 frames por segundo durante 3,5 horas ou em 4K por 2 horas e 15 minutos. Fechando o pacote de vantagens o equipamento tem total compatibilidade com um app que organiza as fotos e vídeos levando em conta o percurso que você realizou e as profundidades que você mergulhou. Segundo a empresa a única limitação do equipamento é, na realidade, a habilidade do mergulhador para a atividade.

paralenz_03

O equipamento já está a venda no site da empresa (me assustei em não ser uma campanha de financiamento coletivo) e o valor do brinquedo é de US$ 728,00. Sabemos que tecnologia não custa barato e o equipamento parece ser de boa qualidade e muito útil para mergulhadores profissionais. As possibilidades de uso são diversas.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Alvaro Carneiro

    – “me assustei em não ser uma campanha de financiamento coletivo”

    O que me assusta é quando há uma campanha de financiamento coletivo. Quantos já não se lascaram.

  • Alf

    Caros colegas que entendem de fotografia e filmagem, podem dar uma ajuda ?
    Quero adquirir uma câmera/filmadora, básica, provavelmente usada, somente para filmar alguns shows que irei este ano.
    Indicam algum equipamento com bom custo beneficio ?

    • grande_dino_2

      Eu não entendo muito desse mundo de filmagem então posso estar falando bobeira, mas acho que uma action cam chinesa pode ser interessante pra você.

      Elas são consideravelmente baratas (aconselho dar uma olhada na Firefly 7s que está na casa dos US$70), são pequenas e, dependendo do modelo, conseguem gravar até em 4k (mas cheque se é 4k reais ou se é só 2k com upscale).

      Como são actio cams, elas aguentam uma boa porrada, podem ser acopladas em um monte de lugar (tem strap pra peito, pra cabeça, pro ombro, pro pulso, se bobear tem até pro bilau) e gravam direto no microSD (alguns de até 128gb).

      Tem uns modelos que tem um ângulo menor, evitando o efeito fisheye (o Firefly 7s tem a opção de tirar o fisheye via software em tempo real, o que é ótimo) e a maioria deles tem estabilizador de imagem durante a gravação (que não faz milagres, mas ajuda bastante).

      Os dois únicos porém são a bateria (que acho que duram não mais do que uma hora e meia) e a qualidade da gravação em locais com pouca iluminação.

      • Não cara, é algo MUITO diferente….

        Action cams não têm a sensibilidade necessária pra gravar no escuro, pois gera-se muito ruído, fora o áudio que é pavoroso….

        Não vou nem comparar em termos de qualidade de lente, que a mais porqueira já permite uma maior qualidade na imagem também, mas teria de ser preferencialmente uma lente bem clara (uma básica de 2.8 steps já ajuda).

        Fora a velocidade do cartão/tipo de gravação… um 4k não requer qualquer cartãozinho…

        É interessante alguma Canon, nem que antiga (ai meus clicks) com uma lente 18mm 2.8, que resolve… só tem de pesquisar quais câmeras podem gravar continuamente (por causa da temperatura do sensor ou daquela lei européia idiota pra “separar o que é vídeo e o que é foto”).

        • Alf

          Epic Mac Fadden – ODZ
          Tenho um cartãozinho classe 10 de 32 Gb aqui prontinho para a camera rs
          Mas como busco algo básico, dificilmente filmará em FHD, quiçá 4K rs
          Vou catar alguma aqui. Uma duvida de quem nunca teve camera digital, pilha melhor que bateria ?

          • Gilson Lorenti Fotografia

            Vc pode comprar uma DSLR de entrada, como a Nikon 5200 ou T6i da Canon. Filmagem em Full HD. E o povo aqui da cidade usa muito a sigma 17-50 f/2,8 para filmagem. Agora, se quer em 4K a brincadeira começa a ficar cara.

          • Se ele quiser uma usada e “nova”, acho que a T5i resolve bem…. só ter sorte do sensor estar bom ainda…. mas creio que as Alpha da Sony também resolva o problema…. mas como quer gravar show um H1 da Zoom também é uma boa…

            …depois, se gostar da coisa, será um pacto com o cartão de crédito….

          • Gilson Lorenti Fotografia

            as compactas ultrazoom da canon que filmam em Full HD não possuem aquela limitação de tempo do vídeo. e fazem um trabalho bem interessante.

          • Ouvi falar que as Lumix também dão conta do recado no escuro, confere?

          • Alf

            A ideia é no maximo uma superzoom mesmo, DSLR sai muito do orçamento, sem contar que é só para filmagem em shows, imagina tomar um porradão na lente rsrs
            Boa filmagem com pouca luz e resolução HD já resolve meu problema, mas obrigado pelas dicas, Mac Fadden e Gilson.
            Tô catando na OLX mas tá foda, os caras não põe modelo dos equipamentos

          • doorspaulo

            O melhor seria uma DSLR mesmo, pelo tamanho do sensor. Quanto maior o sensor, menos ruído uma imagem apresenta.

            Recomendo nem que for uma T2i, que acha usada por um bom preço, e uma lente clara (aí fica a teu gosto).
            Coloca o Magic Lantern nela, um microfone externo e pronto, vira uma baita filmadora sem gastar os tubos.

            Abaixo disso, não vai ter lá muita diferença entre uma compacta/super zoom e algum celular top.

          • Alf

            Dei uma pesquisada nela e estão cobrando absurdos +1500, sendo que por 1800 consigo uma T5. Tá complicado viu rs

          • doorspaulo

            Recomendo ver os classificados de fóruns como Hardmob e Adrenaline, sempre tem bons itens por preços realistas, além de ficar de olho nas OLX da vida.

            Quando quero comprar algo, faço isso. Peguei uma T3i com a lente do kit, uma 55-250 + tripé por 1200 conto.

            []s

          • Tem o “grip”, com bateria e com pilha… como um extensor pra energia….

            https://uploads.disquscdn.com/images/96c6f14e239788b45126e4c4f7ccee07a50c8483697785433a82f404bc6bf9d2.gif

  • Urso Azul

    Parece um bom produto.
    Não gosto de tirar fotos e nunca mergulhei na vida, ainda quero ter.

  • SacoCheio

    A duração da bateria também é uma coisa que ganha dos concorrentes. O equipamento faz fotos em 8 megapixels e pode gravar em Full HD com 30 frames por segundo durante 3,5 horas ou em 4K por 2 horas e 15 minutos.

    Duração excelente! Mas o cilindro não tem ar pra tanto tempo. Se ficar lá embaixo filmando direto durante todo esse tempo, pode combinar com alguém da equipe pra buscar seu corpo – ou não, de repente só a filmagem interessa rsrs

  • Pingback: Paralenz – câmera de ação para mergulhadores | Notícias Legais()

  • Anderson Pontes

    Já já aparece um chinês copiando por 1/3 do preço.

  • SNU-SNU

    Como editar fotos da gopro feitas embaixo da água. Baita dica de matéria/video.

  • Pingback: Paralenz — câmera de ação para mergulhadores | Notícias Legais()

  • Marcio Ferreira

    Gilson, eu sempre fui fã do seu português, e por isso “Sabemos que tecnologia não custa barato…” doeu um pouquinho.

  • Cacio Frigerio

    Eu quero! mas o preço… =(

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis