Nintendo Switch, um desconhecido entre os não-jogadores

Nas últimas gerações a Nintendo passou a se orgulhar por produzir aparelhos e jogos com forte apelo a quem não costuma jogar videogame. Quando o Switch foi revelado ao mundo, uma propaganda mostrava algo que poderia ser aproveitado até mesmo numa festa, onde invariavelmente encontraríamos pessoas que não são o que chamamos de gamers e ali ficava claro que o plano de expandir o público alvo continuava.

Porém, passado o impacto inicial do lançamento e os meses de divulgação que a BigN fez, será que o seu novo console conseguiu chamar a atenção dos não-jogadores? Pois de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Nielsen, a resposta é um sonoro não. Ao divulgar seu tradicional relatório anual onde realizam uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores norte-americanos, a companhia revelou que por enquanto apenas 7% dos entrevistados que não podem ser considerados gamers disseram ter ouvido falar no Switch.

A princípio tal pergunta pode parecer um tanto injusta, afinal estamos falando de pessoas que não estão familiarizadas com o meio, mas ao olharmos para o gráfico abaixo, notamos que quando se trata do PlayStation 4, mais da metade dos entrevistados disseram conhecer o console, com o número sendo um pouco menor quando se trata do Xbox One.

Mesmo assim, precisamos levar em consideração o período em que a pesquisa foi feita, já que na época o Switch ainda não havia sido lançado. Sendo assim, é de imaginarmos que o aparelho ganhará cada vez mais popularidade com o passar do tempo e não estranharei se, depois do ótimo boca-a-boca que tem acontecido, no ano que vem a quantidade de pessoas que o conhecerem for quatro ou cinco vezes maior.

Também pode estar pesando contra o Switch a falta de jogos voltados para um público mais casual, algo que por exemplo o Wii recebeu desde o início e que graças a novidade dos seus controles com sensores e movimento, fez com que a grande mídia vivesse falando daquele console.

Em todo caso, eu tenho visto tantas pessoas declarando satisfação por terem adquirido um Switch, que sou capaz de afirmar que não existe a menor possibilidade do aparelho ser um fracasso tão grande quanto o que vimos acontecer com o Wii U. Mas sejamos francos, essa é uma previsão tão fácil de acertar, que no futuro você nem precisa vir me parabenizar por tê-la feito.

Fonte: GoNintendo.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples